Filtros

Categorias

Artigos Biblioteca Cartas de amor Clipping Coluna Alessandro Soares Coluna Conrado Paulino Coluna Elcylene Leocádio Coluna Gilson Antunes Coluna Ivan Paschoito Coluna Jorge Carvalho de Mello Concurso Novas Concursos Coronavírus Cursos, workshops e palestras Discos Entrevistas Exposição Festivais Lançamentos Lives de Violão Shows Festival de Teresina

Tags

Eduardo Gutterres Abel Carlevaro Adailson Araújo Afonso Celso Aggeo Pio Simões Alane Miranda Alberto Silveira Alencar Sete Cordas Alessandro Penezzi Alessandro Pereira Alessandro Soares Alexandre Azevedo Alexandre Lunsqui Alexandre Ribeiro Alexandre Sapienza Alfredo Medeiros Aluísio Coelho Álvaro Henrique Amadeu Rosa Amanda Carpenedo Américo Jacomino (Canhoto) Ana Giollo Anderson Chizzolini André Campos André Espíndola André Marcílio André Siqueira Andrea Perrone Anna Leone Antonio Loureiro Antonio Manzione Antonio Rago Antônio Tessarin Armando Neves Armildo Uzeda Artemiro Ponte e Souza (Bem-Bem) Arthur Bosmans Ary Barroso Attilio Bernardini Aulus Rodrigues Baden Powell Badi Assad Bosco Oliveira Bozó 7 Cordas Brasil Guitar Duo Breno Chaves Bruno Madeira Bruno Marinheiro Bruno Soares Cainã Cavalcante Caio Cezar Caio Jardini Camerata de Cordas Dedilhadas do SESC Lageado Camerata de Violões da Escola Municipal Nagen Jorge Saad Camilla Silva Camilo Carrara Candido Serra Carlinhos 7 Cordas Carlos Alberto Pinto Fonseca Carlos Badia Carlos Barbosa Lima Carlos Chaves Carlos Walter Catulo da Paixão Cearense Celso Faria Celso Machado Chico Buarque Chico Saraiva Chiquinha Gonzaga Chiquito Braga Choro Chrystian Dozza Cíntia Ferrero Cledinaldo Júnior Conceição Dias Conrado Paulino Cristina Azuma Cristóvão Bastos Cyro Delvizio Dagma Eid Dagoberto Linhares Daniel Marques Daniel Murray Daniel Wolff Del Vecchio Denise de Miranda Di Giorgio Diego Lima Diego Salvetti Dinho Nogueira Dinho Oliveira Diogo Vieira Djavan Domingos Teixeira Douglas Lora Duo Abreu Duo Assad Duo Barbieri-Schneiter Duo Ericsson Castro e Andrea Paz Duo ReisBarbeitas Duo Ricardo Henrique e Helder Pinheiro Duo Rubem França e Renan Melo Duo Siqueira Lima Duo Vincens-Maciel Duofel Edelton Gloeden Ederaldo Sueiro Edson Lopes Eduardo Barreto Eduardo Gatto Eduardo Meirinhos Eduardo Pinheiro Elodie Bouny Ernani de Figueiredo Estércio Cunha Eugênio Victor Folmann Ezequias Lira Fabiano Borges Fabio Adour Fabio Bartoloni Fábio Scarduelli Fábio Zanon Fabrício Ferreira Fabrício Ferreira Félix Junior Fernando Araújo Fernando César Fernando Graciola Fernando Hidalgo Fernando Llanos Fernando Melo Filipe Gonçalves Filipe Marllon Flávia Domingues Alves Flávia Prando Flavio Apro Francis Hime Francisco Araújo Francisco Mário Francisco Mignone Fred Andrade Fred Schneiter Gabriel Ribeiro Gabriel Selvage Gabriele Leite Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) Geraldo Ribeiro Geraldo Vespar Geraldo Vianna Giacomo Bartoloni Gian Correa Giannini Gilberto Stefan Gilson Antunes Gilvan de Oliveira Gingadinho Trio Gisela Nogueira Grupo Experimental de Repertório Guanduo Guerra-Peixe Guilherme Calzavara Guilherme Lamas Guilherme Sparrapan Guilherme Vincens Guinga Gustavo Costa Helder Veiga Heloiza Cristina Henrique Annes Henrique Cazes Henrique Pinto Huayma Tulian Humberto Amorim Ian Faquini Iroko Trio Isabel Luiza Isaías Sávio Ivan Paschoito Jaime Ernest Dias Jardel Tartari Jean Gomes Jefferson Motta Jéfrey Andrade Jefrey Andrade João Camarero João Gilberto João Kouyoumdjian João Luiz João Lyra João Pernambuco João Raone Jonathan Gonçalves Jorge Bonfá Jorge Continentino Jorge Mello José Barrense-Dias Jose Carrión José Ferreira José Lucena Josiane Gonçalves Josué Costa Juarez Moreira Juliana Oliveira Juliano Camara Julio Lemos Kauê Marques Ledice Fernandes Leo Brouwer Leo Eymard Leonardo Amorim Lina Pires de Campos Lucas de Campos Lucas Felix Lucas Félix Lucas Vieira Lucas Volpatto Lucena Vaz Lúcia Teixeira Luciano Camara Luciano Cesar Morais Luciano Lima Luciano Morais Luis Carlos Barbieri Luís Carlos Barbieri Luis Leite Luiz Bueno Luiz Cláudio Ribas Luiz Otávio Braga Luizinho 7 Cordas Lula Galvão Maithan Knabach Manuel São Marcos Maogani Mara do Nascimento Marcello Gonçalves Marcelo Azevedo Marcelo Fernandes Marcelo Kayath Márcia Taborda Marco César Marco Lima Marco Pereira Marcos Araújo Marcos Pablo Dalmacio Marcus Llerena Marcus Tardelli Marcus Toscano Maria Haro Mario da Silva Mario Sales Mario Ulloa Maurício Carrilho Maurício Gomes Maurício Marques Max Riccio Mayara Amaral Mestre Martinho Michi Ruzitschka Milton Nascimento Mostra Fred Schneiter Mozart Bicalho Nair de Teffé Neil Yonamine Nelson Veras Nenéu Liberalquino Nicanor Teixeira Nicolas de Souza Barros Nicolas Porto Silva Nilson Matta Nonato Luiz Octávio Deluchi Orquestra de Violões de Campo Grande Ozanan de Oliveira Costa Pablo Villafuerte Paola Picherzky Paraguassu Paul Galbraith Paula Borgui Paulinho Nogueira Paulo André Tavares Paulo Aragão Paulo Bellinati Paulo Martelli Paulo Pedrassoli Paulo Porto Alegre Paulo Rios Filho PaVio - Paraíba Violões Pedro Aguiar Pedro Franco Pedro Lima Pieter Rahmeier Quarteto Abayomi Quarteto Corda Nova Quarteto Rosa dos Ventos Radamés Gnattali Rafael Altro Rafael Cortez Rafael Marino Arcaro Rafael Milhomem Rafael Rafles Rafael Salgado Raimundo Canela Raphael Rabello Ravi Cordeiro Renan Melo Renata Montanari Ricardo Dias Ricardo Giufrida Ricardo Marui Ricardo Pauletti Ricardo Vieira Roberta Gomes Rodolfo Mantovani Rogério Borda Rogério Caetano Rubem França Rui Saleme Salomão Habib Sandra Alfonso Sergio Assad Sidney Molina Silvana Scarinci Silvia Ocougne Silvio Carlos Swami Jr Tabajara Belo Tasto Guitar Trio TESTE Thaís Nascimento Théo de Barros Thiago Abdalla Thiago Colombo de Freitas Thiago Leite Thomas Incao Tó Teixeira Tom Jobim Toninho Ramos Tony Bello Trio de Violões de Sergipe Trio Elipsoidal Trio In Uno Trio Madeira Brasil Trio Opus 12 Turíbio Santos Ulisses Rocha Valdir Silva Valmyr de Oliveira Valter Silva Vicente Paschoal Victor Ribeiro Victor Vale Villa-Lobos Vinícius Hipólito Vinícius Sarmento Wagner Tiburtino Walder Fernandes Dutra Wesley Vasconcelos Yamandu Costa Yuri Marchese Zé Barbeiro Zé Paulo Becker

Chick Corea no Recife e as notinhas mimosas do violonista Fred Andrade

Postado em Cartas de amor em 13/02/2021 por Fred Andrade

Num belo dia no Recife fiquei sabendo que Chick Corea faria uma oficina no Conservatório Pernambucano de Música. Aquele cabra que eu, ainda gurizinho, vi tocar num festival que a extinta Rede Manchete transmitira: o Free Jazz Festival. Pra um camarada como eu, que vinha do rock e estava conhecendo as peças mais famosas do repertório de violão, era tudo o que faltava pra despirocar de vez a cabeça de um geminiano mais indeciso que menino pequeno em loja de brinquedo. 

+ leia o artigo completo
Tags: Fred Andrade

Espero que a morte de Isaías Sávio não seja duradoura, por Paulo Porto Alegre

Postado em Cartas de amor em 05/10/2020 por Paulo Porto Alegre

Em 1971, aos 18 anos, entrei na faculdade de engenharia e, seis meses depois, no dia 7 de agosto, tive a primeira aula com Isaías Sávio, meu primeiro professor de violão. Já em outubro, completamente encantado, queria largar engenharia e ser músico. Obviamente a família não deixou. Mas Sávio foi um pai para mim durante os quatro anos que estudei com ele. Uma pessoa que teve um carinho especial, que me tratava como filho, que sempre tinha todo tempo do mundo, todo interesse por mim.

+ leia o artigo completo

Isaías Savio: mestre encantador e apaixonado por violão, por Gisela Nogueira

Postado em Cartas de amor em 01/10/2020 por Gisela Nogueira

Quem conheceu Isaias Savio viveu uma experiência única na vida e guarda a memória de um homem encantador, generosíssimo e de bondade extrema. Sou testemunha disso, pois tinha 13 anos de idade quando comecei a estudar com ele e vivi histórias deliciosas. Eu estudava em um conservatório em São Paulo e as pessoas falavam muito dele, a exemplo da minha professora Maria Aparecida Santana, que havia estudado com ele, além de outras duas violonistas.

+ leia o artigo completo

Os 60 anos de Fred Schneiter e o violão de orelha de onça

Postado em Cartas de amor em 21/10/2019 por Marco Lima

A convite do Acervo, o violonista e professor carioca Marco Lima escreve sobre o compositor Fred Schneiter, que em outubro completaria 60 anos de idade. "Apesar de não ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente, o impacto de seu trabalho foi grande na minha formação. Seja pela influência que tenho da obra e as performances dele ou pela importância dos concursos e mostras em sua memória na minha carreira de músico."

+ leia o artigo completo

Sentimos muita saudade de você, Mayara Amaral

Postado em Cartas de amor em 30/07/2019 por Thaís Nascimento

Escrever esse texto em uma tarde fria e chuvosa de Porto Alegre me fez lembrar julho de 2017, dos dias calmos e ternos de um breve recesso na Serra Gaúcha, onde eu estudava violão, junto a pessoas queridas.  Naquele mês, alguns fatos me deixaram a sensação que ter quem amamos perto de nós é um privilégio, quando deveria ser um direito.

+ leia o artigo completo

Saí do Guri mas o Guri não saiu da minha vida

Postado em Cartas de amor em 05/04/2019 por Gabriele Leite

Eu iniciei meus estudos musicais no Projeto Guri por volta de 2005. O projeto era novo na cidade de Cerquilho e me deu a oportunidade de aprender violão. Após um tempo de idas e vindas de professores, conheci a educadora Josiane Gonçalves, professora de violão que havia chegado para ficar. Foi então que as coisas começaram a tomar corpo. Além de incentivar todos nós a estudar violão, ela percebeu o interesse especial de alguns alunos e começou a nos preparar para o “sonho de estudar no conservatório de Tatuí”. Em poucos meses de trabalho, uma boa notícia: alguns alunos que fizeram a prova haviam passado. Eu não tinha feito o exame, então resolvi me preparar e em questão de meses, também fui aprovada.

+ leia o artigo completo

A música peruana e o legado do violonista Raúl García Zárate - parte 2

Postado em Cartas de amor em 03/12/2018 por Fabiano Borges

Na sequência do artigo publicado em 16 de outubro aqui no Acervo, por ocasião do primeiro aniversário de morte do violonista Raúl García Zárate, trago agora algumas considerações sobre as peculiaridades da música peruana, a partir de minhas experiências como músico naquele país – onde visitei diversas vezes a partir de 2006.

+ leia o artigo completo

A música peruana e o legado do violonista Raúl García Zárate

Postado em Cartas de amor em 16/10/2018 por Fabiano Borges

No próximo dia 29 de outubro completa-se um ano da morte do violonista peruano Raúl García Zárate (1931-2017), aos 85 anos de idade, vítima de pneumonia. O fato foi noticiado pelos principais jornais do Peru, tendo recebido nota de pesar por parte das autoridades do governo peruano. Uma repercussão que dá a dimensão da grandeza do artista para a cultura do país vizinho.

+ leia o artigo completo

O fino do violão: 90 anos de Paulinho Nogueira

Postado em Cartas de amor em 06/11/2017 por Carlos Walter

Paulinho Nogueira é um melodista e harmonizador genial, um autêntico showman, sensível, repleto de carisma, balanço e técnica sui generis. Um mediador de universos culturais distintos, cuja obra deixou rastros expressivos na cena instrumental, no cancioneiro popular, na educação musical e na luteria pátrias. Particularizam a diversidade motora de sua estilizada tocabilidade, o timbre cristalino das polpas dos dedos com unhas curtas da mão destra e artifícios técnicos como chord melody, tapping, pedal tone, slide (arraste), pizzicato, campanella, rasgueo, tremolo, percussão no tampo, encordoamento híbrido (1ª corda de aço e demais de nylon)...

+ leia o artigo completo

Abismo de Rosas

Postado em Cartas de amor em 07/02/2017 por Marcela Rossetto

O ano era 1981, eu completava 11 anos (sim, tenho 46 anos) e meu presente de aniversário foi uma grande extravagância para os padrões familiares: um aparelho de som 3 em 1 da marca National. Para os adultos acima dos 35 anos isso significa alguma coisa. Para os abaixo dessa idade, sei que não faz o menor sentido. Então, vou explicar. Um aparelho de som 3 em 1 era um trambolho de um metro de altura, mais ou menos, que reunia rádio, toca-discos e toca-fitas. Tudo numa única peça e com duas enormes caixas de som anexas, também com cerca de um metro de altura cada uma. Hoje em dia é difícil acreditar que isso era bacana, mas, sim, isso já foi muito bacana e sonho de consumo de uma geração.

+ leia o artigo completo
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.