Filtros

Categorias

Artigos Biblioteca Cartas de amor Clipping Coluna Alessandro Soares Coluna Conrado Paulino Coluna Elcylene Leocádio Coluna Gilson Antunes Coluna Ivan Paschoito Coluna Jorge Carvalho de Mello Concurso Novas Concursos Coronavírus Cursos, palestras e seminários Discos Entrevistas Exposição Festivais Lançamentos Lives de Violão Shows Festival de Teresina

Tags

Abel Carlevaro Aggeo Pio Simões Alane Miranda Alberto Silveira Alencar Sete Cordas Alessandro Penezzi Alessandro Pereira Alessandro Soares Alexandre Azevedo Alexandre Lunsqui Alexandre Sapienza Alfredo Medeiros Aluísio Coelho Amadeu Rosa Amanda Carpenedo Américo Jacomino (Canhoto) Ana Giollo Anderson Chizzolini André Campos André Espíndola André Marcílio André Siqueira Andrea Perrone Antonio Loureiro Antonio Rago Antônio Tessarin Armando Neves Armildo Uzeda Artemiro Ponte e Souza (Bem-Bem) Arthur Bosmans Ary Barroso Attilio Bernardini Aulus Rodrigues Baden Powell Badi Assad Bosco Oliveira Bozó 7 Cordas Brasil Guitar Duo Breno Chaves Cainã Cavalcante Caio Cezar Caio Jardini Camerata de Cordas Dedilhadas do SESC Lageado Camerata de Violões da Escola Municipal Nagen Jorge Saad Camilo Carrara Candido Serra Carlinhos 7 Cordas Carlos Alberto Pinto Fonseca Carlos Badia Carlos Chaves Carlos Walter Catulo da Paixão Cearense Celso Faria Chico Buarque Chico Saraiva Chiquinha Gonzaga Chiquito Braga Choro Chrystian Dozza Conceição Dias Conrado Paulino Cristóvão Bastos Cyro Delvizio Daniel Marques Daniel Murray Daniel Wolff Del Vecchio Denise de Miranda Di Giorgio Diego Lima Diego Salvetti Dinho Nogueira Dinho Oliveira Diogo Vieira Djavan Douglas Lora Duo Abreu Duo Assad Duo Barbieri-Schneiter Duo Ericsson Castro e Andrea Paz Duo ReisBarbeitas Duo Ricardo Henrique e Helder Pinheiro Duo Rubem França e Renan Melo Duo Siqueira Lima Duo Vincens-Maciel Duofel Edelton Gloeden Edson Lopes Eduardo Barreto Eduardo Gatto Eduardo Meirinhos Eduardo Pinheiro Elodie Bouny Ernani de Figueiredo Estércio Cunha Eugênio Victor Folmann Ezequias Lira Fabiano Borges Fabio Adour Fabio Bartoloni Fábio Zanon Fabrício Ferreira Fabrício Ferreira Félix Junior Fernando Araújo Fernando César Fernando Graciola Fernando Hidalgo Fernando Llanos Fernando Melo Filipe Gonçalves Filipe Marllon Flávia Domingues Alves Flávia Prando Flavio Apro Francisco Araújo Francisco Mário Francisco Mignone Fred Schneiter Gabriel Selvage Gabriele Leite Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) Geraldo Ribeiro Geraldo Vespar Giacomo Bartoloni Gian Correa Giannini Gilberto Stefan Gilson Antunes Gilvan de Oliveira Gingadinho Trio Gisela Nogueira Grupo Experimental de Repertório Guanduo Guerra-Peixe Guilherme Calzavara Guilherme Sparrapan Guilherme Vincens Guinga Helder Veiga Heloiza Cristina Henrique Cazes Huayma Tulian Humberto Amorim Ian Faquini Iroko Trio Isabel Luiza Ivan Paschoito Jaime Ernest Dias Jardel Tartari Jean Gomes Jéfrey Andrade Jefrey Andrade João Camarero João Gilberto João Kouyoumdjian João Luiz João Lyra João Pernambuco João Raone Jorge Bonfá Jorge Continentino Jorge Mello José Ferreira José Lucena Josiane Gonçalves Josué Costa Juliana Oliveira Juliano Camara Julio Lemos Kauê Marques Ledice Fernandes Leo Brouwer Leo Eymard Leonardo Amorim Lucas de Campos Lucas Felix Lucas Volpatto Lucena Vaz Luciano Camara Luciano Cesar Morais Luciano Morais Luís Carlos Barbieri Luis Carlos Barbieri Luis Leite Luiz Bueno Luiz Cláudio Ribas Luiz Otávio Braga Luizinho 7 Cordas Maithan Knabach Manuel São Marcos Marcello Gonçalves Marcelo Azevedo Marcelo Fernandes Marcelo Kayath Márcia Taborda Marco César Marco Lima Marco Pereira Marcos Araújo Marcos Pablo Dalmacio Marcus Llerena Marcus Tardelli Marcus Toscano Maria Haro Mario da Silva Mario Ulloa Maurício Carrilho Maurício Gomes Maurício Marques Max Riccio Mayara Amaral Mestre Martinho Michi Ruzitschka Milton Nascimento Mostra Fred Schneiter Mozart Bicalho Nair de Teffé Neil Yonamine Nenéu Liberalquino Nicanor Teixeira Nicolas de Souza Barros Nilson Matta Nonato Luiz Octávio Deluchi Orquestra de Violões de Campo Grande Ozanan de Oliveira Costa Paola Picherzky Paraguassu Paul Galbraith Paula Borgui Paulinho Nogueira Paulo André Tavares Paulo Aragão Paulo Bellinati Paulo Martelli Paulo Pedrassoli Paulo Porto Alegre Paulo Rios Filho Pedro Franco Pedro Lima Pieter Rahmeier Quarteto Abayomi Quarteto Corda Nova Quarteto Rosa dos Ventos Radamés Gnattali Rafael Marino Arcaro Rafael Milhomem Rafael Rafles Rafael Salgado Raimundo Canela Raphael Rabello Renan Melo Renata Montanari Ricardo Dias Ricardo Giufrida Ricardo Marui Ricardo Pauletti Ricardo Vieira Roberta Gomes Rodolfo Mantovani Rogério Borda Rogério Caetano Rubem França Rui Saleme Salomão Habib Sandra Alfonso Sergio Assad Sidney Molina Silvana Scarinci Silvio Carlos Swami Jr Tabajara Belo TESTE Thaís Nascimento Théo de Barros Thiago Abdalla Thiago Colombo de Freitas Thiago Leite Thomas Incao Tó Teixeira Tom Jobim Tony Bello Trio de Violões de Sergipe Trio In Uno Trio Madeira Brasil Trio Opus 12 Turíbio Santos Ulisses Rocha Valdir Silva Valmyr de Oliveira Valter Silva Vicente Paschoal Victor Ribeiro Victor Vale Villa-Lobos Vinícius Hipólito Vinícius Sarmento Walder Fernandes Dutra Wesley Vasconcelos Yamandu Costa Zé Barbeiro Zé Paulo Becker

A história de O Pato e os 60 anos da gravação do LP O Amor, o Sorriso e a Flor, de João Gilberto

Postado em Coluna Conrado Paulino em 12/11/2019 por Conrado Paulino

Em novembro de 1959, há exatos 60 anos, Tom Jobim e João Gilberto passaram 10 dias no Sítio do Poço Fundo, a casa de campo da família Jobim. O lugar fica (apesar de ter sido quase totalmente destruído por uma enxurrada em janeiro de 2011) na cidadezinha de São Jose do Vale do Rio Preto, região serrana do Rio de Janeiro, perto de Teresópolis.

+ leia o artigo completo

Conrado Paulino trata o violão com a poesia que merece no CD A Canção Brasileira

Postado em Discos em 30/09/2019 por Ricardo Giuffrida

No CD A Canção Brasileira, o violonista apresenta arranjos primorosos, parecendo ter um repertório infinito de idéias musicais. Seus arranjos são espetaculares, soam fáceis de ouvir, mas guardam uma grande complexidade conceitual.

+ leia o artigo completo

Nenéu Liberalquino inaugura série de vídeos com violonistas pernambucanos

Postado em Entrevistas em 05/11/2018 por Rosualdo Rodrigues

Nenéu Liberalquino é dono de trajetória bastante singular na música. Começou aos 7 anos, cantando. Aos 16, descobriu o interesse pelo violão. Parte de sua história, ele conta no primeiro de uma série de sete vídeos com alguns dos principais nomes do violão pernambucano, que o Acervo do Violão Brasileiro publicará a partir desta segunda-feira (5/11).

+ leia o artigo completo

Funarte cria songbook virtual com mais de mil partituras brasileiras

Postado em Lançamentos em 28/03/2018 por Gabriel de Sá e Marcelo Tobias

Estudantes, professores, instrumentistas amadores e profissionais e entusiastas do universo dos sons, em todas as partes do mundo, poderão, a partir de agora, se aproximar ainda mais da música popular brasileira com um simples clique. A Funarte lançou o Songbook Online Internacional, uma compilação de cerca de 1,2 mil partituras com algumas das mais representativas obras de nossa musicografia, já disponíveis de forma gratuita no site da instituição. As partituras somam mais de 4 mil páginas e foram divididas em nove volumes. Há canções de nomes como Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento. Já na seção de música para concerto são apresentadas obras de compositores como Ernesto Nazareth, Edino Krieger e Carlos Gomes

+ leia o artigo completo

Mário Sève investiga o fraseado do choro e o estilo por padrões de recorrência

Postado em Biblioteca em 29/08/2017 por Da redação

Quais os segredos sobre a maneira de se construir, organizar e dispor motivos e frases musicais no choro? Quais os caminhos e como descrever a praxis para músicos que veem no universo artístico dos chorões um modo de expressão? As respostas estão na singular pesquisa do flautista, saxofonista e integrante do grupo Nó Em Pingo D’água, Mário Sève. A metodologia é pautada na investigação dos padrões de recorrência inerentes ao repertório do gênero. A dissertação é uma leitura valiosa para qualquer tipo de instrumento.

+ leia o artigo completo

O violão jobiniano

Postado em Coluna Alessandro Soares em 30/01/2017 por Alessandro Soares

Foi num violão que nasceu Águas de Março. Debruçado nele, Tom Jobim tomava as primeiras anotações num papel de embrulho de pão. Estava numa casinha de pau-a-pique, apelidado de Barraco 2, num lugar chamado Poço Fundo, no estado do Rio de Janeiro, onde costumava passar finais de semana, enquanto sua casa maior era construída. Essa história evidencia o quanto o violão vai além de um cantinho na arquitetura musical jobiniana.

+ leia o artigo completo

Tom Jobim: polimento extremo na escolha de cada nota e acorde - Entrevista com Sidney Molina

Postado em Entrevistas em 28/01/2017 por Alessandro Soares

Nesta entrevista, o violonista e líder do Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ), Sidney Molina, aborda as principais características da obra do compositor de Desafinado e nos fornece valiosas dicas de como pensar em arranjo e adaptação para violão. Molina. que também é professor de estética e colunista da Folha de S Paulo, relembra ainda a experiência pioneira do Quaternaglia em adaptar uma obra sinfônica do Jobim

+ leia o artigo completo