Voltar

Morre a violonista e compositora Rê Montanari

Postado em Cartas de amor em 02/11/2021

Morre a violonista e compositora Rê Montanari - foto Rê Montanari

(Rê Montanari)

Por Cristina Azuma

(Especial para o Acervo Violão Brasileiro)

Quero prestar homenagem a uma pessoa muito importante na minha vida, minha prima Renata Montanari Rodrigues Yamamura (1962-2021). Conhecida como Rê Montanari, violonista e guitarrista, Renata teve papel fundamental na afirmação das mulheres na música brasileira. No final dos anos 1980, ela integrou o Grupo Kali, formado apenas por mulheres e considerado um dos melhores grupos de jazz brasileiro da época. Com forte atuação no cenário da música instrumental do país, elas gravaram o álbum Kali pelo selo Som da Gente.

Renata se apresentou e gravou ao lado de grandes artistas como Oswaldinho do Acordeon, Léa Freire e Bocato. Fez parte da Avon Women Orchestra, apresentando-se em diversas cidades brasileiras tocando com Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Daniela Mercury, Diana King, Zélia Duncan, Paula Lima, Marina Machado, Vanessa da Mata, Margareth Menezes, Rita Lee e Milton Nascimento. Participou do premiadíssimo Musical Elza, que circulou pelo país em 2018 e 2019.

Mais recentemente, foi convidada a integrar o Trio d’Alma ao lado de Cândido Serra e Rui Saleme e foi integrante da Jazzmin’s Big Band, grupo de jazz de 17 instrumentistas vencedor do prêmio Profissionais da Música 2019 e que lançou o álbum Quando eu te vejo, em 2021.

Rê começou seus estudos no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), escola fundada pelo Zimbo Trio. Estudou violão com Henrique Pinto e Paulo Porto Alegre e harmonia e arranjo com Claudio Leal Ferreira e Nelson Ayres.

Compositora, teve música gravada por Hélio Delmiro, no LP Chama, além de ter composto e arranjado músicas para violão solo e para as formações em que participou.

Morre a violonista e compositora Rê Montanari - capa do CD Entre o Som e o Silêncio

(Ouça faixas selecionadas do CD de Rê Montanari)

Em 2014, lançou o CD solo Entre o Som e o Silêncio, com temas autorais e composições como Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e Forró Brasil, de Hermeto Pascoal, com arranjos originais de temas instrumentais para violão solo e quarteto, contando com a participação de Sizão Machado no contrabaixo, Ruy Saleme na guitarra e Tico Delisa na bateria e percussão.

No campo pedagógico, Rê foi professora de violão e harmonia na EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo), onde coordenou o Departamento de Cordas Dedilhadas. Também foi professora e diretora da Solo Musical, escola, distribuidora e representante de material musical.

Desde o começo desse ano, enfrentou com um otimismo exemplar um câncer muito grave e, em agosto, me contactou para gravar uma música de sua autoria para o Festival de composição Escrita Fina, pois já não conseguia mais tocar. Vim de Paris a São Paulo para vê-la e trabalhar com ela a interpretação da sua peça - para ela, uma prioridade.

Rê me ensinou os primeiros acordes dissonantes no violão. Mais tarde tocamos juntas nossas paixões Chick Corea, Samambaia... Hoje ela partiu, calma e serena, cercada pelas pessoas amadas.

Obrigada Rê, paz e luz. Muito som, ontem, hoje e sempre.

Morre a violonista e compositora Rê Montanari - Cristina Azuma e Rê Montanari tocando piano de brinquedo

(Cristina Azuma e Rê Montanari tocando piano)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.