Voltar

Workshop online sobre composição para trilha sonora será realizado nesta segunda (10)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 10/08/2020

(Camilo Carrara)

Da Redação

O violonista, arranjador e compositor Camilo Carrara distribuiu seus 35 anos de carreira em inúmeras frentes. Toca vários instrumentos, produz, dirige, ensina e já participou de mais de 80 discos, além de ser consultor de sound branding. Ele integra o núcleo de criação para dramaturgia da Rede Globo. Sua música também está presente em documentários, séries, espetáculos de dança e peças para publicidade. E é sobre o trabalho de compor para trilha sonora que Camilo vai ensinar no ciclo de Workshops Violões em Rede, nesta segunda-feira (10), das 19h às 21h.

O encontro será ao vivo pela plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas aqui pelo Acervo Violão Brasileiro. No workshop, Camilo vai falar como pensa a relação da música com vídeo, dança, teatro e outras linguagens. As abordagens dele incluem aspectos de como entender bem o briefing, construir um projeto com outras pessoas, estimular a criatividade, pesquisar sobre o conceito artístico e os elementos para composição. Carrara também vai explicar sobre as tecnologias (engenharia de som, sound design e softwares de produção) e os fundamentos de marketing para o mercado musical.

Camilo, na verdade, inaugura o ciclo de workshops, que tem rica programação durante toda esta semana até sexta-feira (14), com temas e professores bem variados. Na terça-feira (11), quem dará aula é o violonista e advogado Carlos Walter, sobre gestão de carreira e aspectos jurídicos. Na quarta (12), André Siqueira ensinará arranjo para violão, enquanto Tabajara Belo vai mostrar na quinta (13) seu método original para improvisação multi-textural. Encerrando a semana, Swami Jr. abordará produção de disco. 

O valor do investimento para cada workshop é R$ 60 (pago por boleto ou transferência bancária). Para se inscrever, basta entrar em contato pelo acervoviolaobrasileiro@gmail.com ou pelo whatsapp (61) 9977 9529. Todo o clico de workshops é ao vivo, das 19h às 21h, pela plataforma ZOOM. Os participantes terão certificado emitido pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro.

Trajetória 

Camilo Carrara é Bacharel em Música (USP) e especialista em Gestão de Marketing Estratégico (USP). É requisitado para gravações, shows e concertos ao lado de artistas renomados no Brasil e no exterior. Em 2017 foi admitido pela American Federation of Musicians of the United States and Canada e obteve o Visto O-1B, concedido aos indivíduos com habilidade extraordinária em artes.

Seu primeiro CD solo Canção do Sol Nascente, com arranjos de canções tradicionais japonesas para violão, foi lançado pela gravadora Azul Music. O mesmo selo licenciou os CDs Violão & Floresta, Tocando a Alma 3, Spa Águas Termais e Música do Japão, direcionados para o mercado de música para relaxamento e meditação. Suas músicas foram incluídas na coleção Caras Zen, da revista Caras, com tiragem de mais de oito milhões de exemplares.

No campo da trilha sonora, Camilo Carrara integra a equipe de músicos do núcleo de criação para dramaturgia da Rede Globo, liderado por Eduardo Queiroz, tendo participado como compositor, arranjador e multi-instrumentista das trilhas sonoras de novelas e seriados como Avenida Brasil, Cordel Encantado, Joia Rara, Amores Roubados, Cabeça a Prêmio, A Cura, Órfãos da Terra, Onde Nascem os Fortes, Aruanas, A Dona do Pedaço e Amor de Mãe. Também compôs a trilha incidental do programa Globo Rural, da TV Globo, para o Centenário da Imigração Japonesa. 

Desde 2011, Camilo é o responsável pela produção musical, arranjos orquestrais e composições incidentais do espetáculo Natal do Palácio Avenida, evento que reúne milhares de pessoas no centro da cidade de Curitiba. Também foi o responsável pela produção musical do espetáculo Cantata de Natal, realizada pelo banco SICOOB, em Londrina-PR, em 2017.

Na linha de documentários e séries, Camilo assinou a música de Além das Horas, curta-metragem de Eliane Coster (roteiro vencedor do prêmio Crônicas da Cidade, da Prefeitura de São Paulo e do 19º Cinérail d'Or du Documentaire, no Festival Cine-Rail, em Paris, França). E músicas de seus CDs foram incluídas em trilhas sonoras como Shunji Nishimura (documentário dirigido por Tizuka Yamasaki) e Alice (seriado de Karim Ainouz e Sérgio Machado, da HBO).

Na dança, ele compôs a música de Wabi Sabi (espetáculo de dança-instalação da bailarina e coreógrafa Susana Yamauchi, contemplado pelo PAC de dança-2007).

Em 2008 foi convidado para compor e arranjar peças para Violão e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa, com concertos no Memorial da América Latina.

Foi contemplado pela "Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural", do Ministério da Cultura, em 2011, e no ano seguinte estreou sua Cadência e Dança para Violão e Orquestra durante o National Music Festival, em Chestertown, Maryland – EUA.

Na área da publicidade atendeu algumas das principais agências de publicidade do país. Produziu trabalhos para clientes como Coca Cola, Parmalat, Carrefour, Vivo, Advil, Museu da Pessoa, Leroy Merlin, Itaú, Bradesco, P&G, Gillette, Unilever, Hyundai, Skol Tomorrowland, NET, Natura, entre outros.

Serviço:

Ciclo de workshops do Festival Violões Em Rede

- Dia 10/08 (segunda-feira) - Composição para trilha sonora - Camilo Carrara

- Dia 11/08 (terça-feira) - Gestão de carreira e aspectos jurídicos - Carlos Walter

- Dia 12/08 (quarta-feira) - Arranjo para violão - André Siqueira

- Dia 13/08 (quinta-feira) - Improvisação multi-textural - Tabajara Belo

- Dia 14/08 (sexta-feira) - Produção de disco – Swami Jr.

Inscrições: acervoviolaobrasileiro@gmail.com

Opções: Compra avulsa: R$ 60 (cada workshop)
 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.