Voltar

Faça sua reserva e se inscreva no ciclo de workshops Violões em Rede

Postado em Cursos, workshops e palestras em 03/08/2020

O ciclo de cinco workshops do Festival Violões em Rede começa nesta segunda-feira (10) e prossegue até sexta (14), sempre das 19h às 21h. O primeiro encontro é com Camilo Carrara, que vai tratar de composição para trilha sonora (10/08), enquanto Carlos Walter vai emiuçar aspectos jurídicos e gestão da carreira (11/08). Já André Siqueira ensinará arranjo para violão (12/08) e Tabajara Belo vai mostrar seu método original para improvisação multi-textural (13/08). Encerrando a semana, Swami Jr. detalhará todo o processo de produção de disco. Os participantes terão certificado emitido pelo Acervo Digital do Violão Brasileiro.

Os workshops serão ao vivo pela plataforma ZOOM. O valor do investimento para cada workshop é R$ 60 (pago por boleto ou transferência bancária). Entre em contato conosco pelo acervoviolaobrasileiro@gmail.com ou pelo whatsapp (61) 9977 9529

Dados bancários para transferência:

ITAÚ - Produções do Tempo - Eventos e Publicações Ltda.

CNPJ: 03.384.792/0001-33. Banco Itaú. Agência: 0152. Conta corrente: 18537-7.

BANCO DO BRASIL - Alessandro Ferreira Soares 

CPF 688.317.814- 72. Banco do Brasil. Agência 1503-2. Conta: 7696-1.

Para fazer a reserva, envie por e-mail nome completo, telefone e anexe comprovante de compra. Entre em contato conosco pelo acervoviolaobrasileiro@gmail.com ou pelo whatsapp (61) 9977 9529

Confira os temas e professores:

A estreia do ciclo de workshops Violões em Rede nesta segunda-feira (10), às 19h, será com Camilo Carrara. No tema Composição para Trilha Sonora, ele vai falar sobre como pensa a relação da música com vídeo, dança, teatro e outras linguagens. As abordagens incluem aspectos de como entender bem o briefing, construir um projeto com outras pessoas, estimular a criatividade, pesquisar sobre o conceito artístico e os elementos para composição. Carrara também vai explicar sobre as tecnologias (engenharia de som, sound design e softwares de produção) e os fundamentos de marketing para o mercado musical.

No segundo dia do ciclo (terça dia 11), às 19h, o violonista, compositor e advogado Carlos Walter vai falar para um plateia de estudantes de música, produtores e profissionais que buscam otimizar o desempenho profissional com segurança jurídica e planejamento estratégico. O primeiro módulo do workshop Gestão de Carreira e Aspectos Jurídicos é teórico e abordará aspectos jurídicos do exercício profissional (constitucionais, trabalhistas, previdenciários, sindicais, cíveis, autorais e empresariais). O segundo módulo é prático e utilizará um estudo de caso referente aos temas do módulo anterior.

O multi-insrtrumentista e compositor André Siqueira é o terceiro professor do ciclo, que vai oferecer oficina de Arranjo para Violão na quarta-feira (12), às 19h. “O violão brasileiro é tem um rico universo sonoro e caracteriza-se por uma profusão de técnicas, estilos e linguagens. Nesta oficina, vamos demonstrar algumas possibilidades e reflexões sobre determinados aspectos práticos na criação de arranjos para violão”, informa André. Aspectos como a enarmonia inerente ao instrumento e como esta interfere nas escolhas harmônicas e rítmicas, o equilíbrio formal, as diferentes possibilidades de estruturação e colorido harmônico e o uso do contraponto para criação de texturas que vão além da melodia acompanhada. Assim, essa oficina é de grande importância aos violonistas, guitarristas e músicos em geral que desejem ampliar seus conhecimentos acerca do arranjo para violão. 

Na quinta-feira (13), às 19h, Tabajara Belo vai abordar a Improvisação Multitextural por meio de exemplos extraídos das linguagens  erudita e popular. Ele vai explicitar procedimentos analítico-criativos e propostas de estudo, focalizando a improvisação multitextural ao violão nos universos da música cancional e instrumental. A proposta de Tabajara se vale de abordagens consagradas na matriz do jazz e do choro, expandindo-as e estabelecendo pontes entre esses gêneros e configurações texturais da música barroca e estéticas contemporâneas.


Encerrando a semana, Swami Jr vai desenvolver o tema Produção de Disco na sexta-feira (14), às 19h. Ele abordará aspectos fundamentais, a exemplo de como gerir o processo (da escolha do repertório e até a masterização); o conceito do disco; qual história se quer contar e se a sonoridade são coerentes com a característica do artista. Ele dará dicas de como enfrentar fragilidades, dúvidas e inseguranças no percurso da produção; como lidar com aspectos psicológicos do estúdio, dirigir as sessões, extrair o melhor e criar um ambiente sereno para amenizar a “hostilidade” natural do estúdio. 

Serão abordados também a importância de saber escolher uma boa equipe de músicos, arranjadores, técnicos e compositores; aspectos técnicos (como gravar, tipos de microfones, salas, periféricos e o processo de gravação em si (live, separados, bases eletrônicas, orquestras, etc.); saber onde se está no estúdio – boa monitoração, cabos, tudo funcionando bem, etc., e o envolvimento entre produtor e arranjador.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.