Voltar

Série de concertos de violão movimenta a cidade de Belém

Postado em Shows em 24/11/2023

Série de concertos de violão movimenta a cidade de Belém - Foto: Yasmin Correa

(Yasmin Correa)

Por Geovany Hércules

Esta semana tem sido atípica para o violão em Belém do Pará. Desde terça-feira, até esta sexta (24/11), a capital paraense é palco de quatro recitais, um após o outro, numa variedade de estilos e gerações. Não se trata de um festival. São projetos individuais que, por coincidência, acontecem de forma sequencial na terra do grande violonista Sebastião Tapajós (1943-2021). Maurício Gomes, Yasmin Correa, Camerata de Violões do IECG e Salomão Habib formam as atrações.

Nesta sexta (24), às 19h, o violonista, compositor e pesquisador Salomão Habib realiza o concerto Espírito das Águas na Igreja de Santo Alexandre. Ele traz no repertório temas de sua autoria dedicados ao elemento água, como Tema Cabano, Baía do Marajó, 3 Razões, O Espírito das Águas (que dá nome ao espetáculo), e Variações sobre Uirapuru de W. Henrique. Em cada melodia tem uma história forte, mesmo sem versos. Em Memória dos Peixes, por exemplo, Habib retrata a morte dos peixes por causa do aquecimento, do desmatamento e do garimpo ilegal.

O concerto de Salomão Habib também participação de seus alunos, os jovens violonistas Pedro Rocha, Rodrigo Favacho, Bernado Barros e Luis Falcoski. Além das peças autorais, Habib também vai interpretar os espanhóis Miguel Llobet e Torroba e o cubado Léo Brower.

Série de concertos de violão movimenta a cidade de Belém - Foto: Salomão Habib

(Salomão Habib)

A semana de recitais começou na terça, com o violonista Maurício Gomes, no Palace Faciola, no bairro Nazaré, integrando o evento Música no Museu. Mestre em música pela Universidade de Aveiro (Portugal) e atualmente professor de violão no Instituto Carlos Gomes (IECG), Maurício Gomes já participou de diversos concursos e recitais nacionais e internacionais. Em 2021 lançou os discos Maurício Gomes Interpreta Catiá e Maurício Gomes Plays Sebastião Tapajós. No concerto, Maurício tocou Villa-Lobos, Isaías Sávio, Lorenzo Fernandez, Torroba, Llobet, Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez e Sebastião Tapajós.

Na quarta-feira, Yasmin Correa se apresentou no Cineteatro do Sindmepa, também em Nazaré, e o concerto foi transmitido ao vivo no Instagram do Sindmepa, Sindicato dos Médicos do Pará (@sindmepa). Natural de Belém do Pará, Yasmin Correa iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade tocando flauta doce. Aos 9 migrou para o violão de forma autodidata até ingressar no curso Técnico em Violão Clássico do Instituto Carlos Gomes com o Prof. Guaraci Portugal. Membro da Camerata de Violões do IECG, Yasmin Correa ganhou o 1º lugar na categoria juvenil no Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas por dois anos consecutivos, 2017 e 2018. 

Série de concertos de violão movimenta a cidade de Belém - Foto: Maurício Gomes

(Maurício Gomes)

Aos 24 anos e aluna do professor Guaraci Portugal, Yasmin tocou no concerto músicas de Carulli, Ferrer, Sagreras, Sor, Viñas, Narvaez, Damien McCluskey, Jorge Cardoso, Leo Brouwer, Fábio Lima, Paulo Moura, Egberto Gismonti, Sebastião Tapajõs e Garoto.

Camerata

A semana de recitais teve ainda a Camerata de Violões do IECG, que ocorreu na quinta-feira (23/11), na programação do Música no Museu, no Palacete Bolonha, em Nazaré. Criada em 2015 pelos professores Guaraci Portugal e Cibelle Donza, a Camerata nasceu com objetivo de estimular a prática de conjunto entre alunos e professores de violão clássico. Atualmente é formada por 10 integrantes: Bernardo Barros, Davi Martins, Geovane Santos, Isis Santos, Larissa Paulo, Luan Hermes, Lucas Wanzeler, Marcos Souza, Pedro Imbiriba, Samuel Gonçalves e Yasmin Correa.

São músicos de diferentes níveis de ensino, do básico ao bacharelado, além de convidados da comunidade em geral. O programa que a Camerata irá executar quinta, dia 26 de novembro, é formado pelas obras de Joaquim Calado, Dilermando Reis, Napoleon Coste, Antonio Lauro, Sergio Assad, Othon Filho, Domingos Semenzato, Vivaldi, Paulo Bellinati, Fernando Sor, Mozart, Homero Perera e Ernesto Nzareth.

Atualmente a camerata está sob a coordenação da professora Odilia Santana. Ao longo dos anos, o grupo já participou de grandes projetos no estado do Pará como Festival Internacional de Música da FCG, Festival de Música Brasileira, Projeto Bravíssimo promovido pela secretaria Estadual de Cultura, e a semana Internacional de Artes da Nova Acrópole.

Série de concertos de violão movimenta a cidade de Belém - Foto: Camerata de Violões do IECG

(Camerata de Violões do IECG)

Em depoimento ao Acervo, o violonista e professor do Instituto Carlos Gomes, Guaraci Portugal comentou esta semana especial na capital paraense. “Belém é muito ligada aos rios que cortam e circulam a cidade. Quem usa os rios como meio de sobrevivência, como meio de transporte, está sempre se relacionando com a maré: ela sobe, ela desce. E parece que isso reflete no espírito da cidade”, afirma.

Guaraci destaca que Belém passa por temporadas sem acontecimentos artísticos, mas agora a cidade está vivendo uma semana repleta de recitais de violão. “São produções e estilos diferentes que refletem a variedade do violão do nosso estado. A nossa tradição remonta a Tó Teixeira, violonista, compositor e professor cuja obra nos últimos anos tem sido resgatada. Remonta também ao Mestre Catiá, ao próprio Sebastião Tapajós e Salamão Habib, que foram violonistas que atuaram como professores no IECG. Então é muito gratificante ver que a nova geração tem dado continuidade a esse trabalho violonístico do nosso estado”.  

Serviço

Música no Museu com Mauricio Gomes

21 de novembro às 16h no Palacete Faciola
Avenida Nossa Senhora de Nazaré, n. 138, no bairro Nazaré, em Belém do Pará.

 

Quarta Musical com Yasmin Correa
22 de novembro às 20h no Cineteatro do Sindmepa
Rua Boaventura da Silva, 999 – Nazaré, Belém-PA
Entrada Franca

Música no Museu com a Camerata de Violões
23 de novembro às 17h no Palacete Bolonha
Avenida José Malcher, 295 – Nazaré, Belém-PA

O Espírito das Águas de Salomão Habib
24 de novembro às 19h na Igreja de Santo Alexandre
Praça Frei Bandão – Cidade Velha, Belém-PA

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.