Voltar

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife

Postado em Festivais em 02/10/2018

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife - Noise Viola

(Noise Viola)

Por Rosualdo Rodrigues e Alessandro Soares

O concerto do Duo Siqueira Lima abre o V Seminário José Carrión, nesta terça-feira (02/10), às 20 horas, na Igreja de São Pedro dos Clérigos (Pátio de São Pedro), no centro do Recife. A programação do evento se estende até sábado (06/10). Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando Lima, o duo está entre os melhores do mundo. Com repertório bem variado entre clássico e popular, eles interpretam arranjos autorais para obras de Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Domenico Scarlatti, Mendelssohn e Debussy.

Exceto o evento de abertura, todas as demais 17 atividades (entre recitais, masterclasses, workshops e palestras) serão realizadas no auditório do Conservatório Pernambucano de Música. Nomes do violão pernambucano, como Henrique Annes, Vital Joffily, Ezequias Lira, grupo Noise Viola, Duo Pessoa da Silva, João Raone, o jovem Diego Esteves, Guilherme Calzavara e o Quinteto de Bandolins do Recife também farão recitais. 

O Seminário homenageia José Carrión Domingues (1924-1987), violonista e professor espanhol que se radicou em Recife, tornando-se responsável pela formação de gerações instrumentistas e contribuindo para que o violão fosse aceito nas salas de concerto nordestinas. O Acervo Digital do Violão Brasileiro acompanha esse festival desde a quarta edição, em 2017.

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife - Duo Siqueira Lima

(Duo Siqueira Lima)

Segundo o violonista Guilherme Calzavara, criador e diretor musical do seminário, a agenda terá o mesmo formato das edições anteriores, com a manhã reservada para masterclasses, as tardes para workshops e palestras e a noite para os recitais. Ele mesmo se apresenta na quarta (3/10), às 19h, em recital ao lado do Quinteto de Bandolins do Recife, formado por Marco Cesar (diretor musical e bandolim I), Alexandre Milton (bandolim II), João Paulo Albertim (Bandola), Fernando Moura Serafim (Bandoloncelo) e Rafael (baixolão).

Nesse recital, o quinteto vai tocar obras de autores nordestinos, a exemplo de Canhoto da Paraíba, Capiba, Zé do Norte, Nonato Luiz, João Paulo Albertim, exceto a peça do tunisiano Roland Dyens. “Essa parceria com o Quinteto já vem de algum tempo. Temos feito adaptações de obras para violão e cordas e para violão solo, com arranjos de Marcos César”, lembra Calzavara. O músico também tomará parte no encontro programado para o sábado, às 9h, entre os convidados Henrique Annes e Vital Joffily – que foi aluno da primeira turma de Carrión no Conservatório.

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife - Vital Joffily

(Vital Joffily)

Violão pernambucano

“No encontro, vamos contar ainda com a presença de violonistas importantes daqui de Pernambuco, como Bozó, para conversarmos sobre o violão em nosso estado. Será uma mesa-redonda sobre temas que estamos selecionando para esse encontro”, ele antecipa.

Antes do bate-papo com violonistas pernambucanos, Henrique Annes e Vital Joffily farão recitais -- individualmente na quinta (5/10), e em dueto no dia seguinte. Annes vai interpretar basicamente obras de sua autoria (Caribeanas, Suíte Pernambucana e 3 Prelúdios). Vital Joffily também vai tocar várias de suas peças, incluindo uma dedicada ao homenageado no seminário, Lembrando Carrión.

Também na lista de convidados, Ezequias Lira e João Raone, ambos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), darão masterclasses. Ezequias também se apresenta na quarta (3/10), às 18h, com temas de Radamés Gnattali, Garoto, Baden Powell e o pernambucano Nilton Rangel.

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife - Ezequias Lira

(Ezequias Lira)

Encontro de ex-alunos

Guilherme Calzavara chama a atenção, ainda, para as presenças do violonista e guitarrista Fred Andrade. “Ele tem um histórico no Conservatório, começou como aluno e foi professor de violão popular até pouco tempo. Aliás, um dado interessante é que muitos músicos hoje profissionais que estarão no Seminário foram estudantes do Conservatório. Eu, João Raone, Diego Esteves, Ezequias Lira.“

Fred Andrade integra o grupo Noise Viola, tocando guitarra junto ao violonista Paulo Barros, ao violeiro Leonardo César, ao baixista Caca Barreto e aos percussionistas Hugo Medeiros e Cacau. A sonoridade deles é uma combinação de baião, frevo, maracatu e outros gêneros, com linguagem contemporânea e de virtuosismo, que poderá ser conferida pelo público no show desta quarta-feira (4), às 19 horas, recheado de temas autoras. 

Outro que integra a lista de convidados do seminário é João Paulo Pessoa, que apresentará na quarta-feira, às 14h seu duo com Carlos Alberto Pessoa, o Duo Pessoa da Silva, de violão e bandolim. O repertório é focado em Schubert – os três movimento da Sonata em lá menor, D. 821 (Arpeggione) – e Domenico Scarlatti (três sonatas completas: K 81, K 88 e K 89)

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife - Duo Pessoa da Silva

(Duo Pessoa da Silva)

Confira a programação completa:

Dia 2/10
19h30: Concerto do Duo Siqueira Lima

Dia 3/10
Das 9h às 12h: Masterclass com o Duo Siqueira Lima
Das 14h às 15h: Recital com o Duo Pessoa da Silva
Das 15h às 17h: Workshop de Lutheria com João Batista (JB)
Das 18h às 19h: Recital com Ezequias Lira
Das 19h às 20h: Recital com Guilherme Calzavara e Quinteto de Bandolins do Recife

Seminário José Carrión tem programação até sábado (06) no Recife - Diego Esteves

(Diego Esteves)

4/10
Das 9h às 12h: Masterclass com Ezequias Lira
Das 14h às 15h30: Palestra com Fred Andrade  --  Atenção gravação! Sim, mas com que instrumento?
Das 15h30 às 17h: Recital/palestra com João Raone -- O Violão e seus antepassados
Das 18h às 19h: Recital com Diego Esteves
Das 19h às 20h: Recital com o Grupo Noise Viola

5/10
Das 9h às 12h: Masterclass com João Raone
Das 14h às 15h30: Palestra com Leo Aguiar -- O violão percussivo: Perspectivas na música brasileira
Das 15h30 às 17h: Palestra com João Paulo Pessoa -- Estudo do violão: Desafios e estratégias
Das 18h às 19h: Recital com Vital Joffily
Das 19h às 20h: Recital com Henrique Annes

(João Raone)

6/10
Das 9h às 12h: Encontro com Henrique Annes e Vital Joffily
Das 14h às 15h30: Audição de encerramento

Serviço
Seminário José Carrión
De 2/10 a 6/10. Concerto de abertura, dia 2/10, ás 19h30, na Igreja de São Pedro dos Clérigos (Pátio de São Pedro). Demais atividades, de 3/10 a 6/10, no auditório do Conservatório Pernambucano de Música (Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro). Evento gratuito. Informações: 81 3183-3400.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.