Voltar

Partitura inédita do compositor Ian Guest é lançada pelo violonista Daniel Murray

Postado em Lançamentos em 24/05/2023

(Ian Guest)

Por Geovany Hércules

Considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray lançou na última sexta (19/05) nas plataformas digitais o single Diluviando (2023), composição do pianista e grande professor Ian Guest (1940-2022), falecido em abril do ano passado. A peça é fruto da troca de e-mails quase diários entre Murray e Guest, poucos meses antes da morte do compositor húngaro naturalizado brasileiro. Já a partitura da peça foi lançada nesta quarta-feira (24/05), no site do Acervo Violão Brasileiro, para celebrar a data de nascimento de Ian Guest, que foi ontem (dia 23).

CLIQUE E BAIXE A PARTITURA

Em depoimento ao Acervo, Daniel Murray relembrou seus últimos contatos com Ian Guest: no último e-mail enviado no dia da morte do pianista marcava um encontro - que não chegou a acontecer - entre os dois para ajustes finais na peça. Ao visitar o estúdio de Guest após o velório, Murray viu a partitura Diluviando sobre a mesa com um lápis em cima. Com sentimentos conflitantes, Murray continuou com os planos, como se o encontro ainda fosse acontecer, gravou um vídeo executando suas ideias para a obra e mostrou para família em luto. Depois de alguns ajustes finos, Daniel Murray gravou o single e editorou a partitura.     

Faz um ano que Ian Guest (1940-2022) nos deixou. Grande pianista, compositor, produtor, arranjador e educador, Ian Guest é uma figura lendária na música popular brasileira. Húngaro radicado no Brasil desde 1957, o currículo de Ian Guest é cheio de colaborações para o cinema, teatro e grandes nomes da MPB. Trabalhando na CBS foi produtor do anárquico disco de Raul Seixas, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (1971), e responsável pela contratação de Sérgio Sampaio para a gravadora. Bacharel em composição pela UFRJ e Berklee College of Music, nos Estados Unidos, Ian Guest foi precursor, no Brasil, da didática aplicada à música popular e introdutor do Método Kodály de musicalização no país.

Conhecido como o professor dos professores, Ian Guest deu aulas para nomes, como Raphael Rabello, Hélio Delmiro, Leila Pinheiro, Zélia Duncan, Almir Chediak, Maurício Einhorn, Vittor Santos, Joel Nascimento, Luiz Otávio Braga, Itamar Assiere, Nelson Faria, Luiz Carlos Vinhas, Maurício Carrilho, Henrique Cazes, Jota Morais, Adamo Prince, Maurício Tapajós, Mário Adnet e muitos outros grandes violonistas e compositores brasileiros.

Reconhecido por seus esforços enquanto educador e arranjador, nos últimos anos tem-se feito um esforço para revelar também a sua faceta autoral. Em 2021, o pianista e compositor lançou o seu primeiro disco autoral, Hemathacama – Aventura de Lápis e Borracha: Música Popular Camerística.

CLIQUE E OUÇA O SINGLE DILUVIANDO

De acordo com o curador do Acervo Violão Brasileiro, Alessandro Soares, as obras para violão de Ian Guest passaram a ser mais difundidas a partir de 2021. “Conheci Ian pessoalmente lá por volta do ano 2000, durante os cursos de verão da Escola de Música de Brasília, quando em morava no Distrito Federal. Havia planos de fazermos uma live em 2022 e, quem sabe, até a ideia de um curso online. Mas não deu tempo. Em todo caso fico muito feliz de o Acervo Violão Brasileiro ter realizado dois projetos com Ian Guest em parceria”, afirma.

Soares se refere ao projeto com o violonista e pesquisador paranaense Luciano Lima, que publicou em parceria com a editora do Acervo o livro de transcrições e arranjos Ian Guest: Música Para Violão. Lançado apenas em formato digital (PDF), o livro tem 109 páginas e reúne 27 peças violonísticas entre originais, tanto nos formatos solo como em duo, assim como transcrições e arranjos feitos por Luciano da obra de Ian.

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão

CLIQUE E CONFIRA O SONGBOOK

O outro trabalho de Ian Guest que tem parceria com o Acervo é com o violonista Marcio Luiz 7 Cordas, que realizou o documentário e recital comentado Ian Guest e o Violão, sobre o processo criativo do compositor e a história de cinco peças que são interpretadas pelo violonista, o que também deu origem ao EP homônimo. E agora a partitura Diluviando, lançado por Daniel Murray vem para somar nesse esforço de difundir mais o lado compositor de Ian Guest, ainda menos lembrada do que deveria.

A música de Ian Guest para violão é tema de disco, pesquisa e vídeo

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.