Voltar

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão

Postado em Lançamentos em 07/12/2021

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão - foto Ian Guest

(Ian Guest - divulgação)

Por Fábio Carrilho

Ian Guest é uma daquelas figuras onipresentes na educação musical brasileira. A contribuição didática do professor húngaro, que chegou no Brasil em 1957, principalmente na área da música popular envolvendo os assuntos de harmonia e arranjo, é algo de valor inestimável. Seus célebres métodos formaram direta - e indiretamente - musicistas de várias gerações. Isso sem contar sua atuação como introdutor do Método Kodály de musicalização no país, feito grandioso em sua trajetória como educador. 

Frequentemente citado como o "professor dos professores", Guest tem uma trajetória artística de igual relevo, possuindo em seu currículo colaborações para cinema, teatro e para grandes nomes da MPB, seja na produção de álbuns quanto em espetáculos ao vivo. A faceta autoral do músico, no entanto, ainda é pouco conhecida frente aos seus trabalhos como educador e arranjador. Foi com o objetivo de expandir o alcance de sua obra autoral que o violonista e pesquisador Luciano Lima resolveu produzir Ian Guest – Música para Violão, songbook em formato digital (PDF), que será lançado nesta quinta-feira (09/12) exclusivamente pela Loja do Violão Brasileiro 

RESERVE SEU SONGBOOK AQUI

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão - capa do livro Ian Guest Música para violão

O livro reúne peças violonísticas entre originais, tanto nos formatos solo como em duo, assim como transcrições e arranjos extraídos da obra do professor. O lançamento é feito em parceria com a editora do Acervo Violão Brasileiro. De fato, mesmo Ian Guest tendo um songbook dedicado às suas composições, dentro do projeto do saudoso Almir Chediak (1950-2003) e lançado em 2019 pela editora Vitale, além de ter publicadas peças e estudos para piano, faltava uma iniciativa como esta.

Lima, que é Doutor em Música pela Universidade de Montreal, no Canadá, trabalha como pesquisador e docente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O estalo inicial para produzir este trabalho surgiu quando dava sequência às pesquisas sobre a obra violonística de Radamés Gnattali (1906-1988). “Encontrei importantes documentos e partituras no acervo do violonista Waltel Branco (1929-2018), uma figura central na história da música brasileira e que fazia parte do círculo de Gnattali. O violonista Francisco Okabe, que havia realizado seu mestrado sobre Waltel, gentilmente me enviou alguns materiais que havia digitalizado e, dentre as partituras, constavam duas peças para violão solo de Ian Guest, Águas paradas, dedicada ao próprio Waltel, e Passacaglia, dedicada a João Pedro Borges", revela Lima.

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão - foto João Pedro Borges - crédito Heloísa Bortz

(João Pedro Borges - crédito: Heloísa Bortz)

Foram cerca de 10 anos desde o último contato com Ian Guest para que Luciano o procurasse manifestando interesse em pesquisar sua obra violonística. "Ele ficou muito entusiasmado e mostrou interesse não só em editar esses manuscritos, mas também em passar outras composições para o 'violonês', termo inventado por ele que achei perfeito", diz Lima, que assumiu a tarefa de verter para o instrumento peças originalmente feitas para piano assim como melodias cifradas, as quais dividem espaço no songbook com as obras originais para violão.

Nessa última categoria, destaca-se a já citada Passacaglia, obra solo datada de 1973, mesma época em que foi escrita Corrente, peça para duo também dedicada a João Pedro Borges juntamente com Marcos Alan (1956-1973), talento do violão clássico nacional falecido precocemente. "Guest demonstra o conhecimento da escrita violonística, o que não causa estranheza para quem conhece seus dotes extraordinários de compositor e arranjador", afirma Borges, atualmente professor da Escola de Música do Estado do Maranhão e amigo de Guest há quase cinco décadas.

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão - foto Luciano Lima - crédito Daniel Dereveck

(Luciano Lima - crédito Daniel Derevecki)

O grosso do songbook é formado por transcrições de obras feitas para piano e arranjos de melodias cifradas, trabalho feito por Lima sob a supervisão do compositor. "As adaptações para o violão foram feitas entre março e julho de 2021. Desde o início mantivemos contato quase que diariamente, editando e revisando minuciosamente as partituras, somando mais de 330 e-mails trocados", revela o violonista.

No caso das transcrições solo, destacam-se músicas das Oito peças breves para piano, de 1972, incluindo Águas paradas, que apesar de ter versão solo escrita pelo próprio compositor, foi revisada por Lima a partir da versão pianística, sendo transposta um trítono acima. Quatro das Oito peças formam a Suíte para 12 cordas para duo de violões, obra camerística que teve uma versão realizada por Guest e apresentada pela Camerata Carioca sob o título Suíte para 31 cordas. "A revisão das peças originais para violão incluiu pequenos ajustes em determinadas passagens, como mudanças de oitava ou redistribuição de notas em acordes, buscando valorizar a ressonância do instrumento e contribuir para um resultado mais idiomático", conta Lima.

Songbook reúne partituras de Ian Guest transcritas e arranjadas para violão - foto ian Guest

(Ian Guest)

Já as peças adaptadas a partir de melodias cifradas ofereceram a Luciano maior liberdade criativa dentro do conceito de arranjo propriamente dito. "Algumas das peças concebidas como melodias cifradas também possuem uma versão publicada como 16 Estudos para piano. Por apresentarem mais elementos e uma textura voltada para uma realização solo, esta foi a fonte utilizada", revela.

"Ian é muito criterioso, atento a cada detalhe, e suas sugestões sempre tiveram muita propriedade, valorizando ainda mais o resultado ao violão", analisa. Podemos dizer que o material apresentado no songbook, nesses termos, foi aprovado pelo compositor. "Entretanto, dificilmente poderíamos chamar estas versões como as 'definitivas' para violão. Ao invés disso, faz mais sentido encará-las como uma das muitas possibilidades que a música de Ian Guest permite", conclui Lima.

Para o produtor e jornalista Alessandro Soares, este livro dialoga plenamente com o conceito da editora do Acervo Violão Brasileiro, o qual dirige. “Sempre fui fã do Ian Guest e das peças dele e é papel do Acervo dar visibilidade a projetos especiais como este, ainda mais quando as transcrições, arranjos e a coordenação têm a assinatura de Luciano Lima, que realiza de maneira incrível as atividades de pesquisador, concertista e editor”.

Serviço:

Songbook: Ian Guest - Música para Violão

Compositor: Ian Guest

Transcrições e arranjos: Luciano Lima

Textos: João Pedro Borges, Ian Guest, Luciano Lima e Giovani Letti 

Número de partituras: 27 para violão solo e 3 para duo de violões

Formato: digital PDF - 4,8 MB - 109 páginas

Páginas: 109

Editora: Acervo Violão Brasileiro

Valor: R$ 61,90 (até 12x no cartão)

Disponível na Loja Violão Brasileiro

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.