Voltar

Flavia Prando e Humberto Amorim fazem recital histórico no Movimento Violão

Postado em Coluna Alessandro Soares em 07/09/2022

Flavia Prando e Humberto Amorim fazem recital histórico no Movimento Violão - Foto Flávia Prando

(Flávia Prando - print vídeo)

Por Alessandro Soares

A musicóloga e violonista Flávia Prando continua fazendo história a partir da sua incrível pesquisa sobre os pioneiros do violão em São Paulo. E nesta quarta-feira (07/09), pleno feriado da Independência, tem mais. Ela vai fazer o recital de abertura do incrível projeto Movimento Violão, no teatro do Sesc Santana, em São Paulo, às 18h, no qual vai interpretar peças raras que ela descobriu. Em seguida, sobe ao palco o também violonista e pesquisador Humberto Amorim, que vai tocar peças inéditas de Quincas Laranjeiras, Antonio Rebello e Melchior Cortez.

Estes recitais, assim como os demais, serão filmados pela TV Sesc para serem exibidos em 2023. E além da capital paulista, Flavia e Humberto vão de apresentar também nesta sexta (09/09), no Sesc Araraquara. O Movimento Violão, que este ano comemora 20 anos de existência, idealizado e dirigido pelo grande concertista Paulo Martelli, e produzido pela violonista Juliana Oliveira, não poderia ter melhor programação de abertura. Os recitais seguem até dezembro. Haverá concertos de Josué Costa e Katarzyna Smolarek, Waldir Jr e Paola Picherzky, Qaurteto Abayomi e Mark Delpriora e  Paulo Martelli e convidados. Veja roteiro completo abaixo.

ADQUIRA ESTE LANÇAMENTO CLICANDO AQUI

Pioneiros paulistas

De 2016, quando iniciou esse trabalho, até recentemente, quando ganhou a primeira menção honrosa no Prêmio Silvio Romero do IPHAN pela sua tese acadêmica, Flavia Prando vem produzindo como nunca. É um riquíssimo levantamento de biografias, fotos e partituras inéditas.

Neste recital, Flavia vai interpretar compositores e peças, como as de Theotonio Gonçalves Côrrea (1846-1892) e sua mazurka Recordação Saudosa, Práxedes Gil-Orozco Bastidas (1857-1916) e a valsa Recordação de Pernambuco. De Alberto Baltar (c.1870- c.1940), ela vai interpretar Bon Jour, Papa. Já o compositor Antonio Estanislau do Amaral (1869-1938) entrou no repertório com a valsa Panamby, enquanto Mário Amaral (c. 1895-1926) está presente com Saudosa.

Prando vai apresentar ainda obras de Antonio Giacomino (c.1905 - c.1960) e sua Crepúsculo, João Avelino de Camargo (1880-1936), com a gavota Iole e o choro Sabãozinho, além de Theotonio Côrrea (1881-1941) com o maxixe Cruzeiro, e João Reis dos Santos (1886-1950) com o choro Paulista.

CONHEÇA A COLEÇÃO FLÁVIA PRANDO, DA EDITORA LEGATO

Aliás, todas as partituras desse raro repertório estão agora disponíveis graças à parceria que Flávia Prando fez com o grande editor Ivan Paschoito e sua incansável tarefa de produzir excelentes publicações pela sua editora Legato, que completa 10 anos de atividade. Recentemente foi lançado o álbum Violões na Velha São Paulo, em dois volumes. O primeiro volume já está disponível para venda na Loja Violão Brasileiro. E as partituras avulsas da Coleção Flávia Prando também podem ser adquiridas pela Loja.

Antes dos recitais e dos álbuns de partituras, Flavia aproveitou a pandemia para gravar vídeos dessas peças em seu canal no Youtube. “Fui no embalo motivada pela onda das lives. Sempre no pensamento de que a pesquisa musicológica, além da escrita, deve ter outras dimensões, como a difusão de repertório e oferecer as partituras e áudios, e hoje em dia vídeos me parece uma boa maneira de divulgar estes compositores. O convite do Ivan para realizar estes livros de partituras, com histórias dos compositores e das obras, fotos foi incrível, pois tira a pesquisa da estante de livros e traz para a estante musical e traz um material com a qualidade e bom gosto que o Ivan apresenta nestes 10 anos de Legato”, afirma ela em depoimento ao Acervo.

Inéditas de Quincas Laranjeiras

Flavia Prando e Humberto Amorim fazem recital histórico no Movimento Violão - Foto Humberto Amorim (Crédito: Fer Brizard)

(Humberto Amorim - crédito Fer Brizard)

Quando entrar no palco daqui a pouco, Humberto Amorim promete uma baita surpresa, pois vai interpretar um choro inédito e belíssimo (segundo ele) de um personagem completamente inesperado. Além disso, vai tocar duas peças duas peças num raríssimo violão construído há mais de 120 anos.

Costumo dizer que Humberto Amorim representa um verdadeiro divisor de águas quando se fala em pesquisa de violão, especialmente na descoberta de personagens e partituras do Século 19 e início do Século 20. Neste recital ele vai apresentar diversas obras inéditas de Quincas Laranjeiras (1873-1935), recém encontradas, a exemplo de Cristais, Mazurquinha, Andantino e Legenda. São peças que evidenciam o quanto Quincas foi bem além das conhecidas Sabará e Dores D’Alma (esta última serviu de inspiração para Villa-Lobos compor o Estudo n. 11).

Flavia Prando e Humberto Amorim fazem recital histórico no Movimento Violão - Capa da Partitura Legenda(Andante)

(Capa de uma das partituras inéditas de Quincas Laranjeiras - Lançamento final de setembro)

E mais: Amorim vai interpretar a Serenata Rimpianto Op.6 n.1, composta por Enrico Toselli (1883-1926), em arranjo de Quincas, ou seja, outro achado inédito. Todas essas músicas estão sendo revisadas e editadas pelo pesquisador e violonista e serão publicadas pela primeira vez, com apoio do Acervo Violão Brasileiro, em versão digital. Aos interessados, informamos que os títulos vão vendidos exclusivamente pela nossa loja a partir do final de setembro.

Tais publicações integram o projeto Pioneiros do Violão no Brasil. Idealizado e coordenado por Amorim, esse trabalho vem resgatando, em acervos públicos e privados brasileiros e europeus, milhares de partituras desconhecidas, perdidas ou raras. O volume e a importância das descobertas feitas até o momento, já são de tirar o fôlego. No dizer do grande concertista Fábio Zanon, Humberto Amorim “reescreve a história do violão brasileiro”.

Além de Quincas e Melchior Cortez, Humberto Amorim vai tocar no recital a peça mais antiga para violão que se conhece do Villa-Lobos (a Valsa Concerto n. 2, de 1904), e a rara Valsinha, de Antonio Rebello (1902-1965). Com esta noite, Flavia Prando e Humberto Amorim fazem história em incrível recital.

Programação Movimento Violão:

07/09 – 18h SESC Santana – Humberto Amorim e Flavia Prando

09/09– 20h SESC Araraquara – Humberto Amorim e Flavia Prando

05/10– 20h SESC Santana – Josue Costa e Katarzyna Smolarek

07/10– 20h SESC Araraquara – Josué Costa e Katarzyna Smolarek

09/11– 20h SESC Santana – Waldir Jr e Paola Picherzky

11/11– 20h SESC Araraquara – Waldir Jr e Paola Picherzky

07/12– 20h SESC Santana – Qaurteto Abayomi e Mark Delpriora

02/12– 20h SESC Araraquara – Paulo Martelli e convidados

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.