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Edição de partituras de violão é tema de aulão grátis com Ivan Paschoito

Postado em Cursos, workshops e palestras em 17/07/2025

(Ivan Paschoito)

Por Alessandro Soares

Um dos mais renomados e experientes editores de partituras de violão do Brasil, Ivan Paschoito é o novo professor da série Aulões grátis do Acervo Violão Brasileiro. Ele vai falar um pouco sobre suas principais realizações, edições e projetos em mais de 40 anos de carreira. Também vai traçar uma linha do tempo sobre a história das partituras para violão (do século 19 aos dias atuais). Ivan mostrará ainda brevemente algumas etapas das técnicas de edição de partituras. E abordar o mercado na atualidade.

O aulão grátis vai ocorrer na segunda-feira (28/07), às 19h, de forma online ao vivo pela plataforma Zoom. Inscrições gratuitas aqui pelo site do Acervo. As vagas são limitadas e o aulão não será retransmitido depois.

CLIQUE SE INSCREVA GRÁTIS

Como editar as próprias partituras e vendê-las? Como funciona o relacionamento com as editoras hoje em dia? Quem só escreve a lápis e precisa editar no computador? O que restou do Finale? Como escolher o melhor software para o teu objetivo e estilo de trabalho? Essas e várias outras perguntas serão respondidas neste encontro.

Esta aula é destinada a um público amplo, que abrange amadores e profissionais, sejam eles focado em edição, arranjo, composição ou vendas.

Regras de notação

No encontro ao vivo, Paschoito abordará os cuidados específicos para se produzir uma boa partitura, tanto digital quanto destinada à impressão, incluindo questões técnicas como os softwares envolvidos e assuntos de notação musical.

Em outra reportagem do Acervo sobre o tema, Ivan já havia destacado o seguinte: “seja qual for o instrumento, a clareza é fundamental, tanto em design da música escrita em si quanto o da impressão. Não se pode complicar a vida do músico. O 'modelo' a ser seguido já foi bem definido ao longo do tempo", analisa, destacando a clássica obra Behind Bars, de Elaine Gould, como referencial para as regras de notação.

Ivan Paschoito frisa ainda que, apesar de os softwares terem incorporado tais regras de notação, não significa que façam tudo sozinhos. "Se deixarmos os programas fazerem as escolhas, o resultado pode ser bem ruim. É preciso um bom senso de equilíbrio e de estética por parte do editor", afirma. A tradicional editora alemã Schott e a editora canadense D'Oz são citadas por ele como referenciais em trabalhos estéticos notáveis. 

Na aula, Ivan vai traçar uma linha do tempo sobre a impressão musical no Brasil. Desde as primeiras edições para violão, em 1877, até a mudança de foco do negócio da partitura para a gravação, no início do século 20, passando pelo surgimento das grandes editoras.

O papel das editoras estrangeiras e a contribuição de três grandes fábricas (Giannini, Di Giorgio e Del Vecchio) para a literatura do violão também fazem parte do programa, assim como as ameaças ao negócio da partitura impressa, que vão da  reprografia até hoje, na era das mídias sociais.

Sobre Ivan Paschoito

Nascido em São Paulo em 1953, Ivan Paschoito é formado em Editoração pela ECA/USP. Não é músico profissional, mas um apaixonado pelo violão. Entre os livros que têm a assinatura dele, destacamos Dilermando Reis: The Guitar Works vol. 1 e 2 The Guitar Works of Paulinho Nogueira vol. 1 e 2. Como assessor editorial, cuidou da edição do último trabalho de Henrique Pinto – Antologia Violonística – e as reedições do Método Paulinho Nogueira e do primeiro volume de A Escola de Tárrega, de Sodré.

À frente da editora Legato, Ivan costuma lançar raros livros de partitura, incluindo peças inéditas, a exemplo da coleção Violões na Velha São Paulo, em 4 volumes, sobre compositores pioneiros paulista, de autoria da pesquisadora e violonista Flávia Prando. Para outros instrumentos, piano, órgão, flauta e violino, são mais de 20 volumes, traduzidos e/ou editorados e publicados pela Ricordi.

Outros destaques recentes do trabalho de Ivan na editora Legato são os históricos livros Antônio Rago: o mago do violão, a partir de manuscritos de Geraldo Ribeiro e José Augusto de Freitas – 10 obras originais para violão, de Jorge Mello e Celso Faria. Tem ainda os livros Nelson Piló – Sua, arte, seu violão. E mais Gershwin – Prelúdios 1 & 2 – Arranjos para violão solo de Carlos Barbosa-Lima e o Ernesto Nazareth, por Geraldo Ribeiro.

Serviço:

Aulão do Acervo
Tema: Edição de partituras para violão: história, técnica e mercado
Professor: Ivan Paschoito
Data: segunda-feira (28/07)
Hora: 19h
Modo: online ao vivo pelo Zoom
Inscrições gratuitas aqui
Fale conosco: whatsapp (11) 97615-8514

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