Voltar

Duo Villa-Lobos e Andrea Roberto são destaques internacionais do Festival de Violão da UFRGS nesta sexta (20/11)

Postado em Festivais em 20/11/2020

(Duo Villa-Lobos)

Da Redação

Os recitais do violonista italiano Andrea Roberto, do chileno Andrés Pantoja e dos colombianos Cecilia Palma (cello) e Edwin Guevara Gutiérrez (violão) estão entre os destaques do Festival de Violão da UFRGS nesta sexta (20), a partir das 20h no Youtube e no facebook do evento, que prossegue até amanhã com intensa programação de masterclass, mesas redondas e concertos.

O Duo Villa-Lobos é um grupo de música de câmara criado em 2003. Começaram a trabalhar no Conservatório Superior de Música do Liceu de Barcelona (Espanha) sob a direção de Guillem Pérez-Quer. Relizaram concertos em diversos festivais, auditórios e teatros na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Especializam-se em repertório original para violoncelo e violão, além de criar obras e arranjos de diferentes estilos.

Compositores como Leo Brouwer (Cuba), Atanas Ourkouzounov (Bulgária), Blas E. Atehortua (Colômbia), Jorge Miguel González, Carles Guinovart, Francesc T. Bech, Gloria Villanueva, Josep Galeote (Espanha), Jaime Zenamon (Bolívia), Arnaldo Freyre, Ricardo Pauletti (Brasil), Jan Freidlin (Rússia), Gerard Drozd (Polônia), Leonardo Le San (Colômbia), José A. Guerrero (EUA - México), Giorgio Tortora (Itália), Pedro Sarmiento (Colômbia), dedicaram obras ao duo.

(Andrea Roberto)

Obtiveram o maior prêmio de Música Contemporânea no Festival de Interpretação Europeia de Arjau de Barcelona e o prêmio Octavio Marulanda Morales do Festival de Música Colombiana de Ruitoqueño. Atualmente, cursam doutorado na Universidade do Arizona (EUA) e preparam novos CDs para o selo Naxos.

Cecilia Palma é violoncelista da Orquestra Filarmônica de Bogotá e Professora Associada da Universidade Nacional da Colômbia. Edwin Guevara Gutiérrez é professor da Universidade Sergio Arboleda em Bogotá, artista Knobloch Strings (Espanha) e compositor das Edições Bergmann da Dinamarca.

Andrea Roberto nasceu em Foggia em 1995. Começou a estudar violão aos 4 anos e aos 9 foi admitido no conservatório "U. Giordano", na turma do professor Sandro Torlontano, recebendo aos 14 anos  o diploma com honras e menção especial. Completou seus estudos no Conservatório de Maastricht (Holanda) com Carlo Marchione.

Sua carreira artística inclui inúmeros prêmios que o levaram a se apresentar em todo o mundo. Participou em programas da Rádio Vaticano e da Rádio Hoje de Albacete (Espanha).

Ganhou primeiro prémio nos concursos internacional Andrés Segóvia (Itália, 2012), Concurso internacional Strata Pisa (2013), Concurso Internacional "Twents" (Holanda, 2016)  e no prestigiado concurso internacional José Tomás (Espanha, 2016).

Em 2017 gravou seu primeiro CD "The Italian Guitar Journey" com a JSG Records (Valência). Recentemente, as faixas do álbum foram transmitidas na rádio internacional espanhola RTVE-Madrid.

Em novembro de 2017 foi incluído no projeto europeu Euro String que o levou a atuar em 14 festivais de violão na Europa.

Em junho de 2019, recebeu a medalha de ouro no prestigioso Parkening International Guitar Competition, realizado na Pepperdine University, Malibu, Califórnia.

Recomendado por David Russell e Sergio Assad, foi convidado a trabalhar como assistente nas aulas do Professor Tom Patterson na Universidade do Arizona, em Tucson (EUA).

Sexta-feira, 20 de novembro:

• 9h30-12h – Masterclass com Pedro Rodrigues (Universidade de Aveiro/Portugal)

 

• 14-15h30 – Palestra com Juan Carlos Laguna: leitura à primeira vista ao violão

• 16h-17h30 – Mesa redonda: Violão em conjuntos (ensino coletivo e música de câmara), com Cristina Tourinho (UFBA), Carla Santos (UFPB), Thiago Abdalla (EMESP) e Paulo Inda (moderador)

• 20h – Concerto com Andrea Roberto (Itália), Andrés Pantoja (Chile) e Duo Villa-Lobos (Edwin Guevara e Cecilia Palma/Colômbia)

Sábado, 21 de novembro:

• 9h30-10h15 – Comunicação de pesquisa com Rafael Iravedra (PNPD/UFRGS): A preparação para a performance ao vivo: processos e estratégias de estudo

• 10h30-12h – Palestra com Humberto Amorim (UFRJ) e Flávia Prando (CPF-SESC/SP): Publicação e difusão de pesquisas em violão

• 14h-16h30 – Masterclass com Thomas Patterson (Universidade do Arizona/EUA)
• 17h30-18h30 – Oficina com André L. Godinho: Produção de conteúdo em vídeo para violonistas

• 20h – Concerto de encerramento com Cleyton Fernandes (homenagem a Paulo Bellinati, com Thalita Savordelli) e Juan Carlos Laguna

 

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.