Voltar

Festival de violão em Porto Alegre tem maratona de concertos e cursos online de terça a sábado

Postado em Festivais em 13/11/2020

(Daniel Wolff)

Por Alessandro Soares

É só bater o olho na agenda. Pra quem gosta muito de violão, a vontade é de ficar de manhã até à noite todos os dias só assistindo às atrações do XII Festival de Violão da UFRGS, que começa nesta terça (17/11) e vai até sábado. O formato desta edição será online e gratuita, com transmissões pelo Youtube do evento. Por lá serão exibidos pelo menos 12 concertos e uma infinidade de cursos, palestras e mesas redondas, com violonistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Romênia, Itália e Portugal.

Coordenado pelo professor, compositor e pesquisador Daniel Wolff, o festival neste ano tem parceria com o departamento de violão da Universidade do Arizona (EUA) e o apoio do Acervo Digital do Violão Brasileiro na divulgação. Um das novidades é que, por meio do violonista e professor americano Thomas Patterson, vários doutorandos de destaque que venceram inúmeros concursos internacionais vão realizar recitais exclusivos para o evento.

E na véspera de começar o festival, o Acervo vai antecipar algumas novidades durante a live que ocorre nesta segunda-feira (16/11), às 19h, no Youtube e no Facebook do Acervo do Violão Brasileiro. O bate-papo será com Daniel Wolff e mais quatro atrações desta edição: Alisson Alípio, Cristina Tourinho, Humberto Amorim e Cleyton Fernandes.

Durante a live, Wolff vai dar um panorama da programação, incluindo os solistas internacionais, a exemplo de Misael Barraza-Diaz (México), Pedro Rodrigues (Portugal), Ana Maria Iordache (Romênia), Andrea Roberto (Itália), Andrés Pantoja (Chile) e Duo Villa-Lobos (Edwin Guevara e Cecilia Palma/Colômbia). E vai detalhar o concerto de abertura que fará Daniel Wolff, marcando o lançamento do disco Beethoven for Guitar.

(Thomas Patterson_foto de Bin Hu)

O curitibano Alisson vai destacar na live a masterclass que fará na quarta-feira pela manhã. E comentar o repertório variado do recital vai fazer à noite, com peças de Dowland, Bach, Dilermando Reis, Ruiz-Pipó, Sérgio Assad e Egberto Gismonti.

Enquanto Cristina Tourinho vai abordar na live o ensino coletivo e a música de câmara, que é tema da mesa redonda da qual ela participa na sexta-feira (20), ao lado de Carla Santos, Thiago Abdalla e Paulo Inda.

Já Humberto Amorim (UFRJ) vai antecipar na live um pouco da palestra que vai dar junto com a pesquisadora e violonista Flávia Prando. O tema é “publicação e difusão de pesquisas em violão”. De fato, Humberto revolucionou a maneira de se pesquisar a história do violão no Brasil, trazendo à tona uma série de documentos do século 18.

(Alisson Alípio)

E Cleyton Fernandes vai falar sobre a obra de Paulo Bellinati, que é o compositor central do concerto de encerramento que ele fará no festival. Cleyton vai ainda debater sobre o programa que ele criou ao lado de Gilson Antunes e Sidney Molina: Academia e Violão. Esse será também um dos temas na linha de pesquisa em violão na universidade, que vai ocorrer na quinta.

Ao longo da semana, o Acervo vai contar as novidades do festival. Por enquanto, recomendamos que se confira programação completa:

Confira programação completa:

Concertos: Juan Carlos Laguna, Pedro Rodrigues, Misael Barraza-Diaz, Duo Villa-Lobos, Andrea Roberto, Ana Maria Iordache, Daniel Wolff, Alisson Alípio, Andrés Pantoja, Cleyton Fernandes, Paulo Inda, Marcos Araújo.

Cursos, palestras e mesas redondas: Thomas Patterson, Pedro Rodrigues, Juan Carlos Laguna, Federico Nuñez, Luiz Claudio Ribas, Alisson Alípio, Gilson Antunes, Sidney Molina, Cleyton Fernandes, Thiago Abdalla, Ximena Matamoros, Cristina Tourinho, Humberto Amorim, Flávia Prando, Rafael Iravedra, André Godinho, Misael Barraza-Diaz.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 17 de novembro:

• 20h – Concerto de abertura: Daniel Wolff (lançamento do disco Beethoven for Guitar, com participação de Olinda Allesandrini, Camilo Simões, Milene Aliverti e Orquestra do Instituto de Artes – reg. Carlos Vôlker-Fecher), Paulo Inda, Marcos Araújo.

Quarta-feira, 18 de novembro:

• 9h30-12h – Masterclass com Alisson Alípio (UNESPAR)
• 14-15h30 – Oficina com Misael Barraza-Diaz (México): Técnicas do violão flamenco

• 16-17h30 – Mesa redonda: Ensino de violão e intercâmbio na América Latina, com Juan Carlos Laguna (UNAM/México), Ximena Matamoros (Universidade do Chile), Federico Nuñez (UNA/Argentina) e Daniel Wolff (moderador)

• 20h – Concerto com Pedro Rodrigues (Portugal) e Alisson Alípio

Quinta-feira, 19 de novembro:

• 9h30-12h – Masterclass com Luiz Claudio Ribas (UNESPAR)

• 14-15h30 – Palestra com Thomas Patterson (Universidade do Arizona/EUA): Preparação para recitais, audições e concursos

• 16h-17h30 – Mesa redonda: Pesquisa em violão na universidade, com Sidney Molina (FAAM), Gilson Antunes (Unicamp), Cleyton Fernandes (UFCA) e Marcos Araújo (moderador)

• 20h – Concerto com Ana Maria Iordache (Romênia) e Misael Barraza-Diaz (México)

Sexta-feira, 20 de novembro:

• 9h30-12h – Masterclass com Pedro Rodrigues (Universidade de Aveiro/Portugal)

• 14-15h30 – Palestra com Juan Carlos Laguna: leitura à primeira vista ao violão

• 16h-17h30 – Mesa redonda: Violão em conjuntos (ensino coletivo e música de câmara), com Cristina Tourinho (UFBA), Carla Santos (UFPB), Thiago Abdalla (EMESP) e Paulo Inda (moderador)

• 20h – Concerto com Andrea Roberto (Itália), Andrés Pantoja (Chile) e Duo Villa-Lobos (Edwin Guevara e Cecilia Palma/Colômbia)

Sábado, 21 de novembro:

• 9h30-10h15 – Comunicação de pesquisa com Rafael Iravedra (PNPD/UFRGS): A preparação para a performance ao vivo: processos e estratégias de estudo

• 10h30-12h – Palestra com Humberto Amorim (UFRJ) e Flávia Prando (CPF-SESC/SP): Publicação e difusão de pesquisas em violão

• 14h-16h30 – Masterclass com Thomas Patterson (Universidade do Arizona/EUA)
• 17h30-18h30 – Oficina com André L. Godinho: Produção de conteúdo em vídeo para violonistas

• 20h – Concerto de encerramento com Cleyton Fernandes (homenagem a Paulo Bellinati, com Thalita Savordelli) e Juan Carlos Laguna

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.