Voltar

Associação de mulheres violonistas e compositoras faz retrospectiva em evento online nesta sexta (17/12)

Postado em Lives de Violão em 17/12/2021

(Thaís Nascimento - Crédito Indira Zuhaira Richter)

Por Alessandro Soares

Elas têm muito o que contar. Com apenas um ano de existência, a Associação Internacional de Violonistas Compositoras (AIVIC), que reúne 24 mulheres de países como Brasil, Argentina, México, Chile, entre outros, criaram diversos canais na internet, pelos quais divulgam obras inéditas em vídeos e difundem uma quantidade significativa de projetos. Nesta sexta (17/12), às 18h, no Youtube da AIVIC, haverá um evento em forma de retrospectiva, mostrando um bom panorama desse trabalho.

Do Brasil vão estar presentes Thaís Nascimento, Graça Alan, Laura Campanér, Sandra Alfonso, Andrea Perrone, Tainá Caldeira, Cristina Azuma, Luciana Lins, Mara do Nascimento e Carla Maffioletti. No evento será apresentada parte de uma entrevista com a saudosa Rê Montanari (1962-2021), que integrou a associação e nos deixou em novembro passado.

Da Argentina, participam Mirta Alvarez, Andrea Zurita, Gabriela Battistini, Ana Larrubia, Cecilia Zabala, Luciana Oyhanarte e Carolina Velázquez e do México, Nadia Borislova, Anastasia Sonaranda e Laura Chávez-Blanco. Também estarão nesta retrospectiva Lizle Martínez (Paraguai), Karen Arango (Colômbia), (Ximena Matamoros (Chile) e a francesa Elodie Bouny, que nasceu na Venezuela e reside atualmente em Portugal.

ADQUIRA BILHETES AQUI NA LOJA VIOLÃO BRASILEIRO

Segundo uma das fundadoras da AIVIC, Thaís Nascimento, essa retrospectiva marca a última estreia de vídeos do ano. “Fizemos takes com trechos de cada violonista tocando e a narração destacando os projetos realizados. Fizemos também um balanço sobre cada série, playlists, eventos, nossa missão, o surgimento da associação e a inspiração na violonista Mayara Amaral (1989-2017), vítima de feminicídio e que realizou uma inédita e incrível iniciativa de pesquisar as mulheres compositoras de violão no Brasil.

No canal AIVIC Guitar do Youtube, dá pra conferir as diversas séries criadas, a exemplo da Obra Comentada (sobre processos composicionais e interpretação), Entrevistas (realizadas em eventos como o Festival Violão e Ponto, TV da Academia Livre de Violão e o projeto Violão para Todos),  Interpretações (com repertório variado para violão tocado pelas integrantes da Associação). “Nas séries, formadas de vídeos gravados que estreiam na AIVIC, cada violonista produz em seu país e nós organizamos o material de divulgação e o programa para difundir a trabalho para violão das associadas”, informa Thaís.

(Laura Campanér)

Pelo depoimento de algumas das integrantes da associação, vem muito trabalho pela frente e o balanço até agora é bastante animador.  Um aspecto que se destaca nas suas falas é o aprendizado entre elas, que são mulheres de várias gerações, com suas histórias particulares, provenientes de diferentes culturas e cenários musicais.A brasileira Laura Campanér afirma que, ao escutar Thais Nascimento dizer que “tocar obras de mulheres compositoras, é valorizar suas vidas”, se deu conta da importância de uma gota d’água no oceano. “É uma gota d’água cada passo que damos na direção do ideal de ter obras de mulheres compositoras executadas nos festivais de música, nos programas pedagógicos das escolas e Universidades”.

Andrea Zurita, da Argentina, comenta que na AIVIC encontrou "um espaço de diálogo, de troca de experiências e de discussão de diferentes questões que nos afetam como mulheres musicistas na América Latina”.  Enquanto a conterrânea Gabriela Battistini considera este espaço “uma grande conquista em termos de direitos de gênero”, no qual mulheres de diferentes localidades trabalham a partir da música e da criação, para tornar “a nossa arte mais visível e conquistar novos espaços com um olhar mais igualitário”.

(Andrea Zurita)

Para Thaís Nascimento, a AIVIC é mais um desdobramento da luta das mulheres pela igualdade de gênero e não violência. E contextualiza: “nosso projeto é musical e o foco é a difusão do repertório para violão, da diversidade de estilos e de abordagem de cada compositora”. Mas a mensagem de gênero é intrínseca, afirma Thais, pois “a música sempre tem uma função social”.

De acordo com a mexicana Laura Chávez-Blanco, dizer AIVIC é dizer confiança, força, respeito, amor, talento, trabalho, colaboração, criatividade.

(Laura Chávez-Blanco)

Serviço:

Evento online: Retrospectiva 2021 - Associação Internacional das Violonistas Compositoras (AIVIC)

Quando: Sexta-feira (17/12)

Horário: 18h

Canal: Youtube AIVIC Guitar

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.