Voltar

Acervo realiza live Conversa de Luthier com Valderrama

Postado em Luthiers e violões em 26/01/2024

(José Valderrama em seu ateliê)

O luthier José Valderrama é o entrevistado do programa "Conversa de Luthier", que ocorre na quinta-feira (01/02), às 19 horas, ao vivo, aqui no canal do Acervo Violão Brasileiro. Ele vai falar de sua trajetória profissional, de suas pesquisas e da maneira de pensar a construção do instrumento. No bate-papo, também serão abordados temas relacionados à luteria no Brasil, com destaque para essa tecnologia de harmonização de ressonância no violão, que Valderrama estuda há décadas e é um dos maiores especialistas no Brasil.

A live conta com a participação dos violonistas e professores Thiago Abdalla, Everton Gloeden e Giacomo Bartoloni, além do violonista e dono da Strings Comercial, Oscar Ferreira. Também estarão presentes Lineu Bravo e Cleyton Fernandes, primeiros luthiers a doaram violões para a campanha de financiamento coletivo do Acervo. A mediação do Programa será feira por Alessandro Soares, curador do Acervo Violão Brasileiro.

PROGRAME-SE PARA ASSISTIR À LIVE

Valderrama vai mostrar o avanço na construção do instrumento que será sorteado. Internautas poderão fazer comentários e perguntas, inclusive para tirar dúvidas sobre a rifa e o sorteio.

E quem estiver curioso sobre o andamento da construção do instrumento que será sorteado em março, é interessante assistir ao segundo vídeo que Valderrama fez sobre a escolha das madeiras. Desta vez ele focou nas opções de tampo de abeto. E mostrou sua câmera desumidificadora, que normalmente fica a 30% a umidade relativa do ar, onde estoca todas as madeiras que estão em iminência de serem usadas.

 

LEIA TAMBÉM:

AULAS ONLINE E PARTITURAS ESTÃO ACESSÍVEIS A QUEM PARTICIPA DA RIFA DO ACERVO

LUTHIER VALDERRAMA: O GRANDE MESTRE DA HARMONIZAÇÃO DE RESSONÂNCIAS DO VIOLÃO

SAIBA COMO PARTICIPAR DA RIFA VIOLÃO JOSÉ VALDERRAMA

LUTHIER JOSÉ VALDERRAMA DOA VIOLÃO PARA RIFA DO ACERVO

No vídeo, Valderrama pede ajuda na escolha.  A decisão vai ser difícil porque é um tampo mais bonito do que o outro, segundo ele. “Pra quem gosta de um tampo um pouco mais uniforme, com os veios bem distribuídos, uniformes, este aqui é um maravilhoso. Já nesses outros tampos, aparece sem bear cloaw (garras de urso), lindos. Vai ser um páreo duro aqui de escolher. Porque o violão que eu fiz para o Odair Assad tinha um pouco de bear cloaw. Então vou separar um tampo aqui que seja bem semelhante ao dele. Pra que essa configuração fique realmente o mais gêmea possível daquele violão que eu fiz pro Odair”.

ENTRE NA RIFA CLICANDO AQUI PELO QR CODE

O modelo doado por Valderrama para a Rifa é similar ao que fez para o grande violonista Odair Assad. É um modelo Gran Solista com frequência fundamental em Mi bemol e tampo de abeto europeu. As laterais, fundo e cavalete são de jacarandá do Espírito Santo (extraída de uma árvore centenária). E mais: braço de cedro rosa; escala de ébano. O verniz é goma laca (tampo, lateral e fundo) e PU (no braço). As tarraxas e a roseta são autorais de José Valderrama. O case está incluso nesta rifa. O valor do bilhete é R$ 120,00 e está sendo vendido na Loja Violão Brasileiro. E vale o lembrete: para quem já participou de rifas anteriores do Acervo, ampliamos o prazo até este domingo (28/01) para aplicar o desconto de 20 reais no valor do bilhete. 

Quem já participou da rifa mas ainda não recebeu a mensagem, recomendamos consultar a caixa de promoções ou Spam. Ou então escrever para o Acervo pelo email contatos@violaobrasileiro.com.br ou pelo whatsapp (11) 97615-8514. O violão estará finalizado em março de 2024, quando será feito o sorteio e a entrega ao vencedor ou vencedora.

QUAL TAMPO ABETO VOCÊ PREFERE? VEJA VÍDEO ABAIXO

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.