Voltar

Violonista Tabajara Belo faz workshop em Brasília

Postado em Cursos, workshops e palestras em 20/07/2018

Violonista Tabajara Belo faz workshop em Brasília

Da Redação

O violonista, guitarrista e compositor Tabajara Belo, que atualmente reside nos Estados Unidos, está de passagem pelo Brasil, onde tem se apresentado em algumas capitais do país. Em Brasília, o músico realizará o workshop Violão Solo: Estudos para Improvisação Multi-textural e um breve recital, na sexta-feira (27/07), das 14h30 às 17 horas, na Universidade de Brasília – UNB (Departamento de Música, Bloco SG 4, Sala Samambaia). A entrada é franca, mas o número de vagas é limitado. Interessados podem se inscrevem pelo email acervoviolaobrasileiro@gmail.com ou pelo telefone (61) 9 9977 9529.

O evento tem patrocínio da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, com apoio do Acervo Digital do Violão Brasileiro e da UNB. No encontro, Tabajara Belo vai executar trechos dos seis movimentos de seus Estudos para Improvisação Multi-textural ao violão solo e discorre sobre os objetivos, processos composicionais utilizados e possíveis desdobramentos da obra.

Um dos destaque na cena musical brasileira, Tabajara é dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Tabajara já trabalhou,  em shows e gravações, com nomes como Wagner Tiso, Claudio Nucci, Vander Lee, Paula Santoro, Déa Trancoso, Marcus Viana, Paulo Bellinati. É bacharel em violão pela UFMG e Master of Guitar pela University of Arizona e professor efetivo de violão da Universidade Federal de Ouro Preto.

Doutorando em Composição pela University of Florida, Tabajara tem se apresentado em importantes festivais e projetos de música instrumental no Brasil e no exterior. Já atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra SESI Minas. Conquistou o prêmio de Melhor Instrumentista do BDMG Instrumental 2008. Fez turnês na Europa e Estados Unidos, realizando concertos e workshops.

Aclamado pela imprensa especializada (Revista Violão Pro, Revista Guitar Player), seu CD de estreia produzido em 2006 recria, em arranjos vigorosos, pérolas da canção brasileira de ontem e de hoje, de compositores como Jacob do Bandolim, Tavinho Moura, Paulinho da Viola, Garoto e Egberto Gismonti. Lançou, em 2009, seu segundo disco – “Suíte Brasil”, em parceria com o flautista Bruno Pimenta.

Em 2011, recebeu, ao lado do violonista Guilherme Vincens, o prêmio de violonista-destaque pela revista Guitar International Magazine. Também conquistou, em 2016, o segundo lugar nacional no concurso NOVAS 3, voltado para a composição de peças para o repertório violonístico. Trabalha atualmente na produção de seu terceiro disco, que privilegia sua produção autoral.

Clique abaixo e ouças faixas do CD de estreia de Tabajara Belo (2006)

Serviço:

Evento: Workshop “Violão Solo: Estudos para Improvisação Multi-textural”, com Tabajara Belo

Data: Sexta-feira (27 de julho)

Hora: 14h30 às 17h

Local: Universidade de Brasília (UNB) - Departamento de Música, Bloco SG 4, Sala Samambaia

Número de vagas: 20 pessoas

Entrada: franca, por ordem de reserva

Reservas: acervoviolaobrasileiro@gmail.com

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.