Voltar

Violonista Eduardo Gutterres faz recital neste domingo (21/03) online ao vivo pelo Movimento Violão Novos Rumos

Postado em Coluna Alessandro Soares em 21/03/2021

(Eduardo Gutterres em apresentação no Brooklyn, Estados Unidos, em fevereiro de 2020 - crédito: arquivo particular)

Por Alessandro Soares

Já faz um tempinho. Foi no pátio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que o violonista Eduardo Gutteres me abordou perguntando se eu escrevia para o Acervo Violão Brasileiro. Eu falei que sim. Daí ele contou brevemente dos planos e me ofereceu a partitura que escreveu de uma peça composta por Jean Charnaux. Já em 2019 vi esse menino arrebentando no Festival de Teresina, pelo qual ficou em segundo lugar. E neste domingo (21/03), às 16h, poderemos conferir um recital dele ao vivo online, transmitido pelo Youtube da Unibes Cultural.

O recital terá cerca de 30 minutos e faz parte da programação do maravilhoso Movimento Violão - Novos Rumos, idealizado e dirigido pelo grande violonista e produtor Paulo Martelli. “Criei este projeto em parceria com a Unibes Cultural como um espaço do violão brasileiro para a nova geração e como palco para alunos meus que são concertistas, alguns com carreira internacional, como é o caso do Eduardo, que um verdadeiro artista e está tocando magnificamente bem”, afirma Martelli em entrevista ao Acervo.

Eduardo Gutteres vai abrir o recital com a peça Valsa-choro, composta por ele, seguida da valsa Sonho de Magia (João Pernambuco).  Ele também vai apresentar quatro peças curtas do espanhol Francisco Tárrega: Estudo em Mi menor, Maria, Adelita e Alborada. E finaliza o breve concerto com as duas Cenas Brasileiras, de Elodie Bouny. Vale destacar que essas partituras de Elodie podem ser baixadas no Acervo pelo álbum Concurso Novas 1.

(Eduardo Guitterres - crédito: arquivo particular)

Não é de hoje que Eduardo Gutteres é um feliz caçador de prêmios.  Já papou o 1º lugar na terceira edição do Concurso de Violão Souza Lima. Também o 1º lugar no FIMUCA, além do 1º lugar no Concurso de Violão Fábio Lima e o 2º lugar no Concurso Nacional de Violão de Teresina. Foi também um dos cinco finalistas do 16º Concurso Internacional de Guitarras de Uruguay. Em 2019, participou do 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão e foi uma das atrações do X FIMUS - PB.

O release de Eduardo mostra que ele faz parte do seleto grupo de 12 bolsistas de diversos instrumentos. Em 2020 se apresentou em Nova York, realizou provas de mestrado e foi aceito com bolsa mérito na Manhattan School of Music.

Nascido em 1997, ele começou a estudar violão aos 11 anos e, aos 17, ingressou no curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi orientado pelos professores Flavia Domingues Alves e Paulo Inda. Mudou-se para São Paulo em 2019 para ser aluno regular de Paulo Martelli e Fábio Zanon, após ser um dos ganhadores do Programa de Bolsas de Estudos Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade Cultura Artística.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.