Voltar

Violonista Carlos Chaves busca financiamento para dois CDs de cavaquinho solo e álbum de partituras

Postado em Coluna Elcylene Leocádio em 05/02/2021

Violonista Carlos Chaves busca financiamento para dois CDs de cavaquinho solo e álbum de partituras - foto: Carlos Chaves no quintal de sua casa, em Teresópolis / arquivo particular

(Carlos Chaves no quintal de sua casa, em Teresópolis / arquivo particular)

Por Elcylene Leocádio

Mais conhecido por ser integrante do quarteto de violões Maogani e da banda Monobloco, o violonista, compositor, arranjador e cavaquinista Carlos Chaves está em campanha de financiamento coletivo para concluir projeto dedicado ao cavaquinho solo, num pacote formado de dois CDs: Cavaquinho Só e Acalantos de um cavaquinho e um álbum de partituras dessas músicas. A campanha vai até 04 de março e já alcançou 80% da meta de R$ 15 mil pela plataforma Som na Toca. O Acervo Violão Brasileiro não apenas apoia como recomenda este original e inusitado projeto. APOIE AQUI.

Na estrada da música há mais de 25 anos, o músico carioca também é professor de música da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec RJ) e coordenador de partituras do Acervo desde quando o portal surgiu em 2014. E atua no Maogani (ao lado de Paulo Aragão, Marcos Alves e Maurício Marques, que ficou no lugar de Sergio Valdeos) desde a criação do quarteto, em 1995. Juntos eles gravaram sete maravilhosos discos, entre os quais os premiados Caminhos Cruzados, Água de Beber e Pairando.

Como compositor, Chaves também é um dos vencedores do Concurso Novas 3 com a peça Memórias de um Abreu (cuja partitura pode ser baixada aqui no Acervo). Ele também foi premiado com a música Tricotando no Festival da Rádio MEC 2017. A obra dá título ao CD de estreia. E ainda por meio do Choro de Bela (vencedora do Festival de Americana e que também tem partitura pra baixar aqui no Acervo). Desde 2007, Carlos toca cavaquinho no Monobloco, tendo gravado um CD e um DVD com o grupo.

Em entrevista ao Acervo, Carlos Chaves fala que no final de 2019 decidiu fazer as malas e junto com a mulher e dois filhos se mudaram para Teresópolis. Assim que chegaram lá, estourou a pandemia e desde então permancem em isolamento na nova casa.

Ali, inspirado pela lembrança de amigos e pelas montanhas e clima da serra, Carlos começou a desenvolver composições para cavaquinho solo. E mais de dez composições foram gravadas em vídeo e colocadas nas redes sociais, com o desejo de através da música ajudar as ajudar as pessoas que estão em casa.

A música traduz o que nem sempre pode ser dito em palavras. E mais que nunca, nos dias de hoje, ela tem traduzido o abraço, o amor, a despedida, a revolta, a homenagem aos que estão partindo, a saudade dos que estão a poucos metros e não podemos encontrar, e muitas outras coisas que estão contidas “nas lembranças dos amigos” de Carlos Chaves, nas lembranças dos amigos de todos nós.

Do processo de compor brotou a ideia de gravar em estúdio dois CDs: Cavaquinho Só e Acalantos de um Cavaquinho e produzir um álbum de partituras dessas músicas. Essa é a história da campanha de financiamento coletivo do projeto “Carlos Chaves – Cavaquinho Solo”. Lançada para vender os CDS e os livros de forma antecipada, ela oferece outras recompensas, como vídeo-aula das composições e até uma composição exclusiva para o patrocinador.

Lembrando que a campanha ocorre até o dia 04 de março e já alcançou 80% da meta de R$ 15 mil. Conheça os detalhes, ouça a belíssima composição Acalanto no 4 no vídeo acima, e faça a sua doação “agorinha” pelo SOM DA TOCA

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.