Voltar

Violonista amazonense Marcio Aguiar é o ganhador da Rifa Violão Lineu Bravo

Postado em Luthiers e violões em 10/03/2022

Violonista amazonense Marcio Aguiar é o ganhador da Rifa Violão Lineu Bravo - Foto: Marcio Aguiar

(Marcio Aguiar)

Da Redação

O ganhador do violão Lineu Bravo, prêmio da 1ª rifa da campanha de financiamento coletivo do Acervo Violão Brasileiro, é Marcio Lima de Aguiar, violonista e professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. O sorteio foi realizado no último domingo (06/03), ao vivo, com a participação dos violonistas Paulo Bellinati e Thiago Abdalla, do luthier Lineu Bravo e do produtor cultural Alessandro Soares. 

Natural de Manaus, Marcio Lima de Aguiar começou a estudar violão aos seis anos de idade e, aos 13, já fazia parte do cenário musical de Manaus como violonista e guitarrista profissional, tendo atuado em diversas bandas locais. Atualmente, Marcio é maestro de Orquestra de Música Popular da UFAM e Orquestra de Violões da UFAM e está fazendo doutorado sobre o violão de 7 cordas na cidade de Manaus.

Foi violonista do grupo de dança flamenca Gitanos del Fuego, entre 1994 a 1995, e um dos fundadores da Orquestra de Violões do Estado do Amazonas, em 2000, do qual foi integrante até 2010. Atuou como arranjador em diversos festivais de música. Como músico de estúdio, já gravou com o cantor Cileno, a banda de reggae Johnny Jack Mesclado e participou de coletânea de diversos artistas da cidade de Manaus.

Violonista amazonense Marcio Aguiar é o ganhador da Rifa Violão Lineu Bravo - Foto: Marcio Aguiar

(Marcio Aguiar)

O violão sorteado custa, hoje, R$ 25 mil. A rifa foi vendida a R$ 120. Somadas as vendas e algumas doações, o total de bilhetes foi 489.  Márcio comenta que está muito feliz de ser o vencedor. “Acompanho o site do Acervo Violão Brasileiro há algum tempo e tomei conhecimento da rifa violão Lineu Bravo desde o início da campanha, em dezembro de 2021. 

Ao saber que o motivo da Rifa era arrecadar fundos para ajudar a sustentar o Acervo, não tive como não dar minha parcela de contribuição. Ao mesmo tempo, para mim foi uma grande surpresa ter sido sorteado. Estou muito feliz, pois os violões do Lineu Bravo são referência em nosso país. Me sinto muito gratificado. Que venham outros sorteios que possam contribuir para a melhoria do site”, afirmou em depoimento ao Acervo Violão Brasileiro. 

Em seu depoimento, Márcio toca em um aspecto recorrente na fala das pessoas que participaram da rifa, o apoio ao Acervo. Dezenas de pessoas não são violonistas, mas gostam de música, acompanham o trabalho e decidiram apoiá-lo.

Violonista amazonense Marcio Aguiar é o ganhador da Rifa Violão Lineu Bravo - Violão Lineu Bravo

(O violão Lineu Bravo sorteado)

A Rifa Violão Lineu Bravo foi lançada no dia 6 de dezembro de 2021 e as vendas encerradas em 10 de fevereiro de 2022.  A live que definiu o vencedor ocorreu no dia 06 de março. Na ocasião foram também sorteados dois brindes: uma camiseta do Acervo e um conjunto de CDs de violão produzidos pela GuitarCoop e doados por Thiago Abdalla, um dos produtores. Os ganhadores dos brindes foram, respectivamente, Udo Anônio Baingo e Ayrlon Guimarães dos Santos dos Santos.

O Acervo do violão Brasileiro completa oito anos em 2022. Desde o seu lançamento em 8 de setembro de 2014, o site desenvolve atividades regulares sem patrocínio, mas oferece acesso gratuito a qualquer pessoa interessada nos conteúdos produzidos e divulgados. Sua manutenção depende, portanto, da contribuição financeiras de quem acredita na importância de se preservar a cultura e a memória da música para violão feita no Brasil.  Com a finalidade de garantir a continuidade deste trabalho o Acervo está planejando novas ações de financiamento coletivo e construindo uma nova seção destinada a doações. 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.