Voltar

Violonista Alisson Alípio lança partitura da Ave Maria, de Gounod

Postado em Lançamentos em 29/02/2024

Violonista Alisson Alípio lança partitura da Ave Maria, de Gounod - Foto: Alisson Alípio

(Alisson Alípio)

Por Geovany Hércules

Grande compositor de óperas, o compositor francês Charles Gounod (1818-1893) se destacou sobretudo nas músicas religiosas. É o que destaca o professor Orlando Fraga no texto de apresentação que integra a edição da partitura digital da famosa Ave Maria (Méditation sur le 1er Prélude de J.S. Bach), em adaptação para violão solo do violonista Alisson Alipio. Formada de oito páginas em PDF, a publicação foi lançada na segunda-feira (26/02) exclusivamente pela Loja Violão Brasileiro.

ADQUIRA ESTA PARTITURAPARTICIPANTES DA RIFA VIOLÃO VALDERRAMA PODEM BAIXÁ-LA GRATUITAMENTE

A partitura tem editoração do violonista e pesquisador Luciano Lima e capa e diagramação de Théo Leocádio, que incluiu em suas páginas o QR Code que dá acesso ao videoclipe da peça, com o próprio Alisson interpretando a obra. Esta publicação pode ser adquirida por R$ 19,90 na Loja Violão Brasileiro. Mas os participantes da Rifa Violão Valderrama podem recebê-la gratuitamente. Basta aplicar o cupom que aparece no ato da compra da rifa.

Além dessa partitura, quem entra na rifa recebe também como bônus três aulas online de duas horas de duração, cada, com grandes mestres como Marco Pereira, Elodie Bouny e Ricardo Marui e Thiago Abdalla. E outra partitura será oferecida como brinde em breve.

Segundo Orlando Fraga no texto da edição da partitura de Ave Maria, a música sacra de Gounod tem grande representatividade, pois ele compôs cerca de 200 obras, as quais se dividem em três categorias: ouvres de concerto (oratórios, motetos), ouvres litúrgicos (missas, Requiem) e melodias religiosas (solos e duetos).

CLIQUE E PARTICIPE DA RIFA. GANHE BRINDE DE PARTITURAS E AULAS. E CONCORRA A ESTE VIOLÃO DE 24 MIL REAIS

Sem dúvida, é nesta última categoria que Gounod exercitou uma de suas maiores habilidades: a de grande melodista, afirma Fraga. “Na presente adaptação para violão solo, Alisson Alípio se baseia no original para piano e mantém a tonalidade de Dó Maior, de modo que preserva a atmosfera criada pelos arpejos do Prelúdio do Cravo Bem Temperado — ainda que com justificadas limitações de tessitura — e evidencia o melodismo de Gounod”.

Esta é a segunda partitura adaptada ou transcrita para violão solo por Alisson Alípio que é lançada exclusivamente pelo Acervo. A primeira delas é a Musette: Concerto Grosso HWV 324, de Handel, que pode ser baixada gratuitamente no Banco de Partituras do nosso site.

BAIXE GRÁTIS ESTA PARTITURA

É um trabalho primoroso de Alípio, que tem trajetória vitoriosa como violonista. Ele tem bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como intérprete, Alisson foi laureado em inúmeros concursos, a exemplo do XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística. E também no XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima. O violonista se destacou ainda no III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música, no IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai), no III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira e no II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.

No campo fonográfico, Alisson Alípio participou da gravação dos CDs Violão Brasileiro, Releitura (em homenagem ao maestro João José Felix Pereira) e O Violão Plural de Waltel Branco. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), e um dos líderes do Grupo de Estudos em Performance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais pesquisa teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.