Voltar

Vicente Paschoal lança álbum de partituras em live nesta quarta (18)

Postado em Lançamentos em 17/11/2020

(Vicente Paschoal)

Da Redação

Um dos mais importantes compositores de sua geração, o violonista Vicente Paschoal lança nesta quarta-feira (18) seu primeiro e excelente livro de partituras Guitar Pieces. Com produção independente, o álbum tem 105 páginas, em formato e-book, e reúne suas principais obras e textos preciosos em edição bilíngue assinados por Sérgio Abreu, Fábio Zanon, Luís Carlos Barbieri, João Camareiro, Ricardo Dias, Roberto Velasco, Gilson Antunes e Lucas Félix. Para saber mais sobre a novidade editorial, o produtor Alessandro Soares vai realizar um bate-papo amanhã, às 19h, no YouTube do Acervo do Violão Brasileiro com quase todos esses nomes.

Esta publicação também marca a inauguração da loja virtual Violão Brasileiro, que está vendendo com exclusividade o livro. O site da loja também entra no ar nesta quarta (18) pela manhã. Além do livro do Vicente Paschoal, a loja vai oferecer diversos outros produtos inéditos e exclusivos, a exemplo de aulas, cursos, discos e acessórios.

Com capa do desginer, escritor e luthier Ricardo Dias a partir da pintura de Roberto Velasco, o livro Guitar Pieces tem edição caprichada e minuciosa. E uma lista de links como referências de interpretação em áudio e vídeo. Entre as peças, certamente constam os ciclos das 5 Dedicatórias e os 7 Prelúdios, a Passacaglia – Homenagem a Frank Martin, a Fantasia e Fuga e a Sonata – Homenagem a Manoel Ponce.

No texto que escreveu para o livro, o violonista e compositor Luís Carlos Barbieri ressalta os prelúdios de Vicente como obras independentes e singulares, aproveitando-se de seu conhecimento do instrumento, o qual domina perfeitamente como intérprete, e apresentando seu ponto de vista como compositor criativo, inteligente e com assinatura própria.

"Relutei em não destacar nenhum dos prelúdios e nem fazer uma análise ou comentários sobre cada um deles. Mas não posso deixar de falar do meu encantamento pessoal pelo Prelúdio Nº 1. A palavra arrebatador seria um resumo muito simplório. Empolgante é pouco. Exuberante já se aproxima um pouco mais do que eu penso. Então, que tal, arrebatador, empolgante e exuberante? Encontramos estas características na música de Vicente Paschoal, e não somente em sua série de prelúdios, que espero, continue crescendo para nossa alegria.

COMPRE AQUI

Biografia

Vicente Paschoal é brasileiro, natural do Rio de Janeiro. Ainda bem jovem, começou a estudar violão por conta própria e, aos 15 anos, com o professor Antônio Guapiassú, deu seus primeiros passos no estudo da técnica e interpretação deste instrumento. Aos 18 anos, já tinha um significativo trabalho no campo da composição de canções, algumas delas tocadas, nos dias de hoje, por diferentes intérpretes da música brasileira. Mais tarde, decidiu se dedicar plenamente ao violão clássico. Orientado por Carlos Alberto de Carvalho - com quem estudou durante sete anos aperfeiçoando sua técnica - trabalhou um vasto repertório, atuando como solista nas principais salas de concerto do Brasil, e acumulando alguns prêmios em concursos Nacionais de violão, tais como o Souza Lima e o Musicalis.


Desde 2007, ocupa-se, preferencialmente, ministrando aulas de técnica e interpretação para concertistas e profissionais do violão, tendo, a partir de então, alunos atuantes no cenário musical brasileiro e, alguns deles, premiados em diversos concursos nacionais. Durante todo este tempo, Vicente Paschoal nunca deixou de lado a composição e, em Junho de 2012, estreou uma de suas obras, a Passacaglia - Homenagem a Frank Martin - em seu concerto no Ciclo Violonístico de Niterói - Teatro Municipal. E, recentemente, estreou sua Fantasia e Fuga na série Violões da Av-Rio - Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

Depoimentos:

"Vicente Paschoal é um músico de várias facetas. Concertista, professor de sucesso com vários alunos premiados, além de compositor inspirado e versátil, que transita com igual desenvoltura na vertente erudita e na popular. Sua sonoridade, sem nenhum exagero, está entre as mais belas do violão atual, cheia, penetrante e rica em cores e nuances, qualidade essencial de um músico de grande sensibilidade." Sérgio Abreu

“Vicente Paschoal representa o nível mais alto de aperfeiçoamento técnico em seu instrumento, originário de uma orientação sólida e competente assim podendo colocar em relevo sua musicalidade, com uma sonoridade clara e um inteligente jogo de matizes.” Henrique Pinto

“Vicente é muito mais que um bom músico; é um artista, nasceu com a vocação da música e é consciente desta responsabilidade . Trata-se de um craque.” Guinga.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.