Voltar

Toninho Horta realiza live nesta sexta (18/02) no Youtube do Acervo Violão Brasileiro

Postado em Lives de Violão em 17/02/2022

(Toninho Horta)

Por Fábio Carrilho

Conversar com Toninho Horta é uma daquelas oportunidades que todo músico brasileiro deveria ter. Seja pela sua rica trajetória, que envolve desde sua participação no movimento Clube da Esquina, passando pelas suas colaborações como músico acompanhador em discos antológicos da MPB nos anos 1970 e sua premiada carreira solo, poder trocar ideias com o mestre das harmonias é algo sempre inspirador e cheio de ensinamentos. E não será diferente nesta sexta-feira (18/02), às 19h, quando Toninho será o entrevistado da live realizada pelo Acervo Violão Brasileiro no Youtube e Facebook.

A live Toninho Horta: Coração de Músico terá participação de vários violonistas amigos, parceiros e pesquisadores de sua obra, como Carlos Walter, Conrado Paulino, Jose Gobbo, Juarez Moreira, Kalu Coelho e Tabajara Belo. A mediação será dos jornalistas Alessandro Soares, diretor do Acervo Digital do Violão Brasileiro, e Evandro Éboli, que vão coordenar o bate-papo e receber perguntas do público no final da live por meio do chat no Youtube.

Entre os assuntos abordados pela mesa virtual, estarão presentes, além de curiosidades e "causos" da carreira de Toninho, facetas de sua atividade artística, a começar pelo seu lado compositor. Beijo Partido, Pedra da Lua, Diana, Dona Olímpia, Durango Kid, Aqui Oh! e Manuel, O Audaz, são algumas de suas consagradas músicas.

Dono de um estilo inconfundível, não apenas pela riqueza harmônica, mas também pelo traçado peculiar de suas linhas melódicas e seu jeito de cantar, o músico segue, após cinco décadas de estrada, fascinando os ouvintes mundo afora. Prova disso é o mais recente troféu em sua estante, o Grammy Latino de 2020 pelo álbum Belo Horizonte, o qual apresenta, ao lado da formação atual de sua Orquestra Fantasma, arranjos novos para clássicos de seu cancioneiro.

Em uma mesa formada essencialmente por violonistas e guitarristas, assuntos técnicos inevitavelmente estarão presentes. Antes de se lançar como artista solo e virar uma referência da guitarra jazz, colecionando fãs ilustres como Pat Metheny, Toninho foi um dos músicos que mais gravou para a nata da MPB.

Nas décadas de 1970 e 1980, suas guitarras e violões estão presentes, por exemplo, em LPs antológicos de Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia João Bosco, Dominguinhos, Nana Caymmi, entre tantos outros. São fonogramas bastante representativos da maneira como Toninho acompanha ao violão, não apenas pelo tratamento harmônico, mas também pelo seu lado rítmico, por vezes ofuscado frente à beleza de suas harmonias, além de sua técnica e sonoridade "sem unha".

O público certamente poderá esperar comentários dos discos mais marcante que Toninho lançou na carreira solo, a exemplo de Terra dos Pássaros, Toninho Horta (1980), Diamond Life, Moonstone e Quadros Modernos, CD gravado junto com Chiquito Braga e Juarez Moreira (outro grande músico mineiro e compositor que também estará na live.

Estará também no bate papo ao vivo o guitarrista José Gobbo, professor da Universidade de Illinois Springfield (EUA), que recentemente lançou o livro The Guitar Style of Toninho Horta. Editado pela Guitar Chamber Music Press, este estudo é fruto de sua pesquisa de Doutorado, na qual esmiúça a concepção harmônica de Toninho Horta a partir de transcrições de gravações selecionadas.

Completa o time de "especialistas" o violonista Conrado Paulino, que em seu mais recente método Acordes Alternativos dedicou um capítulo ao que chamou de "matriz Toninho Horta", no qual apresenta voicings e disposições de mão esquerda típicas do estilo do músico mineiro. E ainda os violonistas Carlos Walter e Tabajara Belo, que realizaram um minidoc para o Acervo Violão Brasileiro, em dezembro de 2018, para marcar os 70 anos de Toninho Horta.

Projetos recentes, como o songbook 108 Partituras, o curso online O Jeito de Tocar de Toninho Horta e o projeto social-cultural Além das Montanhas - Movimento Musical, do qual Toninho é idealizador e teve sua primeira edição realizada em janeiro. com diversos shows e oficinas, completam os assuntos da live "Toninho Horta - Coração de Músico". Para aqueles que não puderem acompanhá-la em tempo real, a live ficará disponível no canal do Yotube do Acervo Digital do Violão Brasileiro após a sua realização.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.