Voltar

Tatuí promove Semana do Violão

Postado em Festivais em 11/09/2018

Tatuí promove Semana do Violão - Quarteto Abayomi

(Quarteto Abayomi)

Famoso por revelar inúmeros violonistas talentosos a cada geração, o Conservatório de Tauí, no Interior de  São Paulo, promove até quinta-feira (13/09) a I Semana do Violão, com elenco praticamente nativo. Além dos consagrados Edson Lopes e Ângela Muner, o festival oferece uma variedade de estilos bem característicos do instrumento no país, com recitais do Quarteto Abyomi, trio Ktrions (formação incomum de dois violões e baixo elétrico), Duo Favoritti (focado no repertório clássico-romântico) e jovens virtuoses como Gabriele Leite e Neil Yonamine, incluindo ainda as cameratas.  

Os quatro dias de programação ocorrem no Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Taruí. Nesta terça (11/09), às 18 horas, temos o recital do Quarteto Abayomi. “Neste show faremos tributos a três grandes mulheres da nossa música: Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda e Ademilde Fonseca, mesclando repertório instrumental e cantado”, destaca Juliana Oliveira, integrante do quarteto e responsável pela direção artística do festival. Mais cedo, às 16 horas, houve concerto de Rafael Santos, aluno do Conservatório, e de Gabriele leite (ex-aluna e integrante do Abayomi).

Na quarta-feira (12/09), às 16 horas, o Duo Favoritti (formado por Patrícia Nogueria e Dagma Eid), inaugura o ciclo de recitais do dia, no qual interpretam peças do mais novo CD, “Diversi”, viabilizado por meio de financiamento coletivo. Em seguida, às 18 horas, Pedro Barra se apresenta, como abertura para o concerto de Edson Lopes.  

No último dia do evento, às 10 horas, Josiane Gonçalves dará a palestra “O ensino coletivo como iniciação ao violão”, onde vai explorar sua experiência de vários anos no Projeto Guri. “Para se ter ideia, a Gabriele Leile foi aluna desse projeto. Então, Josiane sabe os segredos de como atuar, que caminho seguir para se ter êxito nessa forma de aula coletiva”, afirma Juliana Oliveira.  

A Camerata Jovem  de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenada por Márcia Braga se apresenta às 16 horas. E o concerto de encerramento é com Neil Yonamine.

Tatuí promove Semana do Violão - Neil Yonamine

(Neil Yonamine)

Primeiro dia

A I Semana do Violão começou na segunda-feira (10/09) com a palestra “Conscientização corporal para músicos”, com a professora Ana Maria de Souza, que aborda o estudo e a performance do violão associado a técnicas de respiração e relaxamento, por meio da Ioga. Do programa de recitais, no primeiro dia teve a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenado por Edson Lopes. E também o trio Recital Ktrions (formado pelos violonistas Ricardo Grion e Francisco Vidal e pelo baixista André Grion. O show marcou o lançamento do CD homônimo, com com temas autorais.

Quem não puder conferir os concertos, pode ter a chance de futuramente assisti-los por meio de vídeos. Graças a uma parceria com a Fatec Tatuí, quatro alunos do curso de produção fonográfica estão filmando todos os recitais.

Tatuí promove Semana do Violão

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.