Voltar

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice

Postado em Luthiers e violões em 14/04/2023

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - Sueli Moreira, vencedora do sorteio, recebendo o violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - crédito: Elcylene Leocádio - abril 2023

(Sueli Moreira, vencedora do sorteio, recebendo o violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - crédito: Elcylene Leocádio - abril 2023)

Por Elcylene Leocádio

"Gente, que maravilha!!!! Estou emocionada!!! Sou a sortuda que ganhou esse precioso instrumento." Essas foram as primeiras palavras da grande vencedora do Sorteio Violão Cleyton Fernandes, a paulista Sueli Moreira, de São Bernardo do Campo. Ela estudou violão clássico, mas seguiu carreira no Direito Público. Ao ganhar o instrumento, ela não pensou duas vezes em voltar para a música. Está com vários planos. O evento do sorteio ocorreu em 25 de março, ao vivo pelo Youtube do Acervo Violão Brasileiro, com a participação do luthier Cleyton Fernandes, dos violonistas Gilson Antunes e Thiago Abdalla e do produtor Alessandro Soares. 

CONFIRA A LIVE DO SORTEIO

Na mesma noite também foram sorteados os brindes. Três pessoas levaram para casa um belo pacote de CDs da GuitarCoop, formado pelos títulos do Quaternaglia: Bellinati’s Mosaic, Anabel Montesinos: Alma Llanera e Aniello Desidero e Zoran Dukic: A & Z (este último ainda é pré-lançamento). Os ganhadores são Ivã Magali da Silva Neto, Salustino Costa Guerra (ambos de Salvador, Bahia) e Dulcineia Galavotti (de Campinas, em SP). Já os CDs lançados pelo Acervo Violão Brasileiro sorteados foram o Duo Siqueira Lima: Violonístico e Alessandro Penezzi e Fábio Peron. Quem levou essas bolachas foi o violonista, poeta, integrante da Camerata Violonística e procurador aposentado Paulo Lacerda, de São Paulo.

Por sua vez, os dois App eBatuque ficaram com o violonista e professor da Universidade do Estado do Amazonas, Luciano Souto, e Lucas Souza (de Vila Velha, no Espírito Santo). Já o livro 24 Prelúdios e Fugas para Dois Violões: o estilo musical de Castelnuovo Tedesco, de autoria de Thiago Abdalla foi endereçado ao professor e violonista Marcos Baltar, de Florianópolis.

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - app eBatuque

O prêmio tem para Sueli um significado especial, pois representa um estímulo, um sinal de que está no caminho certo ao decidir voltar ao estudo da música. Ela afirma que vai tocar e honrar o maravilhoso violão e que adoraria conhecer pessoalmente o luthier que o fez. Mas ao perguntarmos se queria esperar até maio, quando Cleyton estará em São Paulo e poderá trazer o violão para entregá-lo pessoalmente, ela espera um pouco, mas não tem dúvida: quer o violão em suas mãos o mais rápido possível. Em um dia, se der. A ansiedade que ela diz sentir reflete sua história de amor à música. Sueli recebeu o instrumento no dia 6 de abril.

Trajetória

Ainda criança, Sueli iniciou os estudos do violão clássico em conservatório e, posteriormente, cursou violão e matérias relacionadas à música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Mas sua vida seguiu outro rumo, tendo atuado profissionalmente no campo do Direito Público. Em paralelo, sempre que possível ela estava presente nos eventos de música clássica ou popular que prestigiassem o violão, sua “paixão”. Atualmente Sueli dedica seu tempo aos estudos da música e da musicoterapia. Se restava alguma dúvida com relação a esse novo caminho, ao receber este prêmio, todas elas sumiram como por encanto.

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - O violonista e professor amazonense Luciano Souto, ganhador do eBatuque

(O violonista e professor do Amazonas Luciano Souto, ganhador do App eBatuque)

A equipe do Acervo acompanhou a emoção de Sueli, que assistiu à live após a realização e, ao ver o seu nome, ela disse: “as minhas pernas começaram a tremer”. Na semana anterior e especialmente no dia do sorteio, também estávamos muito ansiosos, como em dia festa, cuidando dos preparativos com muito cuidado pois sabíamos que um prêmio desses pode ter uma importância singular e grandiosa na vida de alguém.

Receber um prêmio é sempre uma alegria. E pudemos sentir isso com a reação de quem não ganhou o violão, mas foi sorteado com CDs produzidos e lançados pela GuitarCoop e pelo Acervo do Violão. E também quem foi contemplado com os aplicativos E-batuque e com o livro 24 Prelúdios e Fugas para Dois Violões: o estilo musical de Castelnuovo Tedesco, de autoria de Thiago Abdalla.

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - Dulcinea Galavotti Malthez, de Campinhas, uma das ganhadoras dos CDs da GuitarCoop

(Dulcinea Galavotti Malthez, de Campinhas, uma das ganhadoras dos CDs da GuitarCoop)

Em 2023 participaram do sorteio 455 pessoas, residentes em 23 estados brasileiros, em especial das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. As cidades mais presentes foram São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Também participaram pessoas do Canadá, Itália, França, Espanha e Portugal. A grande maioria homens.

O Acervo Violão Brasileiro agradece a todas as pessoas que participaram do sorteio,  àquelas que externaram sua alegria em apoiar nosso projeto pela qualidade do trabalho e, em especial, aos luthiers Cleyton Fernandes (em 2023) e Lineu Bravo (em 2022) que doaram violões excepcionais ao Acervo, o que seguramente foi de ume importância inestimável para sua continuidade.

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - O violonista, poeta e procurador aposentado Paulo Lacerda, ganhador dos CDs do Acervo Violão Brasileiro

(O violonista, poeta e procurador aposentado Paulo Lacerda, ganhador dos CDs do Acervo Violão Brasileiro)

Resultado do sorteio

Violão Cleyton Fernandes – Concert Lattice

Sueli da Silva Moreira (bilhete: 2621)

 

CDs Guitarcoop

Ivã Magali da Silva Neto (bilhete: 2949)

Dulcinea Galavotti Metidieri Mendes Cruz Malthez (2934)

Salustino Costa Guerra (bilhete: 2855)

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - Foto: O advogado e violonista Ivã Magali, ganhou o kit de CDs da GuitarCoop

(O advogado e violonista Ivã Magali, ganhou o kit de CDs da GuitarCoop)

CDs Acervo Violão Brasileiro

Paulo Lacerda (bilhete: 059)

App E-Batuque

Luciano Hercílio Alves Souto (bilhete: 2593-1)

Lucas Souza (bilhete: 2745)

Sueli Moreira ganha o sorteio do violão Cleyton Fernandes Modelo Concert Lattice - Foto: O violonista capixaba Lucas Souza também ganhou o App eBatuque

(O violonista capixaba Lucas Souza também ganhou o App eBatuque)

Livro 24 Prelúdios e Fugas para Dois Violões: o estilo musical de Castelnuovo Tedesco

Marcos Baltar (bilhete: 2579-1)

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.