Voltar

Seminário de Estudos em Violão reúne grandes nomes do instrumento em Curitiba e começa nesta segunda (12)

Postado em Festivais em 09/06/2023

Seminário de Estudos em Violão reúne grandes nomes do instrumento em Curitiba e começa nesta segunda (12) - Foto: Edelton Gloeden

(Edelton Gloeden)

Por Geovany Hércules

A agenda da segunda edição do Seminário de Estudos em Violão, que vai ocorrer em Curitiba, de segunda (12/06) a quarta (14) está ainda maior que a realizada ano passado. O ciclo de palestras, masterclasses e recitais desta vez terá a presença dos violonistas e professores Edelton Gloeden (USP), Gilson Antunes (Unicamp), Thomas Patterson, da Universidade do Arizona (EUA), Gabriel Navia, Cleyton Fernandes (Universidade do Cariri), além do violinista Thiago de Freitas (UFPR).

As palestras, masterclasses e recitais serão realizados em três locais no centro de Curitiba: Auditório Tiradentes (Rua Saldanha Marinho, 131), Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273) e SESC do Paço (Praça Generoso Marques, 189).

Seminário de Estudos em Violão reúne grandes nomes do instrumento em Curitiba e começa nesta segunda (12) - Foto: Gilson Antunes

(Gilson Antunes)

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no local do evento. Basta comparecer e assinar a presença. Para quem quiser tocar nas masterclasses, é preciso enviar e-mail para o coordenador do evento, o violonista e professor, Fabio Scarduelli (fabioscarduelli@yahoo.com.br). Após o evento, os participantes vão receber declaração emitida pela organização do seminário, que é promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

As palestras na abertura começam às 14h da segunda-feira (12), no Auditório Tiradentes, com o violonista e pesquisador Gabriel Navia, que vai analisar o tema “Continuidades e descontinuidades nos Estudos para Violão de Villa-Lobos: reflexões sobre a performance a partir de um olhar analítico”. Em seguida, é a vez do violinista Thiago de Freitas falar sobre “O violão no curso de Luteria da Universidade Federal do Paraná”. Dando seguimento, o violonista e luthier Cleyton Fernandes abordar a “Performance e Luteria: diálogo colaborativo de Antonio Torres à atualidade e suas implicações estéticas”.

Seminário de Estudos em Violão reúne grandes nomes do instrumento em Curitiba e começa nesta segunda (12) - Foto: Thomas Patterson

O recital noturno da segunda-feira vai ser às 19h, com Edelton Gloeden, na Capela Santa Maria. O repertório é formado por composições dedicadas a Andrés Segovia e a Julian Bream. Vai ter Frank Martin (as Quatro Peças Breves), Benjamin Britten (Nocturnal after John Dowland, Op. 70) e Mario Castelnuovo-Tedesco (os quatro movimentos da Sonata, Op. 77 Omaggio a Boccherini).

Na terça-feira (13/06), às 9h, Edelton fará uma masterclass. Já às 14h, Gilson Antunes também ministrará uma masterclass. E às 19h ocorre uma mesa que vai reunir Edelton, Antunes e o Thomas Patterson para um debate sobre “O violão no Século XXI – caminhos pedagógicos, de performance, repertório e plateia”. Toda a programação neste dia será realizada no Auditório Tiradentes.

Seminário de Estudos em Violão reúne grandes nomes do instrumento em Curitiba e começa nesta segunda (12) - Foto: Cleyton Fernandes

No terceiro e último dia do evento, tem a palestra “Caminhos para estudar no Estados Unidos”, com Thomas Patterson, às 9h, seguida de uma masterclass às 14h também com Patterson (ambas as atividades serão realizadas no Auditório Tiradentes). Por fim, o recital de encerramento ficará a cargo de Gilson Antunes, às 19h, no Sesc do Paço.

O II Seminário de Estudos em Violão é uma iniciativa do programa de pós-graduação da Universidade Estadual do Paraná e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR/EMBAP), organizado pelos professores Fabio Scarduelli, Luciano Lima e Alison Alípio. “O objetivo é o de debater a performance, o repertório e a pedagogia do instrumento, de forma a instigar o pensar e o fazer musical de maneira integrada a partir de palestras, masterclasses, recitais e mesas redondas”, afirma Scarduelli no release do evento.

Seminário de Estudos em Violão reúne grandes nomes do instrumento em Curitiba e começa nesta segunda (12) - Foto: Gabriel Navia

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.