Voltar

Recital de Waldir Junior e debate sobre difusão do violão são destaques do Circuito das Vertentes nesta quarta

Postado em Festivais em 14/10/2020

(Waldir Junior)

Por Fábio Carrilho

O trabalho do violonista e produtor Waldir Junior, que está prestes a lançar seu primeiro CD inteiramente dedicado a obras de Ulisses Rocha, é um dos destaques do terceiro dia do Circuito de Violão das Vertentes. O recital que Waldir fará nesta quinta-feira (14/10) às 20h será uma boa oportunidade de se conhecer a versatilidade, o virtuosismo e a musicalidade do violonista paulista, mas nascido em Brasília.  

E daqui a pouco às 14h terá mesa redonda com o tema Coletivos, Associações e a Difusão do Violão no Brasil no século 21. Para discuti-lo, o evento vai reunir o violonista e compositor Luis Carlos Barbieri, o violonista e coordenador do movimento e do site Violão & Ponto, Fernando Alves, além do violonista e coordenador do projeto Violão & Violão, Sérgio Fernandes, e o diretor do Acervo Digital do Violão Brasileiro, Alessandro Soares. O debate será mediado por Adailson Araújo.

"Acho importante participar do debate sobre a difusão do violão por meios digitais, ao lado dos coordenadores do Violão & Violão e do Violão & Ponto, projetos que curto bastante. Este ano o Acervo completa seis anos e contarei um pouco o quanto foi necessário nos reinventar nessa pandemia”, afirma Alessandro. Entre as realizações recentes, Soares vai destacar o Violões em Rede, primeiro festival online cobrando ingressos no Brasil, e a série de cursos e workshops online ao vivo, com Paulo Bellinati, Francis Hime, Duo Siqueira Lima e outros professores.

Luis Carlos Barbieri, coordenador da AV-RIO, outro grande difusor do violão no país, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, falará sobre sua experiência na instituição, que em 2021 completará 20. "Até o início da pandemia, estávamos com nossa série de concertos mensais, o sarau, a Orquestra de violões e o AV-RIO Social, projeto de ensino de violão gratuito no bairro de Bento Ribeiro que coordeno. Faremos agora nosso primeiro Concurso Nacional de Violão no formato virtual, com um regulamento todo pensado para isso", revela Barbieri.

Em seguida, às 20h, tem o concerto de Waldir Junior. "Ele é um músico bastante versátil, toca clássico, popular, e deu também um workshop sobre gravação de violão hoje pela manhã. Já amanhã teremos Thiago Colombo, que além do concerto, também conduzirá uma oficina sobre processos criativos envolvendo composição e arranjos", comenta Jefrey Andrade, coordenador do circuito.

O Circuito de Violão das Vertentes é organizado pela Assovio (Associação de Violão Vertentes), formada pelos violonistas Jefrey Andrade, Rodolfo Mantovani, Marcelo Azevedo, Gian Gomes, Octávio Deluchi e Adailson Araújo, todos egressos do curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei. A transmissão será gratuita pelo canal do Youtube da associação e incluirá concertos, workshops, mesas redondas e também o 2º Concurso Nacional de Violão das Vertentes.

Serviço:

Circuito de Violão das Vertentes – quarta edição

Quando: 12 a 16 de outubro de 2020

Onde assistir: YouTube Assovio Vertentes

https://www.youtube.com/channel/UCQq7YrwZ5KdnssCLBVPMi9A

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.