Voltar

Quincas Laranjeira é celebrado em seus 150 anos de nascimento

Postado em Coluna Alessandro Soares em 22/12/2023

(Quincas Laranjeiras, Catulo da Paixão Cearense e um prefeito do interior do Rio de Janeiro de nome desconhecido)

Por Alessandro Soares

O 150º aniversário de Quincas Laranjeiras (1873-1935) vai ser muito celebrado pelo Acervo Violão Brasileiro por vários meses. Vamos destacar esse mestre pioneiro em suas várias faces: de professor, arranjador, compositor e interlocutor cultural. Isso está sendo realizado sob diversos formatos e abordagens: digitalização de documentos, textos, vídeos e lançamento de uma coleção de partituras raras e inéditas.

CLIQUE E CONFIRA 7 PARTITURAS INÉDITAS

Aproveitando a data de aniversário dele – 8 de dezembro – publicamos na Biblioteca do Acervo para baixar grátis o Novo Método para Violão, escrito pelo próprio Quincas e editado por Ao Cavaquinho de Ouro. Tal preciosidade foi digitalizada pela Biblioteca Nacional, detentora do exemplar original, a partir das negociações com o Acervo.

Também atualizamos o verbete biográfico de Quincas Laranjeiras escrito por Jorge Mello para o Dicionário do Acervo. Além disso habilitamos o botão Biblioteca, no verbete, para facilitar o acesso ao método de Quincas e às edições das revistas O Violão e A Voz do Violão, nas quais têm textos, foto e partituras com arranjos escritos por Quincas. Essas revistas podem ser baixadas gratuitamente e cuja digitalização constam no pacote da parceira da Biblioteca Nacional com o Acervo.

E temos as incríveis partituras inéditas de Quincas descobertas e editadas pelo pesquisador e violonista Humberto Amorim, num trabalho primoroso e singular, que estão sendo lançadas em formato digital com apoio do Acervo. Algumas das sete partituras aqui disponíveis jamais foram publicadas antes. Quem já tinha visto antes peças como Legenda, Andantino e Choro Nº 1, por exemplo? Pois estão aqui graças a Humberto e seu projeto “Pioneiros do Violão no Brasil”.

CLIQUE NA FOTO E SAIBA MAIS

Também relembramos o disco de Luís Carlos Barbieri tocando “Dores D´alma” e “Prelúdio em Ré Menor”. Amobas de Quincas, e o belo trabalho de Maurício Carrilho, Anna Paes, Luciana Rabello, Proveta, Rogério Souza e Celsinho Silva na caixa de CD Princípios do Choro, quando gravaram “Sabará”. Em breve vamos repostar vídeos que já lançamos com Max Riccio interpretando Quincas, entre várias outras iniciativas.

Nascido em Olinda (PE), em 08 de dezembro de 1873, Joaquim Ferreira dos Santos, o Quincas Laranjeiras, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1874. Ao longo de sua trajetória na capital carioca, ele foi se tornando personagem essencial na história do violão brasileiro como professor de uma enorme gama de segmentos sociais.

Como destaca Jorge Mello no verbete escrito para o Acervo Violão Brasileiro, Quincas foi decisivo na formação violonística dos mais importantes violonistas da época, como Zé Cavaquinho, Levino Albano da Conceição, Gustavo Ribeiro, João Pernambuco, Lourival de Souza Lima, Donga, José Augusto de Freitas e Antônio Rebello. Considerado um dos precursores do ensino de violão por partitura, ele escreveu dois métodos práticos para violão: Novo Método para Violão, editado por Ao Cavaquinho de Ouro, e Método para violão Andrade.

CLIQUE E BAIXE O MÉTODO

Quincas costuma ser mencionado como o introdutor da escola de Tarrega no Brasil, o que não é verdadeiro. É fato que ensinava pelo método de Dionisio Aguado.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.