Voltar

Projeto Abram Alas e  Fórum de Mulheres Ópera Latinoamérica começa nesta sexta (19/09)

Postado em Shows em 19/09/2025

(Joyce Moreno)

Por Alessandro Soares

A gaúcha Gabriella Di Laccio representa um dos orgulhos brasileiros para a música clássica mundial. Reconhecida pelo maestro norte-americado Sir Charles Mackerras (1925-2010) como “uma cantora de talento excepcional”, ela integra a lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo pela BBC. Gabriella criou no Reino Unido a Fundação Donne, Women in Music, dedicada a alcançar a igualdade de gênero na indústria musical. Em junho de 2025, foi nomeada Membro da Ordem do Império Britânico (MBE) por seus serviços à música e à igualdade de gênero.

A soprano também uma das curadoras do projeto Abram Alas, cuja segunda edição começa nesta sexta-feira (19/09), de forma mais ampla e diversidicada. O show de abertura é da cantora Joyce Moreno. A programação é intensa e ocorre junto com o Fórum de Mulheres na Ópera Latinoamérica. Os debates, workshops e recitais vão até domingo em vários espaços do Theatro Municipal: Cúpula, Salão Nobre, Sala de Ensaio do Coral Paulistano e Sede do Balé da Cidade.

Os debates, workshops e recitais vão até domingo em vários espaços do Theatro Municipal: Cúpula, Salão Nobre, Sala de Ensaio do Coral Paulistano e Sede do Balé da Cidade.

É essencial conferir o roteiro completo no site do Theatro Municipal. Mas vale destacar que a soprano e fundadora da Fundação Donne Gabriella Di Laccio participa da mesa Compositoras e Intérpretes: ontem e hoje

Durante a mesa haverá o lançamento da publicação Trajetórias de Mulheres e Estudos de Gênero no acervo do CTMSP, e resultados das pesquisas da Fundação Donne sobre a temática Igualdade e Diversidade na Música Global.

A violonista, compositora e orquestradora Elodie Bouny fará workshop de violão e debate com a dramaturga Fernanda Maia, sob o tema Escrevendo ópera no século XXI: Compositora e libretista, um trabalho de equipe.

Há também o painel Mulheres na Latinoamérica liderando organizações culturais, com Carmen Gloria Larenas (diretora Geral do Teatro Municipal de Santiago), Alessandra Costa (diretora Executiva da Sustenidos), Paulina Ricciardi (da diretora Executiva da Ópera Latino América) e Flávia Furtado (diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera

A professora e cantora lírica Edna D’Oliveira vai mediar o debate Desafios e perspectivas dos artistas negros nas artes. E a poeta Conceição Evaristo será homenageada com debate, recital de poesias e o concerto Canções para Conceição

Essa maravilhosa iniciativa, que discute sobre equidade de gênero e liderança feminina na música e nas artes cênicas, tem curadoria da jornalista Camila Fresca, de Edna d’Oliveira e de Gabriella Di Laccio.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.