Voltar

Programa Conversa de Luthier estreia nesta quarta (26/01) em live ao vivo

Postado em Luthiers e violões em 25/01/2022

Por Elcylene Leocádio

Nesta quarta-feira (26/01), às 19h, o Acervo Violão Brasileiro realiza a primeira live do programa “Conversa de Luthier”. A iniciativa faz parte do projeto de inclusão da lutheria brasileira no site, lacuna que começa a ser preenchida com recursos captados com a venda de bilhetes da Rifa Violão Lineu Bravo. O bate-papo será transmitido ao vivo, pelo Youtube e Facebook do Acervo, e o público poderá participar através do chat com perguntas e comentários.  A mediação será feita pelo produtor Alessandro Soares.

CLIQUE ABAIXO E SE PROGRAME PARA A LIVE COM LINEU BRAVO NESTA QUARTA (26/01) AO VIVO ONLINE

O primeiro entrevistado do programa é o luthier Lineu Bravo que falará de sua biografia e seus 20 anos de carreira, os diferenciais da linha de instrumentos que fabrica (cavaquinhos e violões de 6 e de 7 cordas de aço e de nylon), seu lado escultor, seu lado músico, o processo criativo e de produção. Lineu vai abordar também como encontrou soluções excelentes em aspectos como conforto, beleza, sonoridade e afinação.

Lineu destacará ainda como seu trabalho é focado principalmente em instrumentos para músicos de tradição popular e que, nos últimos anos, decidiu aproximar-se do universo erudito. Deve-se destacar que não faz parte de seus planos deixar de construir os instrumentos que o fizeram ser considerado um dos grandes do país em seu ofício. Além disso, os luthiers e escolas europeias que mais admira e o contexto de grande evolução da lutheria nas duas últimas décadas estão em pauta.

Outro convidado para esta live é Cleyton Fernandes, violonista, professor e também luthier, que vai falar da lutheria brasileira, universo muito rico que vem se desenvolvendo cada vez mais, em distintas partes do Brasil. Ao saber que o Acervo vai criar uma seção específica sobre o tema, ele comemora e destaca a importância de se escrever e divulgar essa história antes que fatos e histórias muito importantes se percam no tempo.

Também participará dessa primeira “Conversa de Luthier”, o violonista, professor e produtor fonográfico Thiago Abdalla, que vai apresentar o resultado das gravações que fez com o violão que está sendo rifado. Entre julho e setembro de 2021, Thiago gravou as 14 peças que integram os Castillos de España, composta por Federico Moreno Torroba (1891-1982) e vai apresentar detalhes da sua performance ao longo do período. Será uma oportunidade para quem está concorrendo à Rifa Violão Lineu Bravo conhecer melhor o violão (e quem ainda não está, poder entrar na roda).

O fundo de apoio ao Acervo Violão Brasileiro está sendo criado e a promessa de realizar alguns projetos engavetados começa a ser cumprida antes mesmo do sorteio do violão, com o lançamento do programa Conversa de Luthier. Aqui, o primeiro objetivo é abrir as portas ao debate sobre a lutheria brasileira; trazer a história dos grandes mestres, do trabalho artesanal e das fábricas de violão; divulgar o ofício dos pioneiros e contemporâneos; suas origens, características; falar dos desafios da construção de instrumentos num país com climas tão diferentes e grande diversidade cultural. Este programa é o primeiro passo para a criação do espaço da lutheria e do luthier brasileiro.

Outras iniciativas que entraram em novo ritmo em janeiro de 2022 como consequência da rifa é o aumento na digitalização de antigas e raras revistas especializadas em violão (a exemplo das revistas Violão e Mestres e Violão Intercâmbio) e a edição e publicação de partituras inéditas. Só neste mês já publicamos as peças Díptico (Thiago Colombo), Prelúdio em Ré Menor (Quincas Laranjeiras) e Pièce de Concert (Rafael Marino Arcaro).

Na live desta quarta serão divulgados o dia e hora do sorteio da Rifa Violão Lineu Bravo, informações sobre a entrega do instrumento e mais: a data limite para compra de bilhetes.

O Acervo Violão Brasileiro oferece ao público acesso gratuito a qualquer pessoa interessada em violão, sua música, histórias e sua relação com outros instrumentos e a cultura brasileira e mundial. Sem patrocínio público ou privado há sete anos, o site depende do apoio coletivo. Há alguns anos o Acervo tem recebido apoio regular de pessoas próximas e pequenos aportes eventuais em sua conta bancária, feitos por pessoas que descobrem o site e se encantam com o volume e a qualidade do conteúdo, a seriedade e o caráter quase artesanal do trabalho.

Comprando um bilhetinho da Rifa Lineu Bravo, além de concorrer a esta preciosidade, a pessoa colabora com a construção do novo site do Acervo Violão Brasileiro. A estrutura será apresentada em breve. Já na página inicial haverá bem mais destaques. O site terá mais textos, mais vídeos, mais fotos, mais ações de preservação e memória da nossa música. E o o acesso continuará gratuito.

ADQUIRA BILHETES AQUI

Em meados do ano passado, pela primeira vez, o Acervo recebeu uma doação de grande impacto: um violão assinado por Lineu Bravo, cujo valor de venda é R$ 24.000,00.  A equipe do site não teve dúvidas. Em vez de vender o instrumento, resolveu fazer uma Rifa e criar um fundo de apoio ao Acervo. A resposta à Rifa Violão Lineu Bravo tem sido espetacular.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.