Voltar

Paulo Bellinati, Tabajara Belo e Salomão Habib fazem Aulão do Acervo na quarta

Postado em Cursos, workshops e palestras em 16/10/2020

Da Redação

O Aulão do Acervo prossegue firme nesta quarta-feira (21/10), das 19h às 21h. Desta vez temos Paulo Bellinati, que vai lançar seu novo curso Garoto: caminhos do violão brasileiro. E mais Tabajara Belo expondo suas ideias sobre improvisação muilti-textural, e Salomão Habib, que vai destacar o violão amazônico, seus ritmos, personagens e histórias.

RESERVAS

A entrada é franca. Basta fazer reserva pelo e-mail para acervoviolaobrasileiro@gmail.com com nome completo e telefone para ter acesso a todas as aulas. O roteiro é o seguinte: vão ser três professores por dia, no qual cada um vai expor o assunto por cerca de 30 minutos, seguido de um tempo para responder a perguntas da plateia. O ciclo é uma iniciativa do Acervo Violão Brasileiro, com apoio da Carvalho Lutheria e do App Dicionário de Acordes da Mobidic Chords.

A noite começa com o violão amazônico de Salomão Habib, que vai ensinar um pouco dos ritmos populares da amazônia aplicados ao violão erudito, a exemplo do carimbó, lundú, retumbão, marabaixo e samba de cacete. E também vai ressaltar aspectos da história do violão na Amazônia e o repertório para violão solo.

Tabajara Belo é a segunda atração da noite e vai abordar a improvisação multitextural por meio de exemplos extraídos das linguagens  erudita e popular. Ele vai explicitar procedimentos analítico-criativos e propostas de estudo, focalizando a improvisação multitextural ao violão nos universos da música cancional e instrumental. A proposta de Tabajara se vale de abordagens consagradas na matriz do jazz e do choro, expandindo-as e estabelecendo pontes entre esses gêneros e configurações texturais da música barroca e estéticas contemporâneas.

Fechando a noite, o compositor, arranjador e violonista Paulo Bellinati vai antecipar para o público alguns conteúdos do seu novo curso Garoto: Caminhos para o violão brasileiro, que será lançado em breve pelo Acervo. Bellinati vai dar também um breve panorama do curso Iniciação ao Arranjo e Composição que ele realiza pelo Acervo e que já teve duas turmas com vagas esgotadas. Há fila de espera para uma possível terceira turma.

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.