Voltar

Paulo Bellinati e Conrado Paulino fazem aulão grátis de composição e harmonia

Postado em Cursos, workshops e palestras em 05/05/2021

(Paulo Bellinati - arquivo particular Paulo Bellinati)

Da redação

Os grandes mestres Paulo Bellinati e Conrado Paulino participam de aulões grátis nesta segunda-feira (10/05) e na quarta (12), das 19h às 21h. Os temas abordam composição, arranjo e harmonia funcional moderna. Os participantes que assistirem aos encontros até o final vão concorrer a sorteio de métodos de improvisação e harmonia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas preenchendo a ficha de inscrição clicando aqui. 

No aulão desta segunda-feira (10), às 19h, Conrado vai dar valiosas dicas sobre harmonia funcional moderna, principalmente sobre um dos assuntos mais procurados pelos estudantes, que é a rearmonização, suas regras e seus diferentes níveis. Também serão abordados, entre outros tópicos, temas como a condução de vozes (o chamado "voice leading"), as regras de formação de acordes (voicings) e a estreita relação entre harmonia e improvisação.

(Conrado Paulino)

Outro destaque do aulão do Conrado é a importância do conhecimento de harmonia para o domínio da improvisação mais complexa. Ele vai abordar também a questão dos "voicings", ou seja, as regras de distribuição e combinação das vozes, assunto este de grande importância para a criação de arranjos e para a execução de acompanhamentos mais sofisticados.

Conrado Paulino é um dos mais renomados professores de harmonia e improvisação da América Latina. Autor de cinco métodos sobre os temas, ele realiza cursos nos principais festivais de música e universidades do Brasil, Argentina e Uruguai.

Arranjo e composição

No aulão da quarta-feira (12/05), também às 19h, Paulo Bellinati vai mostrar e dar exemplo a respeito de arranjo e composição, em tópicos como Partitura de Violão; Rotina para o Arranjo; Estruturação do Arranjo; Rotina para a Composição e Estruturação da Composição. Os exemplos musicais vão ser pautados nos arranjos consagrados de Bellinati para obras de autores como Baden Powell, Tom Jobim, Garoto e Dilermando Reis.

INCREVA-SE GRÁTIS

Na composição, Paulo Bellinati vai também mostrar exemplo de algumas de suas peças mais representativas, a exemplo de Jongo (uma das peças brasileiras de violão mais tocadas no mundo), Emboscada e o Concerto Caboclo (gravada pelo Brasil Guitar Duo em disco indicado ao Grammy Latino 2018 como melhor álbum de música clássica).

Um dos ícones da nossa música instrumental e um dos compositores brasileiros do violão contemporâneo mais tocados no mundo, Paulo Bellinati é autor de clássicos do violão contemporâneo, como Pulo do Gato, Furiosa, Valsa Brilhante, Choro Sapeca, Suíte Contatos e Jongo (que tem mais de 100 gravações pelo mundo). Ele tem 18 discos de carreira - incluindo os duos com Marco Pereira, Cristina Azuma e Weber Lopes - e outros 10 como integrante do Grupo Pau Brasil.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.