Voltar

O violão nos séculos XX e XXI é tema de curso do professor Gilson Antunes neste final de semana

Postado em Cursos, workshops e palestras em 30/09/2021

(Gilson Antunes)

Da assessoria do evento

Nomes como Andres Segovia, Julian Bream, John Williams e Leo Brouwer são alguns dos personagens abordados de maneira ampla no curso O Violão nos Séculos XX e XXI, que o violonista e professor da Unicamp, Gilson Antunes, vai ministrar neste sábado (02) e domingo (03), das 16h às 18h, pela plataforma Zoom. Os mais jovens solistas de destaque no violão contemporâneo também estão na programação. O evento, na verdade, abrange o período em que o violão mais se desenvolveu. O valor da matrícula é R$ 170 e pode ser realizada no site da Virtuosi Produções Artísticas 

INSCREVA-SE NO CURSO O VIOLÃO NOS SÉCULOS XX E XXI

(Andres Segovia)

Segundo Gilson, após um breve resumo da trajetória do instrumento até o início do século passado, o curso se focará nos principais intérpretes que atuaram para estabelecer o violão nas salas de concerto e nas salas de aula. E também falar dos compositores e professores que ajudaram nesse processo de afirmação do instrumento como parte integrante da vida artística, cultural e profissional na atualidade.

Gilson afirma que serão observados também os principais métodos e publicações para violão (biografias, revistas especializadas e, mais ultimamente, teses e dissertações). Ele vai analisar ainda os principais eventos (incluindo os maiores concursos e festivais europeus e americanos) e o papel da internet e redes sociais como divulgadores e mantenedores do violão na vida cultural moderna.

(Julian Bream)

Gilson Antunes consolidou-se no cenário do violão como um hábil e versátil instrumentista. Seus projetos artísticos singulares possuem sua própria narrativa e buscam lançar uma perspectiva inusitada sobre a literatura para violão e a arte da interpretação desse instrumento. Estudou na Guildhall School of Music and Drama (Londres - Inglaterra), possuindo no Brasil graduação em música e pós-graduação em Artes. Entre seus professores estiveram nomes como Giácomo Bartoloni, Fabio Zanon e Robert Brightmore. É professor do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2015, onde leciona Percepção Musical, Música de Câmara e Violão Clássico.

Ao longo de mais de 30 anos de apresentações em recitais, bem como gravações em áudio e vídeo, Gilson Antunes vem recebendo reconhecimento de crítica e público. Seu extenso repertório compreende autores entre John Dowland e Frank Zappa, criando uma conexão entre a arte sensível da interpretação para violão, mecanismo técnico bem focado e estudo musicológico fundamentado.

Paulista de Ilha Solteira, Antunes aparece regularmente em salas de concerto de 4 continentes (as três Américas, África, Ásia e Europa), em países como Cuba, Venezuela, Israel, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Portugal, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colombia, Venezuela, Bolívia e Peru, além das Ilhas Canárias e 4 regiões do Brasil.

Sua carreira como solista se iniciou em 1989, em São Paulo. Seus registros artísticos (texto, vídeos ou áudio) se delineiam atravás de um olhar histórico. Sua estreia em CD se deu com um álbum lançado em abril de 2000 com obras brasileiras dedicadas a ele, tendo recebido elogios de nomes como Osvaldo Lacerda, Sérgio Vasconcellos Corrêa, Edmundo Villani-Côrtes e Edino Krieger. Desde então, compositores de quatro países lhe dedicaram mais de 50 obras para violão (solo, música de câmara e 4 concertos para violão e orquestra), entre eles Willy Corrêa de Oliveira, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio, Edson Zampronha, Antonio Ribeiro, Marcus Siqueira, Maurício de Bonis, Paulo Tiné e Paulo de Tarso Salles, entre vários outros. Seus CDs seguintes foram Obras para Violão de Américo Jacomino Canhoto (1889-1928), lançado em 2002, Marcus Siqueira por Gilson Antunes, gravado em 2009 e Roberto Victorio por Gilson Antunes - Obras para Violão, lançado em 2012, os dois últimos com supervisão dos próprios compositores.

Entre as gravações mais recentes de Gilson Antunes estão a participação em dois projetos humanitários lançados na Inglaterra com verbas destinadas a Anistia Internacional: Panic Grass and Feverfew (em homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki) e Weiss Rose (em homenagem a Sophie Scholl, estudante pacifista da resistência alemã, assassinada pelos nazistas em 1943). Nesses projetos foram gravadas obras de Victor Castellano e Maurício de Bonis.

As performances e gravações ao vivo de Antunes foram transmitidas no Brasil e exterior por vários veículos da mídia a partir de 1993. Desde o início da internet no Brasil (final do século passado) é também um nome constante nessa mídia. Na música de câmara, trabalhou com Celina Charlier (flauta), Caroline de Comi (soprano), Simona Cavuoto (violino) e Trio de Violões de São Paulo. Gilson Antunes é um artista DAddario e se apresenta com violões construídos especialmente para ele pelos luthiers Cláudio Arone, Lucio Jacob e Carlos Novaes. É casado com a poetisa e artista plástica Selma Antunes e é pai de dois filhos, Liam e Alexey.

Serviço:

Palestrante: Prof. Dr. Gilson Antunes (UNICAMP)

Workshop: O Violão nos Séculos XX e XXI

Data e local: 02 e 03 de Outubro (Sábado e Domingo), entre 16 e 18 horas

Plataforma Zoom

Promoção e informações: virtuosi.mus.br

Investimento: R$170,00

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.