Voltar

O violão clássico e romântico são temas de workshop online neste fim de semana

Postado em Cursos, workshops e palestras em 29/07/2021

O violão clássico e romântico são temas de workshop online neste fim de semana - imagem Gilson Antunes

(Gilson Antunes)

“Montei um curso que eu sempre quis fazer”, diz o professor e violonista Gilson Antunes, que ministrará neste sábado (31/07) e domingo (01/08), das 16h às 18h, um workshop sobre o violão nos períodos clássico e romântico, com mediação da professora Juliana Oliveira. Com foco no início da evolução do instrumento em seu formato moderno, a partir da padronização das seis cordas simples, o curso é produzido pelo site virtuosi.mus.br, no qual podem ser feitas as inscrições no valor de R$ 170, até esta sexta-feira (30/07), às 17h.

INSCREVA-SE AQUI

Gilson Antunes é pesquisador, professor da Unicamp, virtuose e versátil instrumentista, que também integra a equipe do Acervo Violão Brasileiro. Ele apresentará o curso com um instrumento feito sob medida por Lúcio Jacob, um violão romântico copiado de um modelo La Coche de 1834 – o mesmo usado pelo compositor e violonista clássico espanhol Dionisio Aguado (1784 - 1849).

O violão clássico e romântico são temas de workshop online neste fim de semana - foto gilson antunes

(Gilson Antunes com uma guitarra romântica construída pelo luthier Lucio Jacob. É uma copia de uma Lacote de 1834, a mesma que o Dionísio Aguado mostra na primeira edição do Metodo dele).

No curso, o professor fará um paralelo entre o violão e a história da música nos períodos romântico e clássico e comparações com outros instrumentos e compositores dessas épocas, a exemplo do também espanhol Fernando Sor (1778-1839), responsável pelas variações do tema A flauta mágica, de Mozart. “O diferencial desse curso é que ele não fica só no violão, pois vamos traçar paralelos com a obra de grandes compositores como Franz Schubert, Robert Schumann e Ludwig van Beethoven”, explica Gilson Antunes.

O violão clássico e romântico são temas de workshop online neste fim de semana - Fernando Sor

(Fernando Sor)

Além dos espanhóis Aguado e Sor, o curso tratará da importância da obra dos italianos Mauro Giuliani (1781-1829) e Ferdinando Carulli (1770-1841) no estabelecimento do violão como instrumento solo e camerístico no período abordado.

O conteúdo do workshop contempla ainda o contexto histórico da época, mostrando como a Itália e a Espanha, além de Paris e Viena, foram vitais na difusão do instrumento, assim como, a técnica, o repertório, os métodos e as formas musicais do violão no classicismo e no romantismo.

O violão clássico e romântico são temas de workshop online neste fim de semana - Dionisio Aguado

(Dionisio Aguado)

Gilson Antunes é paulista de Ilha Solteira e já se apresentou em países da África, Ásia e Europa, além de Estados Unidos e grande parte da América Latina. Ele estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, e, no Brasil, concluiu graduação em Música e pós-graduação em Artes. Entre seus professores, estão nomes como Giácomo Bartoloni, Fabio Zanon e Robert Brightmore.

Ele iniciou a carreira como solista em 1989 e, desde 2015, é professor do Instituto de Artes da Unicamp, lecionando as disciplinas Percepção Musical, Música de Câmara e Violão Clássico.

O violão clássico e romântico são temas de workshop online neste fim de semana - Mauro Giulliani

(Mauro Giulliani)

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.