Voltar

O violão 7 cordas no samba e no choro é matéria do aulão grátis com Guilherme Lamas

Postado em Cursos, workshops e palestras em 26/05/2022

Fraseado, contracanto, levadas de mão direita e algumas técnicas da linguagem do 7 cordas vão ser abordados pelo violonista e professor Guilherme Lamas, nesta quarta (01/06), das 19h às 20h30, no aulão do Acervo, ao vivo pela plataforma Zoom. Lamas vai dar dicas a partir do arranjo de Dino 7 Cordas no samba Sim, de Cartola. No final do encontro, ele responderá a perguntas dos alunos e vai oferecer transcrições e conteúdos de apostila para quem ficar até o final da aula. O encontro marca o lançamento do novo curso que será produzido pelo Acervo Violão Brasileiro, chamado Linguagem do Violão 7 Cordas no Samba e no Choro e também do novo disco de Guilherme Lamas.

INSCREVA-SE NO AULÃO GRÁTIS SOBRE VIOLÃO 7 CORDAS CLICANDO AQUI

No aulão, Lamas vai passear por diversos assuntos, a exemplo de como estudar o violão de acompanhamento, tanto de 6 quanto de 7 cordas na linguagem do choro e samba, algumas regras de encadeamento e formação de repertório, estrutura, forma, padrões harmônicos e melódicos, acordes e extensões. Ele vai abordar também as frases, arpejos (intercalando cordas soltas e presas) e improvisação dentro da linguagem, as variações rítmicas: choro, maxixe, polca, valsa, etc

Esses temas serão trabalhados em profundidade no curso que Guilherme Lamas vai realizar em breve no formato online ao vivo, com produção do Acervo Violão Brasileiro. As chamadas baixarias de obrigação e melodias na primeira região do instrumento, as técnicas e idiomatismos do violão 7 cordas de aço e a transcrição (percepção rítmica, melódica e harmônica; escrita e leitura) também serão trabalhados no futuro curso. E mais: a composição idiomática para o instrumento e a contribuição de violonistas históricos na evolução desse tipo de violão, cujo mestre maior é Dino 7 Cordas, e que ganha cada vez mais espaço na música brasileira e desperta interesse crescente entre estudantes e profissionais.

(Paulinho da Viola e Guilherme Lamas)

Financiamento coletivo

Guilherme Lamas também está na reta final do financiamento coletivo do novo álbum, Bem Acompanhado. Colabore aqui. O projeto visa gravação de um álbum inédito de choro com Guilherme Lamas e convidados. Será produzido um CD e um álbum de partituras do trabalho. Os áudios serão disponibilizados em todas as plataformas digitais de Guilherme Lamas, assim como será prensado o CD e terá distribuição física. O livro (em espiral) conterá as partituras das melodias, contracantos e arranjos das peças de violão solo, realizados nas gravações do CD, do EP e do Single em homenagem ao Paulinho da Viola.

Trata-se de um trabalho autoral com composições que destacam o Violão 7 Cordas de Aço em homenagem à 12 violonistas de 7 Cordas que fazem parte da tradição do país e são responsáveis por elevar o Violão Brasileiro ao mais alto nível da cultura popular, principalmente no que diz respeito ao Choro e Samba. Quem puder contribuir ou tiver interesse em saber das contrapartidas, basta entra no site Apoia-se e conferir.

Carreira

Guilherme Lamas é doutorando e mestre em música pela Unicamp, formado em 2008 no Conservatório de Tatuí, tendo como foco de seu trabalho o Violão 7 Cordas, o choro e o samba. Participou dos programas televisivos “Sr. Brasil” / Rolando Boldrin, “Milagres de Santa Luzia” da TV Cultura, “Conexão Cultural” da TV Câmara, entre outros.

Produziu ao longo de sua carreira: 2022: Álbum: Bem acompanhado; 2022: EP Melhor que isso só arroz com ovo; 2021: Uma dica pra quem “Fica em Casa”; 2020: Programa: Choro no Quintal; 2019: Projeto: “Obrigado, Radamés”; 2018 Álbum: Idas e Vindas; 2017 Álbum: O Alvorecer, homenagem a Ernesto Nazareth; 2016 Concertos “Violão 7 Cordas Solo”; 2015 WebVídeos: Sinal dos Tempos, homenagem a Garoto; 2014 Álbum "Aos Domingos na Casa da Vó (e do Vô também)".

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.