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Novo método combina iniciação ao violão com teoria musical

Postado em Livros e métodos em 04/11/2022

(Zé Marcos)

Por Fábio Carrilho

Em meio à superabundância de recursos de aprendizagem disponíveis aos estudantes de violão, alguém poderia questionar a necessidade de se ainda produzir novos métodos. A impressão de que "tudo já foi dito" sobre a iniciação ao instrumento, por exemplo, existe. Porém, para além dos assuntos trazidos em cada método, o que temos é a visão particular de cada autor sobre um aspecto particular do processo, tornando válidas, assim, todas as iniciativas do gênero.

O método Violão - Guia de Ensino e Aprendizagem, lançado pelo experiente violonista Zé Marcos, resume bem a abordagem dele sobre assuntos envolvendo as iniciações técnica e teórica de maneira combinada. São mais de 90 exercícios em partituras em um livro digital de formato PDF e mais um CD digital com 47 áudios de playbacks. Este método está disponível em valor promocional de R$ 65 por R$ 59,90, exclusivamente na Loja Violão Brasileiro. 

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O prefácio é do violonista e guitarrista Fábio Gouvea, professor do Conservatório de Tatuí, e que foi aluno de Zé Marcos no início de sua trajetória. Gouvea dá pistas sobre a personalidade do ex-professor apontando três qualidades suas que considera centrais: a musicalidade, a generosidade e a paciência. 

Zé Marcos destaca que o objetivo deste livro foi auxiliar o iniciante a aprender tanto os princípios básicos de mecanismos para a execução, quanto a simbologia da linguagem da música. Zé buscou criar uma ambientação de aprendizagem mais amigável. "Tomei o cuidado de não gerar uma sobrecarga de informações teóricas. Elas aparecem à medida que são necessárias e quando são transformadas em prática", salienta.

Outro procedimento adotado pelo autor para tornar o percurso mais ameno foi a presença de um segundo violão no roteiro de atividades, prevendo acompanhamentos que dialogam com gêneros da música popular. "Penso que a interação do iniciante com o segundo violão favorece o desenvolvimento da percepção, principalmente o sentimento do pulso rítmico", diz.

Play alongs

O autor gravou play-alongs com o segundo violão, que podem ser acessados por meio do CD digital por via QR Code, que direciona ao Youtube ou Google Drive, os quais facilitam bastante o estudo individual. No entanto, ele incentiva os docentes a recriá-los de acordo com as situações de aulas. "Fiz as gravações trazendo alguns gêneros, mas deixei aberto. Digo isso na nota ao professor, para que adequem o segundo violão com levadas ou mesmo harmonias que estejam próximas ao universo musical dos alunos, de modo a se estabelecer um canal de comunicação", sugere.

(Exemplo de exercício do método Zé Marcos)

O livro está estruturado em torno de assuntos como técnicas básicas de dedilhados e a leitura musical, com foco principal no violão solista. As atividades foram organizadas em nove etapas, que aparecem dispostas em nível crescente de dificuldade. Outro ponto interessante visando tornar o processo "mais leve" é a diagramação menos formal e mais parecida com uma revista, tornando a leitura bastante agradável.

Há vários caminhos possíveis para a iniciação ao violão e o interesse sobre novos métodos reside justamente na possibilidade de se conhecer a visão pedagógica de cada autor. Zé Marcos optou por iniciar o trabalho do dedilhado com os dedos indicador, médio e anular. "Caso iniciasse com o polegar, penso que haveria uma tendência dele ser executado em parte pelo movimento do braço, o que criaria mais tensão e levaria indicador, médio e anular a se afastarem das cordas", justifica.

Outra escolha foi em relação ao uso, desde o início, do toque apoiado, o qual também foi considerado pelo violonista como um "facilitador" para a referência espacial da mão direita. "Penso que o toque com apoio é como subir numa escada tendo como referência o corrimão. Por outro lado, o toque apoiado, se bem coordenado, favorece que o dedo seja movido por suas três falanges, enquanto o toque aéreo pode levar o iniciante a mover apenas as duas primeiras", argumenta.

Sobre a necessidade de se aprender a leitura musical nos moldes tradicionais desde os estágios iniciais, algo longe de ser consensual entre docentes, Zé Marcos tem sua própria visão. "A eficiência da simbologia da linguagem musical é indiscutível. Se assim não fosse, teria sido substituída. Por outro lado, as simbologias alternativas também cobram do aluno relacionamento de símbolos com sons, ritmos e timbres. Na minha modesta opinião, apenas se troca um símbolo por outro", diz o violonista.

A prática e a racionalização sobre o que se está fazendo, no entanto, são fundamentais para Zé Marcos, que não coloca a leitura antes delas. "Penso que teoria sempre foi uma matéria mal organizada nas escolas. Minha experiência me mostrou que o iniciante pode se relacionar tranquilamente com ela e a leitura musical tradicional, desenvolvendo-a conjuntamente sua percepção, com muito critério, de maneira bem dosada e ambientada ao universo dos alunos", pontua.

Umas das grandes influências presentes neste método é a ação didática assim como a obra pedagógica do professor Henrique Pinto (1941-2010), com quem Zé Marcos estudou por cerca de dez anos. "O Henrique não selecionava alunos pelo potencial, mas trabalhava com todos e buscava auxiliar cada um a produzir o seu melhor. A influência dele no meu trabalho se reflete no fato de eu pensar a música como uma linguagem possível para todos, o que é diferente de dizer que serão artistas ou músicos profissionais. Acredito que todas as pessoas podem interagir com o fazer musical, desenvolver a coordenação motora, a percepção e a musicalidade, cada uma dentro das suas particularidades", finaliza.

 

Serviço:

Método: Violão - Guia de Ensino e Aprendizagem

Autor: Zé Marcos

Formato: digital PDF + CD digital em mp3 de playpabacks

Valor: R$ 59.90 (Em até 12x no cartão de crédto ou Pix)

Onde encontrar: Loja Violão Brasileiro

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