Voltar

Novo curso de Conrado Paulino sobre Condução de Vozes e os Novos Acordes começa nesta quinta (11/11)

Postado em Cursos, workshops e palestras em 10/11/2021

(Conrado Paulino)

Por Fábio Carrilho

Dominar a prática da harmonização é um requisito essencial para violonistas tocarem com desenvoltura, autonomia e criatividade. Saber harmonizar tanto em situações nas quais o violão desempenha o papel de instrumento acompanhador quanto de solista é uma arte em particular, a qual pode ser analisada por meio das diversas técnicas empregadas. Pensando nisso, o violonista Conrado Paulino estruturou seu novo curso em parceria com o Acervo Digital do Violão Brasileiro intitulado Condução de Vozes e Novos Acordes, o qual será realizado no formato online e ao vivo pela plataforma Zoom, a partir desta quinta-feira (11/11) até 16 de dezembro.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

Serão seis aulas semanais que acontecerão às quintas-feiras das 19h às 21h, as quais contarão com material didático exclusivo e grupo de dúvidas no Telegram com atendimento do próprio professor. Os participantes receberão certificado emitido pelo Acervo. No programa, estarão temas como formação de acordes, cifragem, abertura, acordes sem a fundamental, condução e encadeamento de vozes por meio de tríades e tétrades e suas extensões, além de harmonizações por meio do que Paulino chama de "Novos Acordes", o que engloba o estilo peculiar de harmonizar de músicos como Toninho Horta, Guinga, entre outros violonistas e guitarristas da música brasileira e do jazz.

O valor do investimento é de R$ 510, podendo parcelar em até 12x no cartão de crédito. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas na Loja do Violão Brasileiro. Dúvidas podem ser tiradas pelo Whatsapp +55 11 97615-8514.

Todas as aulas serão gravadas pelo Zoom para consulta futura. Os alunos poderão assistir quantas vezes quiser aos conteúdos por um período de até dois meses. Isso vale tanto para quem eventualmente perder a aula ao vivo, quanto para os alunos que residem em países com fuso horário diferente do Brasil. E também pra revisar os assuntos.

"O curso é uma espécie de 'estrada paralela' do estudo de harmonia. A ideia é que estudando encadeamento e condução de vocês você desce ao nível de notas mesmo, o que é uma dificuldade comum aos violonistas. Consegue-se saber o nome do acorde e o seu 'shape', mas demora-se para responder o nome das notas. A resposta está na facilidade visual do violão e a consequente memória 'plástica' do violonista, a memória muscular do shape", afirma Paulino.

Os conceitos norteadores do curso, segundo o músico, são os de horizontalidade e verticalidade. "O encadeamento, ou 'voice leading', dá uma ideia de horizontalidade, e os "voicings" de verticalidade. Ou seja, a visão horizontal e vertical das notas", afirma. A formação de acordes por caminhos que vão além do estudo tradicional, por exemplo, por meio dos conceitos de "drop", está entre os assuntos previstos. "Vou buscar fazer a turma entender como as notas se relacionam umas com as outras dentro do tecido harmônico, ou seja, uma visão horizontal das notas. Essa visão horizontal leva o estudante naturalmente a encontrar novos acordes que são fruto da aplicação da condução de vozes. E o bacana é que se chega a esses acordes sem desenhos, nem partitura. Por isso, naturalmente", revela Paulino. 

Como bônus, o grupo fechado no Telegram vai permitir que a classe se comunique e tire dúvidas diretamente com o professor ao longo dos meses, o que dinamiza bastante o processo de aprendizagem. Ainda por meio do Telegram, serão enviadas informações, orientações extras, dicas de estudo e lições nos formatos em áudio e vídeo.

O grande diferencial deste curso, sendo assim, está na interação de Paulino, professor reconhecido pela sua didática e pesquisa da linguagem harmônica do violão brasileiro e do jazz, diretamente com a turma, o que não ocorre, por exemplo, em cursos estruturados em outros moldes, como os exclusivamente compostos por aulas gravadas, nos quais o contato com o professor é escasso.

O curso Condução de Vozes e os Novos Acordes é destinado a estudantes de nível médio e avançado, com conhecimento sobre construção de escalas, intervalos, tríades e tétrades, e leitura básica. Está aberto não apenas a violonistas, mas a todos os instrumentistas.

 

Serviço

Inscrições Loja do Violão Brasileiro

Tira dúvidas pelo Whatsapp +55 11 97615-8514.

Investimento: R$ 510, podendo parcelar em até 12x no cartão de crédito.

Vagas Limitadas

 

PROGRAMA DO CURSO CONDUÇÃO DE VOZES E OS NOVOS ACORDES

1) Condução a três vozes:

As diferentes combinações de três vozes e a sua sistematização via cifrado

Condução das vozes fechadas sobre as diferentes trocas harmônicas (quartas, quintas, segundas, sextas, etc)

Condução sobre I/ vi/ ii/ V

Aplicação em músicas conhecidas

2) Condução a três vozes abertas:

Vozes abertas sobre as diversas trocas harmônicas e a progressão I/ vi/ ii/ V

Aplicação em músicas conhecidas selecionadas

A questão dos shapes das vozes abertas no violão e guitarra

3) Tríades fechadas e abertas e os Novos acordes:

Complementos (“graus altos” ou “tensões”) possíveis para cada tipo de acorde

Expandindo o vocabulário dos acordes utilizando as tríades fechadas e abertas somando os complementos

Aplicação dos novos acordes sobre progressões e clichês harmônicos

4) Condução a quatro vozes:

As diferentes combinações das quatro vozes e a sua sistematização via cifrado.

Condução de vozes com tétrades fechadas: I / IV ; I / V ; I / IV / V (blues)

Condução com tétrades fechadas na progressão I / vi / ii / V e em segundas (I / ii / iii / IV etc) com vozes paralelas ou por aproximação.

5) Condução a quatro vozes em distribuição aberta:

Condução com tétrades abertas nas progressões: I / IV ; I / V ; I / IV / V (blues)

Condução na progressão I / vi / ii / V e em segundas (I / ii / iii / IV etc) com vozes paralelas ou por aproximação.

Ciclo de quartas com X7, Xm7 e Xmaj7 e Turnaround de Blues (V7>V7>V7>I7)

6) Outros tipos de tétrades:

Os 11 tipos de acordes com sétima e suas distribuições fechadas e abertas

As 28 distribuições abertas de cada tipo de acorde com sétima no violão e na guitarra; Drop X Abertura.

Os 10 tipos de acordes com sétima e nona e as suas 28 distribuições possíveis de cada tipo no violão e na guitarra.

7) As Tétrades e os complementos 9, 11 e 13

Acordes com 13a e supressão de quinta: X7(13),Xm7(13)

Acordes com 11a e supressão de quinta: Xm7(11)

Acordes com 6a e supressão de quinta: XMaj7(6), XmMaj7(6)

Acordes com supressão de quinta fechados, abertura I, II, III e IV

8) Os Novos Acordes e a Condução de vozes com tétrades e complementos, mantendo a fundamental

Condução das 4 vozes das tétrades sobre as progressões ii /V7 ; V7 / IMaj7 (ou I6) ; V7 / im7 ; V7 / ImMaj7 (ou Im6). Casos de Graus Implícitos (cifrado X contexto)

Turnaround de Blues e Ciclo de quartas com X7, Xm7 e XMaj7 (com fundamental)

9) Os Novos Acordes e a Condução de vozes com tétrades e complementos, suprimindo a fundamental

Acordes derivados das aberturas das tétrades, adicionando um, dois ou três complementos, suprimindo a fundamental e outras notas. Casos de graus implícitos (além da fundamental).

Acordes nãoderivados das aberturas, iniciando na 9a, 6a (ou 13), 11 ou #11 e alterações da 5a. Clusters/ sobreposições de segundas

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.