Voltar

Na Série Diário de um Violão, Thiago Abdalla analisa novo modelo do luthier Cleyton Fernandes

Postado em Lançamentos em 01/07/2021

Na Série Diário de um Violão, Thiago Abdalla analisa novo modelo do luthier Cleyton Fernandes - imagem Thiago Abdalla

(Thiago Abdalla)

Por Fábio Carrilho

Registrar a evolução sonora de um novo instrumento ao longo de um mês por meio de rigorosos parâmetros técnicos e interpretativos. Foi com este objetivo que o violonista Thiago Abdalla resolveu produzir a primeira temporada da série Diário de um Violão, formada por cinco episódios, que estreou em 10 de junho em seu canal no Youtube. Neles, Abdalla analisa o violão criado por Cleyton Fernandes modelo Studio, instrumento de entrada para a linha de concerto da produção do luthier paulista radicado em Juazeiro do Norte (CE), e que tem sido utilizada por músicos como Paulo Bellinati, Everton Gloeden, Mario Ulloa, Daniel Wolff, entre outros. A temporada encerrou na quinta-feira (01/07) com um bate papo ao vivo de Thiago, junto com Cleyton Fernandes e professores e violonistas Everton Gloeden e Gustavo Costa. 

Pelo visto, o modelo Studio é uma linha que promete. Dos 10 exemplares que Cleyton construiu, oito deles já foram vendidos. Restam apenas dois, que podem ser adquiridos exclusivamente pelo Acervo Violão Brasileiro, que em breve vai cadastrá-lo em sua loja virtual. As consultas e reservas podem ser feitas pelo email acervoviolaobrasileiro@gmail.com e pelo whatsapp (11) 971615-8514. O valor do instrumento é R$ 5.900,00 (sem o frete).

"Em fevereiro de 2019, tive o prazer de passar um tempo na luteria do Renato Oliveira. Entre um gole e outro de café, ele me sugeriu unir a performance musical e o conhecimento de áudio para consolidar um projeto, até então, inédito nas redes sociais", revela Abdalla. Trata-se do registro gradual da evolução de um instrumento e que une dois mundos que o encantam: o violão e o áudio.

A série

Na Série Diário de um Violão, Thiago Abdalla analisa novo modelo do luthier Cleyton Fernandes - Imagem Cleyton Fernandes em seu ateliê

(Cleyton Fernandes em seu ateliê)

Além das atividades como professor e concertista, Thiago também se dedica ao universo da produção musical, seja em trabalhos de gravação e mixagem dos grupos do qual faz parte, como o Quaternaglia, assim como nas aulas de Prática de Estúdio que ministra na pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina. "No primeiro semestre de 2021, o projeto Diário de um Violão evidenciou o modelo Studio desenvolvido por Cleyton Fernandes. Tive acesso ao instrumento por trinta dias e o registrei com diferentes padrões de captação e de mixagem tocando um repertório variado", comenta Abdalla, que contou, além das boas condições acústicas de seu estúdio particular de gravação, com um arsenal de ótimos equipamentos.

Todas as gravações foram captadas com uma interface Zen Studio, da Antelope Audio. “Realizei desde uma captação mono com um Neumann TLM 107 quanto uma 'Mid-Side' somando o TLM com o DPA 4099. Os dois primeiros vídeos são uma mixagem feita a partir dos quatro canais do Sennheiser AMBEO VR mic", revela. A questão dos encordoamentos, que influenciam diretamente na sonoridade final, também foi levada em conta. "Usei dois jogos de cordas distintos: nylon da Hyper.Pro e carbono da Savarez. É perceptível como escutamos um brilho intenso nessas últimas no decorrer dos vídeos", diz Abdalla.

Violão modelo Studio

O personagem central, o violão modelo Studio, representa a porta de entrada para a linha de concerto dos instrumentos criados por Cleyton Fernandes, portanto mais acessível. "O objetivo deste modelo é proporcionar às pessoas a melhor relação custo-benefício, trazendo um instrumento com madeiras maciças, selecionadas, com bom cuidado de acabamento e bem ajustado quanto à tocabilidade e à sonoridade", diz o luthier, que o recomenda tanto para estudantes quanto para músicos profissionais. "O propósito desta série de vídeos é um violonista experiente, com atuação no ensino e na performance, recebendo o instrumento e demonstrando seus recursos e a sua viabilidade de sua utilização para concerto", avalia. 

Em relação aos critérios sonoros adotados para avaliar o violão modelo Studio Cleyton Fernandes, o Thiago Abdalla cita a produção de uma sonoridade aberta, a presença de uma afinação perfeita, a possibilidade de se extrair uma boa diversidade de timbres, a existência de um ataque bem definido, de um sustain longo em diferentes regiões do instrumento e uma boa potência sonora. "São elementos importantes para estarem em qualquer instrumento. Há também a facilidade do toque, o que traz tranquilidade e previsibilidade para o instrumentista. Sobre as cordas, espera-se uma maior doçura e bons cantabiles com cordas macias e uma afinação mais precisa e brilho com cordas mais rígida", explica Abdalla, que considera tais quesitos presentes no violão analisado, segundo ele, fortemente indicado para estudantes.

Episódios

O primeiro episódio da série é o famoso "unboxing", com Abdalla recebendo o instrumento e literalmente o desembalando da caixa. Após desempacotar o violão, Abdalla comenta sobre sua impressão inicial do instrumento, faz uma checagem geral e toca um trecho de Adelita, de Francisco Tárrega. Vale destacar aqui a familiaridade do músico com a produção de vídeos para redes sociais, notadamente para o YouTube, no qual publica, há anos, conteúdos violonísticos, incluindo educativos, o que torna a série bastante agradável de se assistir.

Na Série Diário de um Violão, Thiago Abdalla analisa novo modelo do luthier Cleyton Fernandes - Imagem Violão Cleyton Fernandes Modelo Studio

(Violão Cleyton Fernandes Modelo Studio)

Se no primeiro episódio Abdalla fala bastante sobre o instrumento, nos quatro seguintes é 100% música. "Usei o violão modelo Studio de forma incessante durante um mês, procurando entender como suas características sonoras seriam melhor aproveitadas pelo repertório que gosto de tocar. Fui lembrando de algumas peças que não tocava há algum tempo e aprendendo algumas coisas novas", diz Abdalla. As peças tocadas, de diversos níveis de exigência em relação ao instrumento, foram Las Abejas (Agustin Barrios), Brevidade Cantiga (Sergio Assad), Variaciones sobre um tema de Sor (Miguel Llobet) e Estudo Op.29 No.17 (Fernando Sor).

Na Série Diário de um Violão, Thiago Abdalla analisa novo modelo do luthier Cleyton Fernandes - Imagem Violão Cleyton Fernandes Modelo Studio

(Violão Cleyton Fernandes Modelo Studio)

Análises

"O que mais me impressionou foram as peças que exigiam um alto grau de afinação em regiões menos favoráveis. Nesse quesito, o instrumento foi impecável, por exemplo, logo na entrada da melodia da Cantiga, das 'Brevidades' do Sérgio Assad. De modo geral, essa peça explora bastante o violão em regiões que não costumam ser de fácil afinação", analisa Abdalla. "Assim como na variação em trêmulo da 'Variaciones'. No momento em que passa para casa 2 da variação, a afinação acima da casa sete é muito fácil de sair perfeita com esse violão", observa.

A série não deverá acabar com esta temporada. "Daqui pra frente, abraçarei essa série com os instrumentos que puder", revela Abdalla. Vamos torcer para que continue!

(Violão Cleyton Fernandes Modelo Studio)

Serviço:
Live Diário de um violão - com Thiago Abdalla, Cleyton Fernandes e Everton Gloeden
Quando: Quinta-feira (01/07)
Hora: 20h10
Cabal: Youtube Thiago Abdalla

Violão Studio Model Cleyton Fernandes
Idealizado para atender a demanda de profissionais ou estudantes avançados que necessitam de uma relação custo-benefício excepcional. O modelo Studio utiliza-se de avanços obtidos nas pesquisas do modelo concert, porém com materiais e construção mais simples. O resultado é um instrumento de lutheria apto à realização de concertos e gravações.

As laterais e fundo são maciças e o tampo possui leque em abeto.

​Configurações:
Tampo: Cedro ou Abeto
Lateral e Fundo: Jacarandá Indiano ou Africano
Braço: Cedro
Escala: Blackwood
Cavalete: Blackwood
Tarraxas: Rubner ou Der Jung
Case AMS
Armrest incluso

Valor: R$ 5.900,00 (sem o frete)
OBS: existem apenas 2 exemplares
Reservas: email acervoviolaobrasileiro@gmail.com e pelo whatsapp (11) 971615-8514

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.