Voltar

Música inédita de Garoto será lançada em live neste sábado (07)

Postado em Coluna Alessandro Soares em 06/11/2020

Música inédita de Garoto será lançada em live neste sábado (07)

(Última foto de Garoto, em 2 de maio de 1955, no apartamento de Radamés Gnattali (na flauta), com Chiquinho do Acordeon e Billy Blanco (em pé, no pandeiro). Crédito: arquivo particular Jorge Mello

Por Alessandro Soares

Na véspera da sua morte, Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, visitou o maestro Radamés Gnattali, que morava na Av. Nossa Senhora de Copacabana (nº 1277, apt 1005). E, claro, rolou uma tocata de arrepiar. Ele no violão, Radamés na flauta, junto a Chiquinho do Acordeon e Billy Blanco (no pandeiro). A foto acima, que por sinal é a última de Garoto, registra o encontro e foi descoberta pelo biógrafo Jorge Mello, que promete contar essa e várias outras histórias na live que será transmitida neste sábado (07), às 17h, no Youtube do Acervo do Violão Brasileiro.

O bate papo será intercalado com um recital ao vivo do pianista Henrique Gomide e do violonista Domingos Teixeira, o Bilinho. Eles vão tocar alguns choros desconhecidos de Garoto, a exemplo de O Relógio da Vovó e Recordando Nazareth. Mas também vão interpretar alguns clássicos do compositor (Quanto Dói a Saudade, Enigma e Esperança). E pra quem está acostumado a ouvir Garoto só no violão solo, é surpreendente a versão que Gomide faz ao piano. No final da live, uma música inédita do nosso pai do violão moderno será apresentada, mas eles pediram segredo. Só lá na hora pra saber. Eu, que vou conduzir o evento, fiquei sabendo qual é o tal choro, mas é melhor eu ficar na minha e convidar o caro leitor para assistir. 

Aqui vai uma pista: o tema inédito será extraído do maravilhoso livro Choros de Garoto (Edições Sesc), organizado justamente por Jorge, Gomide e Domingos, que além da encadernação luxuosa e recheada de belas fotos em tamanho grande, é formado de 67 partituras em formato melodia e cifra. “Destas, 17 são choros inéditos em edição e gravação comercial, 16 são inéditos em gravações comerciais e dez são inéditos em edição”, cataloga Jorge em texto do livro.

Música inédita de Garoto será lançada em live neste sábado (07) - capa livro Choros de Garoto

Evidentemente que os bastidores desse livro, que traz inúmeros comentários das músicas, vão ser abordados na live. Depois que o livro foi lançado em 2017, vários músicos ficaram encantados com as peças inéditas e já esboçaram o desejo de gravá-las. Mas ainda ninguém o fez. Outro mérito do livro é o do publicar as partituras em melodia e cifra. Ou seja, é um convite para que os músicos de rodas de choro e outros instrumentistas toquem Garoto, indo além do violão solo.  

Quem deu a largada neste sentido foi o próprio pianista Henrique Gomide, como integrante do trio Caixa Cubo, formado pelo baixista Noa Stroeter e pelo baterista João Fideles. Em 2017, eles lançaram o criativo e ótimo CD Enigma - a Música de Garoto, com 15 releituras jazzísticas da obra de Garoto e convidaram músicos mais que porretas pra cozinhar juntos. O clarinetista Proveta participa da faixa Carioquinha Dengosa. Por sinal esse videoclipe foi lançado com exclusividade pelo Acervo. Vale conferir abaixo. O disco tem ainda as presenças de Toninho Ferragutti, Paulo Bellinati e Zé Leônidas.

E Domingos Texeira tem tocado Garoto dividindo seu violão em rodas de choro e instrumentistas de outras formações em várias ocasiões, como nos recitais de lançamento dos livros e projetos em parceria com Jorge Mello.

De fato, atualmente o legado biográfico de Aníbal Augusto Sardinha se divide entre antes e depois das pesquisas de Jorge. Assim como o mundo passou a conhecer e a tocar a obra de Garoto após os songbooks em disco e livro lancados por Paulo Bellinati, entre 1984 e 1991, qualquer estudo sério sobre a vida do compositor tem de passar pelas descobertas de Jorge Mello.

A biografia Gente Humilde: vida e música de Garoto, escrita por Mello e publicada pela Edições Sesc em 2012, é o divisor na linha do tempo. A partir dali o biógrafo teve acesso a um tamanho tão relevantes de partituras e fotos inéditas e ao diário de Garoto que um número sem precedentes de projetos foi maravilhosamente lançado tendo como material de apoio as pesquisas de Jorge Mello. Aqui incluímos o lindo projeto Garoto 100 Anos, de Myriam Taubkin.

Música inédita de Garoto será lançada em live neste sábado (07) - capa Garoto álbum de partituras

E vale lembrar que o Acervo tem a honra de abrigar o álbum Garoto Partituras Inéditas (para baixar grátis), fruto da parceria do Acervo com Myriam e que foi escrito por Jorge e Henrique Gomide. Ambos também estão juntos com o jornalista e pesquisador Lucas Nobile na equipe do incrível documentário Garoto: vivo sonhando, do cineasta Rafael Veríssimo. Com certeza em breve o trio formado por Jorge, Henrique Gomide e Domingos Teixeira vão produzir mais iniciativas em tributo ao Gênio das Cordas. Mas por enquanto, vamos assistir à live deste sábado.

Música inédita de Garoto será lançada em live neste sábado (07) - banner live

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.