Voltar

Movimento Violão estreia nova temporada na TV Sesc

Postado em Lançamentos em 17/09/2020

Movimento Violão estreia nova temporada na TV Sesc - foto João Camarero

(João Camarero em recital do Movimento Violão)

Por Alessandro Soares

Com lindo cenário e conteúdo arrebatador, a TV Sesc exibe a nova temporada do Movimento Violão com oito atrações a partir desta terça, às 20h, com João Camarero. A programação segue com Rogério Caetano e Gian Correa, Pedro Aguiar, Cainã Cavalcante, Edson Lopes, Maogani, Warren Nicholson e Thanos Mitsalas. Até novembro, no mesmo dia e horário, haverá concertos inéditos, que devem ser conferidos com a atenção que merecem, de preferência em tela grande, com caixas de som ou com bom fone de ouvido.

O Acervo teve acesso com exclusividade aos três primeiros programas a serem veiculados. De fato, não é apenas a excelência do elenco e do repertório que impressiona. O esmero da produção é digna de nota. Da vinheta de abertura especialmente criada para esta temporada, flagrando closes do luthier Samuel Carvalho em ação no seu ateliê, aos violões que ele pendurou no do teatro do Sesc Bom Retiro para compor o cenário criado por Flávio Rodrigues, que também dirigiu as filmagens. O áudio foi captado e masterizado com a maestria de sempre por Ricardo Marui.  A produção geral é da violonista Juliana Oliveira e a idealização e direção desse projeto grandioso é do violonista e professor Paulo Martelli.

Movimento Violão estreia nova temporada na TV Sesc - foto Gian Correa e Rogério Caetano

(Gian Correa e Rogério Caetano)

Um dos grandes representantes do violão 7 cordas da nova geração, João Camarero abre o recital com duas peças de Radamés Gnattali (Tocata em Ritmo de Samba e o Choro da Brasiliana nº13). Em seguida interpreta Agustin Barrios (Valsa nº 3) e Garoto (Inspiração e Enigma). Camarero também reverencia João Pernambuco (Graúna e Caminhos do Sertão) e Raphael Rabello (Camará, em parceria com Paulo César Pinheiro).

O maravilhoso espetáculo se completa com as autorais Pequenas Valsas Sentimentais nº3  e O Maestro na Farra (que Camarero compôs sozinho) e as que fez em parceria: Paulistano (com Rafael Mallmith) e Vento Brando (com Cristovão Bastos) - uma das vencedoras do Concurso Novas. (BAIXE GRÁTIS A PARTITURA DE VENTO BRANDO)

O violão 7 cordas também marca presença no programa seguinte, com o dueto Rogério Caetano e Gian Correa, dos caras que estão reinventando o instrumento e fazendo novos experimentos em arranjos, criando repertório novo e ampliando a sonoridade do instrumento para cordas de aço.

Movimento Violão estreia nova temporada na TV Sesc - foto Pedro Aguiar

(Pedro Aguiar)

No show, eles varrem todas as faixas do CD 7, que gravaram, como Pingo de Ouro, Agora é a hora e Coco Quebrado (essas de Rogério Caetano) e Rogerinho no Baile O Tema tá Chegando (de Gian Correa), além das parcerias de ambos: Valsa para Dino e Matiriá.  Mas também tocam Jacob do Bandolim (Vibrações e Assanhado). “Nada melhor que reunir os frutos da atual geração no Movimento Violão numa série de 17 anos, que vem mapeando o violão brasileiro e internacional”, afirma a produtora do projeto, Juliana Oliveira.

Já o brasiliense Pedro Aguiar, radicado na Alemanha, mostra no terceiro programa da série um recital perfeito, provando que não é à toa que ele já ganhou nove concursos internacionais de violão, a exemplo dos concursos espanhóis Segovia e Alhambra. Com o prêmio do Concurso Alhambra conquistado em 2018, Pedro gravou o CD Brazilian Guitar Music (Selo Naxos).

No Movimento Violão, Pedro interpreta Torroba (Suíte Castellana), Johann Dubez (Fantasia sobre motivos húngaros), William Walton (5 Bagatelles), Turina (Sonata op. 61), Villa-Lobos (Estudo XI) e Dilermando Reis (Se Ela Perguntar). “Pedro fez um concerto impecável. Dono de uma técnica e uma musicalidade incrível, ele é jovem, mas já é um representante fortíssimo do nosso violão erudito no exterior.”, enfatiza o violonista e produtor Paulo Martelli, idealizador e diretor do projeto, em depoimento ao Acervo.

Movimento Violão estreia nova temporada na TV Sesc - foto Juliana  Oliveira e Paulo Martelli

(Juliana Oliveira e Paulo Martelli)

Martelli destaca que o Movimento Violão existe há 17 anos, pelo qual passaram os maiores nomes do violão mundial. “Essa temporada contempla oito concertos realizados em 2019, com representantes do violão clássico e do violão popular. Nessa trajetória, estamos batendo os 90 programas que gravamos para televisão, o que é um marco histórico”.

Serviço:

Evento: Movimento Violão – nova temporada

Quando: terças-feiras

Horário: 20h

Programação:

Setembro

22/09 - João Camarero

29/09 - Rogerio Caetano e Gian Correa

Outubro

06/10 - Pedro Aguiar

13/10 - Caina Cavalcante

20/10 - Edson Lopes

27/10 – Maogani

Novembro

03/11 - Warren Nicholson

10/11 - Thanos Mitsalas

Movimento Violão estreia nova temporada na TV Sesc

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.