Voltar

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04)

Postado em Festivais em 04/07/2018

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04) - Fábio Bartoloni

(Fábio Bartoloni)

Por Alessandro Soares

Votorantim, no interior de São Paulo, recentemente virou meme em redes sociais no embalo da Copa do Mundo. A foto mostrava o letreiro da cidade em sentido invertido, Mitnarotov, e a legenda sugeria que o local era na Rússia, onde haveria jogo da Seleção Brasileira. Brincadeiras à parte, a verdade é que o município produz ótimos eventos dedicados a outra paixão nacional. Nesta quarta-feira (04/07) e na quinta (05/05) ocorre a II Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim (EMV) Maestro Nilson Lombardi.

O recital de abertura será com a jovem Thamires Camargo Alves, às 18h30, que vai interpretar Matteo Carcassi, Mauro Giuliani e Fernando Sor, entre outros compositores clássicos e românticos. Em seguida, às 19 horas, quem se apresenta é Michel Pradelli, professor de Teoria Musical da EMV. Michel substitui o violonista David Costa, que integrava o elenco da mostra mas teve de se afastar para se recuperar de uma lesão.

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04) - Thamires Camargo Alves

(Thamires Camargo Alves)

Na quinta às 11 horas, o público vai conhecer o violonista Natã Vinicius, seguido pelo premiado Amadeu Rosa, coordenador pedagógico e curador da Mostra. Dedicado à execução e produção de repertório para o Altoguitar (violão de 11 cordas), ele vai tocar a transcrição que fez da BWV 995 de Bach, os Estudos de Frederick Hand e as 5 Bagatelas de William Walton.

Amadeu frisa o papel da mostra pela diversidade sonora e de estilos. “Thamires é um talento aqui da região de Votorantim, tendo iniciado os estudos musicais própria EMV, como é o caso de Natã Vinicius, que também apresentará repertório integralmente de peças do século XVIII, e fará a abertura do meu concerto”, destaca.

(Natã Vinícius)

Às 14 horas da quinta-feira, Fábio Bartoloni, professor da Unesp e doutor em Música pela Universidade do Arizona, vai dar palestra sobre a formação musical em universidade estrangeiras, como foco em sua experiência nos Estados Unidos. “Muitos alunos que pretendem seguir carreira musical e acadêmica sempre buscam mais informações sobre como é a estrutura e como são os trâmites para ingressar em uma universidade estrangeira. Questões como a vida estudantil, forma de ingresso, rotina acadêmica e outros assuntos serão debatidos por Fábio”, antecipa Amadeu.

Depois, às 15 horas, Lucas Siqueira lançará o disco Violão Vale-Paraibano, com repertório inteiramente autoral, trabalhando a linguagem musical típica dessa região, além de obras que foram significativas em sua prática musical, como Paulinho Nogueira e Chrystian Dozza.

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04) - Lucas Siqueira

(Lucas Siqueira)

Já às 17h30 é a vez do concerto/palestra do Duo Ericsson&Andrea, que vão falar do tema “Sobre o tempo”, abordando as possibilidades sonoras do violão dentro do contexto da música experimental. “Durante séculos, o tempo tem sido assunto em tópicos científicos, filosóficos, artísticos. Em música, o tempo é figura imprescindível, nos séculos 20 e 21. Temos o tempo preciso e energético de um Stravinsky, um Bartok, o tempo da complexidade rítmica de um Carter, um Ferneyhough, ou o tempo intuitivo, por vezes livre de um Cage ou Stockhausen”, diz o release desse novo projeto do duo.

No concerto, o Duo Ericsson&Andrea vai fazer o lançamento do CD Sobre o Tempo (pelo selo Violão&Violão), tocando repertório do disco, a exemplo de Aranea Telam (de André Campos Machado), Instantanea#1 (Rafael Fajioli de Oliveira) e Chronos-Kairos (que Manuel Falleiros compôs especialmente para o duo). O duo vai apresentar ainda Treffpunkt (Aus den sieben Tagen), de Karlheinz Stockhausen, e a única que não faz parte do CD.

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04)

Encerrando a mostra, Fábio Bartoloni vai interpretar Bach (Suíte BWV 1009 para cello, arranjo de Frank Koonce para Violão), Agustin Barrios (Un Sueño En La Floresta), Manuel Ponce (Sonata Romântica), Villani-Côrtes (Flora e Fauna), Paulo de Tarso Salles (Miniatura 5) e Giacomo Bartoloni (Sonata Retratos)

Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e Lazer de Votorantim e da Escola de Música de Votorantim "Maestro Nilson Lombardi", a II Mostra de Violão Votorantim tem apoio do coordenador administrativo da EMV, Wesley Rebolo.

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04) - Amadeu Rosa

(Amadeu Rosa)

Serviço:

II Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim (EMV) Maestro Nilson Lombardi.

Local: Espaço Multicultural da EMV (Av. São João, 649, Votorantim).

Entrada Franca.

Programação

Quarta-feira (04/07)
18h30 Recital: Thamires Camargo Alves
19h Recital: Michel Pradelli

Quinta-feira (05/07)
11h Recital: Natã Vinicius / Amadeu Rosa
14h Palestra: Fabio Bartoloni
15h Recital: Lucas Siqueira
17h30 Recital/Palestra: Duo Ericsson & Andrea
19h Recital: Fábio Bartoloni

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.