Voltar

Marco Pereira realiza aulão grátis sobre a arte do acompanhamento

Postado em Cursos, workshops e palestras em 16/11/2023

Marco Pereira realiza aulão grátis sobre a arte do acompanhamento – Foto: Marco Pereira no projeto Acordes do Rádio, CCBB Rio, outubro 2010 - Crédito: Thaís Gallart / Acervo Violão Brasileiro

(Marco Pereira no projeto Acordes do Rádio, CCBB Rio, outubro 2010 - crédito: Thaís Gallart / Acervo Violão Brasileiro)

Por Alessandro Soares

Um dos maiores nomes do violão e da composição para o instrumento no mundo, Marco Pereira vai realizar aulão grátis nesta quarta-feira (22/11), às 19h, pela plataforma Zoom, sobre Arte do Acompanhamento. Além de ensinar um pouco do riquíssimo universo do tema, Marco poderá responder a perguntas diretamente dos alunos inscrito no final do encontro, que é promovido pelo Acervo Violão Brasieiro.

As inscrições para o aulão vão até o meio dia da quarta (22), por meio do link acima. Mas as vagas são limitadas a 70 pessoas. Por isso, é recomendável não demorar a inscrever. As pessoas inscritas vão receber por email o link do Zoom para participar da aula horas antes de começar o encontro.

CLIQUE E SE INSCREVA

Este aulão marca o pré-lançamento do curso online A Arte do Acompanhamento, com Marco Pereira, que o Acervo produzirá em breve e tem como objetivo permitir o acesso de violonistas e músicos em geral ao conteúdo teórico e aos elementos fundamentais que permitem a compreensão e elaboração de arranjos personalizados para o acompanhamento de voz ou instrumento solista no vasto panorama da música brasileira popular e folclórica.

Marco vai apresentar uma série de questões básicas e fundamentais para tal prática. "O violão, com suas incontáveis possibilidades harmônicas, quando tratado polifonicamente torna-se extremamente complexo. A possível combinação de notas em seu braço é um imenso labirinto e é necessário muito tempo para que seja desvendado. Por essa razão, escrever para violão solo é uma tarefa que vai além dos conhecimentos apenas técnicos do instrumento. É fundamental que esse conhecimento técnico venha amparado por um grande conhecimento de harmonia, contraponto, fraseado melódico e expressões rítmicas populares e folclóricas da música brasileira”, destaca.

No curso online, vão ser abordados aspectos como tessitura do violão, notação musical, escalas tonais e outras escalas, digitação e formação dos acordes (tétrades, tríades e complementos harmônicos inversões, par cadencial, dominantes secundárias e alterações, cifras, campo tonal e acordes de empréstimo).

Marco Pereira realiza aulão grátis sobre a arte do acompanhamento – Foto: Marco Pereira no show de lançamento do Acervo Violão Brasileiro, Teatro Rival, Rio de Janeiro, agosto 2014 - Crédito: Elisa Gaivota

(Marco Pereira no show de lançamento do Acervo Violão Brasileiro, Teatro Rival, Rio de Janeiro, agosto 2014 - crédito: Elisa Gaivota)

Marco Pereira vai tratar também de complementos harmônicos, inversão de acordes, principais cadências, dominantes secundárias, dominantes alteradas, resoluções excepcionais da dominante, cadência circular e linhas de contracanto. E ainda abordar as escalas modais (associadas à escala maior, à escala menor melódica às escalas harmônicas – maior e menor modos pentatônicos, blues, hexatônicos e octatônicos). Por fim, naipe harmônico e rearmonização estão na ementa do curso. Algumas dicas a respeito desses assuntão serão tratados no aulão grátis.

Sobre Marco Pereira

Um dos mais importantes e mais completos violonistas brasileiros de todos os tempos, Marco Pereira é um dos desbravadores no trabalho de criar música sem fronteira entre violão popular e clássico no Brasil. Atua como compositor, arranjador, solista, professor, produtor e editor de livros e partituras.

Como compositor para violão solo, tem peças tocadas por grandes intérpretes internacionais de violão, sobretudo devido a temas como Bate Coxa, Num Pagode em Planaltina, Flor das Águas, O Choro de Juliana, Seu Tonico na Ladeira, entre outras. Como autor de concertos para violão e orquestra, escreveu Lendas Amazônicas – Fantasia concertante para dois violões e orquestra, em cinco movimentos. Em 2017 fez a première do seu Concerto Calunga, para violão e orquestra" na Rússia, tendo como solista Eduardo Isaac.

Como solista, Marco mantém intensa atividade, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta regularmente, além dos palcos do Brasil.

Como músico arranjador e acompanhador, gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Recebeu o prêmio Sharp (atual "Prêmio da Música Brasileira") em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa - 1993 e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos - 1994.

Discografia

Estreou em disco pelo selo Som da Gente (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo (1985) e Círculo das Cordas (1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988. Em 1995, lançou três CDs: Dança dos Quatro Ventos (GHA), Elegia (Channel Classics) e Brasil Musical (Tom Brasil). Gravou em 1999 o elogiadíssimo CD de violão solo, Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Seus outros CDs são: Luz das Cordas (com o bandolinista Hamilton de Holanda), Afinidade (com o gaitista Gabriel Grossi), Camerístico (com orquestra) Original (CD autoral com suas composições para violão solo, GSP), O samba da minha terra (com composições próprias e novas leituras de clássicos da música brasileira),  "Stella del Matino" (EGEA – Perugia –Itália), "Essence" (Kind of Blue – Lugano - Suiça), Comum de Dois (com o acordeonista Toninho Ferragutti - Borandá, São Paulo), "Dois Destinos" (sobre a obra de Dilermando Reis) e Xodós (com Paulo Bellinati)

No campo pedagógico, Marco Pereira é professor aposentado no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos anos 1980, ele criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional.

CLIQUE E SAIBA MAIS 

Livros e métodos

E tem lançado com regularidade alguns trabalhos didáticos de grande relevância para a literatura violonística brasileira: dois álbuns de partituras com arranjos e composições gravados nos CDs Valsas Brasileiras e Cristal, um livro com CD encartado sobre as expressões rítmicas de todo o Brasil chamando Ritmos Brasileiros, um método para violão de sete cordas, em parceria com Rogério Caetano, abordando de maneira direta e objetiva todo o universo do samba e do choro (Sete Cordas, técnica e estilo) e um compêndio de Harmonia, em três volumes, que traduz 25 anos de atividades didáticas ensinando essa matéria ("Cadernos de Harmonia"). Todos esses livros vêm acompanhados de CDs de áudio com uma série de exemplos musicais gravados pelo próprio autor.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.