Voltar

Lucas Telles explica a criação de “Lindeza”, que integra o CD Novas 3. Baixe a partitura

Postado em Concurso Novas em 26/09/2019

Lucas Telles explica a criação de “Lindeza”, que integra o CD Novas 3 - Lucas Telles. Crédito: Alexandre Rezende

(Lucas Telles. Crédito: Alexandre Rezende)

Por Giulia Costa

Dando seguimento à publicação de partituras das obras selecionadas do Concurso Novas 3, o Acervo Digital do Violão Brasileiro publica nesta quinta-feira (26/09) Lindeza, música que o violonista mineiro Lucas Telles compôs especialmente para a esposa - a pianista e também compositora Luísa Mitre. O casal se conheceu durante os estudos na faculdade e desde então mantêm uma parceria musical de quase dez anos.

Lucas conta que começou a compor Lindeza tempos atrás num processo bastante intuitivo, ao contrário da maioria de suas composições. “Essa tem uma característica afetiva. Acho que ela nasceu como uma canção sem letra feita no violão”.

Seus métodos de composição costumam ser racionais. Para Telles, escrever e usar a partitura são aspectos corriqueiros de seu trabalho. Lindeza, entretanto, começou a ser desenvolvida espontaneamente. “Eu sentei com o violão, comecei a tocar e a gostar do que estava tocando. Fui escrevendo a partitura aos poucos. Escrevi uma cifra para o baixista e depois uma melodia para tocar com o piano. Quanto mais escrevia, mais pensava em detalhes da música”. Com o tempo, a música foi amadurecendo.

Também resolveu remodelar um pouco o arranjo e mudar algumas notas da melodia para transformá-la em uma peça de violão especialmente para o Concurso Novas. O compositor afirma que utilizou bastante intervalos de quintas e de quartas, que ele adora, para colorir a melodia e a harmonia. É o uso da cor na forma de construir cada acorde e cada pequeno contraponto. “Trabalhei muito com quintas justas, quintas paralelas, empilhamento de quintas, etc”. Outro aspecto dessa peça é que ela tem um clima seresteiro da canção brasileira que o choro também tem e uma harmonia que dialoga com esse gênero na parte A, enquanto a parte B tem uma atmosfera meio barroca”.

BAIXE GRÁTIS A PARTITURA DE "LINDEZA"

Lucas Telles explica a criação de “Lindeza”, que integra o CD Novas 3

MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS COMPOSIÇÕES E PARTITURAS DO CONCURSO NOVAS 3

Carlos Chaves descreve como criou música selecionada do Concurso Novas 3

Daniel Murray revela como compôs Canção e Dança, vencedora do Concurso Novas 3

Tabajara Belo destaca como escreveu a música que ganhou o 2º lugar no Concurso Novas 3

João Camarero fala da parceria com Cristóvão Bastos para o Concurso Novas 3

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.