Voltar

Lives de violão: Zé Paulo Becker e João Camarero se apresentam nesta quinta (18/06)

Postado em Lives de Violão em 18/06/2020

Lives de violão: Zé Paulo Becker e João Camarero são o destaque desta quinta (18/06) - João Camarero

(João Camarero. Crédito: Renan Perobell)

Por Giulia Costa

Nesta quinta-feira (18/06), às 20h, o projeto Violão para Todos promove o encontro ao vivo dos violonistas Zé Paulo Becker e João Camarero no perfil do projeto no Facebook. A ideia inicial dessa live é a de um bate papo, no qual Zé vai dar detalhes sobre o curso on-line de levadas brasileiras para violão que ele criou e acabou de lançar. É um pacote de 33 aulas divididas em 8 módulos com levadas de samba, maxixe e choro, tendo como bônus acompanhamentos de choro, baião e salsa. O curso inclui material em PDF e mp3. Já Camarero vai falar sobre a última turnê e o sucesso do CD Vento Brando, que lançou em 2019 pela GuitarCoop. Mas talvez eles toquem trechos de peças intercalando a conversa. 

O projeto Violão Para Todos é um dos pioneiros na produção de lives dedicadas a entrevistas e recitais de violão, realizando o primeiro evento em 20 de março. Aliás, todas as lives realizadas até agora estão disponíveis no Facebook. É uma iniciativa de João Camarero em parceria com Ricardo Dias. 

Com mais de 30 anos de carreira como concertista, Zé Paulo Becker é compositor, escritor e integrante do grupo de choro Trio Madeira Brasil há vinte anos. O músico já realizou shows solo em mais de 20 países, gravou 12 CDs, dois DVDs e publicou dois livros (O violão na roda de choro e Levadas Brasileiras). Zé também é diretor musical do DVD Geração Semente. Atualmente é professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais e se apresenta às segundas-feiras no projeto Semente Choro Jazz, na Gávea, no Rio de Janeiro.

Lives de violão: Zé Paulo Becker e João Camarero são o destaque desta quinta (18/06) - Zé Paulo Becker

(Zé Paulo Becker)

Em 2011, Becker foi o vencedor do Prêmio da Música Brasileira. Ele já trabalhou em parceria com figuras do cenário musical brasileiro, como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Ney Matogrsso, Elza Soares, Chico Buarque, Yamandú Costa, Wagner Tiso, Francis Hime, Zé Renato e Marcos Sacramento.

Já o paulista João Camarero é violonista, professor, compositor, arranjador e diretor musical. Já lançou dois elogiados CDs: João Camarero (Acari Records, 2016) e Vento Brando (Guitarcoop, 2019). 

Ele se interessou pela música desde muito jovem, começando a estudá-la aos 8 anos de idade. Aprendeu a tocar violão de forma autodidata, mas foi aos 15 que começou a estudar o instrumento tecnicamente. Já participou da gravação de muitos discos e hoje faz parte do Conjunto Época de Ouro e do Regional Imperial.

O músico foi aluno do Conservatório de Tatuí e da Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde atualmente leciona. Em 2015, Camarero ganhou o Prêmio MIMO Instrumental e, em 2016, ficou em terceiro lugar no Concurso Novas 3, com sua música Vento Brando, composta em parceria com Cristóvão Bastos. Ele também se apresentou em vários países, como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica e Áustria.

Assim como Zé Paulo Becker, João Camarero também trabalhou com vários artistas renomados, entre eles Mônica Salmaso, Yamandú Costa, João Lyra, Cristóvão Bastos, Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz e Cristina Buarque. 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.