Voltar

Lives de violão: Vicente Paschoal, Tabajara Belo, Tony Bello e Octávio Deluchi são atrações desta terça (16/06)

Postado em Lives de Violão em 16/06/2020

(Vicente Paschoal - crédito: Luiz Contreira)

Por Giulia Costa

Nesta terça-feira (16/06), às 20h, Vicente Paschoal marcará presença na série de lives Conversas Musicais, promovida por Octávio Deluchi em seu próprio perfil no Instagram. “Comecei esses bate-papos há um mês por causa da quarentena. Então, desde maio, toda terça e sexta-feira eu tive convidados no Instagram”, conta Deluchi ao Acervo.

A maioria dos participantes são violonistas, mas o conteúdo das lives é voltado para o cenário musical e artístico de forma geral. “Os convidados não tocam. É apenas uma conversa sobre carreira, profissão. Dependendo da pessoa e da minha proximidade com ela, a gente fala sobre trabalhos específicos”.

Violonista e compositor, o carioca Vicente Paschoal começou a aprender a tocar de forma autodidata ainda muito jovem, procurando um professor aos 15 anos para estudar técnica e interpretação. Com o passar do tempo, resolveu se dedicar exclusivamente ao violão clássico e ganhou prêmios nos principais concursos nacionais voltados para o instrumento, como o Souza Lima e o Musicalis. Além disso, ele é professor de técnica de interpretação para concertistas e profissionais do violão desde 2007. Em junho de 2012, realizou um concerto no Ciclo Violinístico de Niterói, no Teatro Municipal, onde estreou a sua obra Passacaglia, uma homenagem a Frank Martin. Recentemente, participou da série Violões da Av-Rio, no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, onde tocou pela primeira vez sua música Fantasia e Fuga.

Octávio Deluchi é violonista premiado e um dos maiores nomes da música instrumental brasileira. Já participou e promoveu diversos eventos e festivais musicais e atualmente é professor na Universidade de Radford, nos Estados Unidos, onde também é realiza seu mestrado. 

Também às 20h desta terça, o pernambucano Tony Bello convida o mineiro Tabajara Belo para um bate-papo ao vivo sobre violão e carreira, no perfil do próprio Tony no Instagram. “Nessas lives, a gente fala sobre influências, técnica, instrumentos, repertório e projetos. A gente toca junto, interage com o pessoal e responde perguntas. Tem sido muito bom”, comenta Tony em entrevista ao Acervo.

Tabajara Belo é violonista, concertista internacional, compositor e professor na Universidade Federal de Ouro Preto. O músico é doutor em composição pela Universidade da Flórida e já se apresentou em vários festivais e turnês pelo Brasil e pelo mundo. Também já foi solista na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e na Orquestra SESI Minas, e ganhou o prêmio de Melhor Instrumentista do BDGM Instrumental  em 2008. 

Tony Bello é violonista, guitarrista, professor, compositor e produtor musical em Recife (PE). Ganhou três prêmios de Música de Pernambuco e sempre obteve incentivo da família para seguir carreira musical, ingressando com apenas 9 anos no Conservatório Pernambucano de Música. Posteriormente, o músico migrou para o Conservatório Heitor Villa Lobos, em São Paulo, e depois iniciou seus estudos na Universidade Federal de Pernambuco.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.