Voltar

Lives de violão: Carlos Walter, Francisco Araújo, Thiago Colombo e Conrado Paulino tocam neste sábado (30/05)

Postado em Lives de Violão em 30/05/2020

(Carlos Walter)

Da redação

O ciclo de lives com violonistas nas mídias sociais segue firme neste sábado (30/05). Às 15h no Facebook do Violão & Violão, o violonista Davi Avansini se encontra o compositor e professor Francisco Araújo. Essa live deverá ser longa – pelo menos por duas horas, na qual Araújo vai conta um pouco da sua vasta história. Da infância na vila de Quitaiús, interior do Ceará, passando pelo tempo em que estudou com Aymoré, Guido Santórsola e Koellreutter e quando foi professor do Conservatório de Tatuí (SP). Autor de cerca de 600 obras, Franciso Araújo também vai falar sobre o processo de composição, os discos que gravou e o álbum de partituras lançado ano passado, reunindo 24 peças autorais para violão solo.

Já às 17h vai haver duas lives ao mesmo tempo. Uma delas é com o violonista e compositor mineiro Carlos Walter, pelo Instagram do projeto Sotaques do Violão, criado e apresentado por Fernando Graciola. Compositor premiado, Carlos vai falar da trajetória artística e tocar trechos de algumas de suas peças que gravou no CD Calendário do Afeto e arranjos que faz sobre temas do cancioneiro brasileiro e releituras de clássicos do choro.

(Érico Marques e Thiago Colombo)

Também às 17h o violonista gaúcho Thiago Colombo e o oboísta Érico Marques fazem recital via YouTube na Série Ospa Live, que foi criada para dar continuidade ao trabalho da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) durante o período de isolamento social. Baseada em projetos de outras orquestras do mundo inteiro, os concertos da Ospa são dedicados a música de câmara, geralmente com formação de duos e trios.

O repertório tem mistura de Villa-Lobos e Pixinguinha (Cantilena/Rosa), e peças do francês barroco Marin Marais (Folia da Espanha), do espanhol Manuel de Falla (sete canções populares espanholas, Dança Espanhola), além de Astor Piazzola (Café 1930) e um samba do próprio Thiago Colombo (Pro Santinho).  

Fechando o dia, às 19h Conrado Paulino será entrevistado por Felipe Azevedo, pelo Instagram. Conrado vai tocar alguns dos arranjos que criou para o disco A Canção Brasileira, lançado em 2018, contar um pouco sobre sua biografia musical, os novos métodos sobre harmonia e improvisação que tem escrito, além do trabalho dele em quarteto e músicas que produziu acompanhando cantoras como Rosa Passos, Alaíde Costa, Leny Andrade e Sílvia Maria. 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.