Voltar

Juarez Moreira e Geraldo Vianna são atrações da Mostra de Violão de BH neste sábado

Postado em Festivais em 24/10/2020

(Juarez Moreira)

Por Alessandro Soares

Se estiver numa entrevista com o violão por perto, Juarez Moreira é daqueles grandes músicos que respondem mais às perguntas tocando do que falando. Pelo menos foi assim comigo, quando nos encontramos num sábado à tarde em 2017. E ficamos horas e horas nesse embalo. Mas ontem liguei pra ele só pra conferir rapidinho o que ele vai apresentar no recital hoje (24/10) na noite de encerramento do Sons da Cidade – Mostra de Violão de Belo Horizonte. Também perguntei a seu colega mineiro, também violonista, compositor e produtor Geraldo Vianna o que ele vai tocar logo mais às 20h.

Realizado por Instituto Abrapalavra, a mostra começou na quarta-feira (22) e prossegue até hoje, sob curadoria de Fernando Chagas e Carlos Walter. Os recitais e a roda de conversa seão transmitidos pelo Youtube do Abrapalavra e pelo Facebook do Acervo Violão Brasileiro.

Juarez avisa que o recital de hoje é inédito, especialmente para o Sons da Cidade, mas é gravado. “Eu nem sabia o que iria tocar. Só lá na hora de gravar é que decidi. Vou mostrar um pouco a minha devoção pelo instrumento. É algo que tenho de tanto tirar música de ouvido, desde quando era pequeno”, frisa. Dos temas de sua autoria, Juarez vai interpretar Acalanto, Depois do Amor e Você Chegou Sorrindo.

E dos arranjos e releituras, vai trabalhar os clássicos brasileiros Travessia (Milton e Brant) e Chega de Saudade (Jobim e Vinicius). E também as internacionais Michelle (Lennon e McCartney) e Nuages (Django Reinhardt). “Tenho meus projetos com banda, com guitarra elétrica. Mas aqui o violão solo é um modo que também adoro fazer”.

O conterrâneo Geraldo Vianna, por sua vez, vai apresentar a canção O Beijo (que compôs em parceria de Fernando Brant) e mais um passeio no cancioneiro brasileiro. Ele fez arranjo para duas de Caetano Veloso (Ofertório e Reconvexo), além de Dorival Caymmi (Maricotinha) e Baden e Vinicius (Berimbau).

Tal escolha de repertório se deve à preocupação dele com os rumos da música brasileira nos últimos tempos. “Caymmi, Baden, Caetano e tantos outros escreveram a história da MPB. Mas eu vejo que hoje é tudo muito pulverizado. Fico imaginando quem dará continuidade a essa escrita. Os efeitos disso só vamos perceber daqui a 20 ou 30 anos”.

Geraldo reconhece a riqueza cultural incomparável do Brasil, com manifestações de todos os gêneros, estilos e miscigenação e influências. “Mas me preocupo com o que vai ser no futuro. Então a ideia básica é valorizar a canção brasileira em arranjos instrumentais mas com a interrogação sobre o que será a nossa música no futuro”, ressalta.

Vai ser inevitável abordar esse assunto na Roda de Conversa que Geraldo Vianna terá com Juarez Moreira e que será mediado por mim, daqui a pouco às 17h. O tema central são os Desafios econômicos no setor musical no contexto da pandemia. Mas Juarez não estará com o violão no colo pra responder parte das perguntas tocando. Aí só no recital a partir das 20h.

Sobre o Abrapalavra 

Instituto Abrapalavra nasceu de um encontro de vozes. A narradora de histórias Aline Cântia e o músico Chicó do Céu se conheceram em meados de 2006, em Belo Horizonte, e iniciaram uma caminhada pelo Brasil. Viajaram por três meses, de Belém a Salvador, passando pelo sertão e trocando hospedagem e alimentação por apresentações artísticas, oficinas e trocas de saberes com as comunidades. Esta foi a primeira vivência da dupla que, na volta para casa, começou a conhecer o profundo universo da narração oral e da memória social. Produziram espetáculos, descobriram outros narradores, participaram de vivências e encontros até o dia que resolveram assumir o desejo de viver da arte e por ela.

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTO e RODA DE CONVERSA

Sábado (24)

17-18h, Roda de Conversa (Geraldo Vianna e Juarez Moreira com mediaçao do Alessandro Soares)

Concertos

20h Geraldo Vianna

20h30 Juarez Moreira

Serviço:

Instituto Abrapalavra promove “Sons da Cidade – 2ª Mostra de Violão de Belo Horizonte”

Datas: 22 a 24 de outubro de 2020

Informações: abrapalavra.cultural@gmail.com / (31)99125-3400 e (31)99234-6468

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.