Voltar

Josué Costa e Katarzyna Smolarek são atrações do Movimento Violão em outubro

Postado em Shows em 07/10/2022

Josué Costa e Katarzyna Smolarek são atrações do Movimento Violão em outubro - Foto Katarzyna Smolarek

(Katarzyna Smolarek)

Por Alessandro Soares e Geovany Hércules

O craque piauiense Josué Costa e a virtuose polonesa Katarzyna Smolarek são as atrações do maravilhoso Movimento Violão deste mês. Eles já se apresentaram na quarta, no Sesc Santana, e nesta sexta (07/10) vão tocar no Sesc Araraquara (07/10), às 20h. Violonista premiado e de raro talento, Josué vai apresentar algumas de suas composições, como Três, um, tango!, Xote e Edu Baião. Já Katarzyna Smolarek, que atualmente mora em Salzburg, na Áustria, vai interpretar peças de Tedesco, Turina e Leo Brouwer. Ela é premiada em mais de 20 concursos internacionais.

Estes recitais, assim como os demais, serão filmados pela TV Sesc para serem exibidos em 2023. O Movimento Violão, que este ano comemora 20 anos de existência, é idealizado e dirigido pelo concertista Paulo Martelli, e produzido pela violonista Juliana Oliveira.

Josué Costa começou seus estudos de violão em 2001, aos 15 anos, no Instituto Cultural Santa Rita (Música Para Todos). Em 2004, ele ganhou o primeiro lugar no I Festival Nacional de Violão do Piauí. De lá pra cá, vem acumulando prêmios, festivais e concertos. Em 2016, Josué ganhou uma bolsa no LIX Curso Universitário Internacional de Música Espanhola “Música en Compostela” – España, onde era o único representante brasileiro dentro da área de Guitarra (violão).

Josué Costa e Katarzyna Smolarek são atrações do Movimento Violão em outubro - Foto Josué Costa

(Josué Costa)

Durante sua estadia no curso, recebeu a maior premiação do ano, o Prêmio Internacional “Andrés Segovia – José Miguel Ruíz Morales” de melhor guitarrista. Atualmente, Josué Costa é professor, diretor musical e organizador do Festival de Violão de Teresina, Piauí. Tem um disco autoral lançado, Luando (de 2014), e em 2023 deverá gravar o segundo CD com nova safra de composições.

Para Josué Costa é uma felicidade participar do Movimento Violão, projeto idealizado e dirigido pelo concertista Paulo Martelli, que fomenta a música instrumental de violão no país, nas mais variadas vertentes de estilos, sem fronteira entre clássico e popular e abrangendo desde violão solo a duos, quartetos e outras formações.

“Estou muito feliz com o convite do Movimento Violão. Quando comecei a tocar, há 20 anos, assistia a esse programa, que havia sindo criado naquele mesmo ano. E nossa!... quem nunca sonhou tocar, fazer parte dessa programação? Dos violonistas da minha geração, todos com certeza sonharam em fazer parte de alguma forma dessa programação luxuosa. Alguns dos maiores nomes do violão brasileiro e mundial já passaram por esse projeto”, afirma Josué em depoimento ao Acervo.

ADQUIRA DVDs HISTÓRICOS DO MOVIMENTO VIOLÃO. CLIQUE AQUI

Josué Costa e Katarzyna Smolarek são atrações do Movimento Violão em outubro - Capa DVD Movimento Violão

O recital de Josué, repleto de ritmos brasileiros e latinos (frevo, forró, tango) forma um belo contraste com a apresentação da violonista polonesa radicada em Salzburg, Áustria, Katarzyna Smolarek. Em 2015, ela fez sua estreia no The Witold Lutosławski Concert Studio of Polish Radio e, desde então, tem mantido uma agenda de recitais ativa se apresentando em muitos países europeus, bem como no Chile, México e Austrália.

Na temporada de 2018 e 2019 foi participante do programa Eurostrings para jovens violonistas. Premiada em mais de 20 concursos internacionais, como Memphis International Guitar Competition 2021 (EUA), Concurso Internacional de Guitarra Gemona del Friulli 2021 (Itália) e etc, Katarzyna Smolarek é atualmente aluna de mestrado na Universidade Mozarteum na classe do professor Marco Tamayo.

O repertório que Katarzyna Smolarek tocará no Movimento Violão é formado por músicas de artistas do calibre de Niccolò Paganini, Mario Castelnuovo-Tedesco, Joaquín Turina e Leo Brouwer.

Segundo a produtora do projeto, Juliana Oliveira, a principal característica da nova temporada do programa Movimento Violão 2022 é que os programas são temáticos e inclui a presença de mais mulheres violonistas. “Os programas serão temáticos, no sentido que tivemos dois programas sobre os pioneiros do violão. Teremos um programa em homenagem ao Armandinho Neves, Raphael Rabello, Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Elizeth Cardoso, álbuns autorais e por aí vai”, resume, em entrevista ao Acervo.

O Movimento Violão consiste em shows de violão erudito realizados no SESC. Os shows são gravados com todo esmero e cuidado dando origem ao programa Movimento Violão exibido na SESC TV em quatro dias da semana e em vários horários.

Os concertos do Movimento Violão não acabam em outubro! Fiquem ligados que em novembro ainda teremos Waldir Jr e Paola Picherzky e em dezembro, Quarteto Abayomi, Mark Delpriora e Paulo Martelli e convidados.

Serviço:

Movimento Violão – Outubro

05/10– 20h SESC Santana – Josué Costa e Katarzyna Smolarek

07/10– 20h SESC Araraquara – Josué Costa e Katarzyna Smolarek

Repertório de Josué Costa

1- Três, um, tango! (Josué Costa)

2- A.J. Rodrigues (Josué Costa)

3- Luando

4- Aquilo Acolá (Josué Costa e Glauco Luz)

5- Coco D'azur (Josué Costa e Glauco Luz)

6- Xote (Josué Costa)

7- Mestre Riba (Josué Costa)

8- Asilado (Josué Costa)

9- Edu Baião (Josué Costa)

10- Retalhos (Josué Costa)

11-  Feito em casa ( Josué Costa)

Repertório de Katarzyna Smolarek

Niccolò Paganini - Capricho no 6

Mario Castelnuovo-Tedesco - dos ‘Caprichos de Goya’:
VI ‘El amor y la muerte’
XII ‘No hubo remedio’
XX ‘Obsequio a el Maestro’
VII ‘Están calientes
XVI ‘¡Brabissimo!’

Joaquín Turina - Fantasía Sevillana

Leo Brouwer - La Gran Sarabanda

 

 

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.