Voltar

Inscrições para o Prêmio Chico Mário de Guitarra Popular vão até 16 de fevereiro

Postado em Concursos em 09/02/2023

Inscrições para o Prêmio Chico Mário de Guitarra Popular vão até 16 de fevereiro - Foto: Chico Mário - Arquivo Particular: Marcos Souza

(Chico Mário - Arquivo Particular: Marcos Souza)

Por Geovany Hércules

Depois do sucesso do 1º Prêmio Chico Mário em 2018, o Instituto Cultural Chico Mário expande os horizontes em 2023 com o 1º Prêmio Internacional Francisco Mário de Guitarra Popular. O evento contará com duas premiações: uma nas Américas (em março) e a outra na Europa (em agosto). As premiações em dinheiro serão entregues na etapa final disputada na cerimônia oficial. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 16 de fevereiro. Serão selecionados 10 musicistas, a partir de 16 anos e de qualquer nacionalidade, desde que residam nos países das Américas.

O primeiro lugar leva o prêmio de 7 mil dólares e mais o troféu do artista Mauricio Manzo. O segundo lugar leva 800 dólares e também um troféu do artista Mauricio Manzo. O terceiro lugar ao décimo leva 200 dólares em dinheiro, sem o troféu.

A etapa final do prêmio nas Américas será realizada em 14 de março de 2023 (data que marca os 35 anos de morte de Francisco Mário) no Espacio Tucumán, em Buenos Aires (podendo sofrer alterações). Os 10 musicistas selecionados terão sua ordem de apresentação definida no dia, mediante sorteio. Passagens aéreas, traslado interno, hospedagem e alimentação não serão cedidos pelo prêmio e são de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato. Quem não puder comparecer presencialmente será desclassificado e assumirá o candidato subsequente, em remanejamento. Já o local e dta para a premiação em agosto na Europa ainda estão sendo analisados. 

INSCREVA-SE AQUI

O prêmio será entregue pelo Instituto Cultural Chico Mário, pela produtora Atelier Cultural e pela Embaixada do Brasil em Buenos Aires, seguindo os seus procedimentos normais.

Em depoimento ao Acervo Violão, o Idealizador do Instituto Cultural Chico Mário, o pianista e produtor musical Marcos Souza, filho de Chico Mário, conta que o 1º Prêmio Chico Mário em 2018 excedeu as expectativas tanto do ponto de vista do valor do prêmio para concurso de violão popular quanto do feedback dos 100 inscritos. Vários participantes afirmaram que o repertório de Chico Mário deve ser explorado pelos violonistas. Segundo Souza, foi essa constatação que o empolgou a criar agora, em 2023, o prêmio internacional: “A expectativa é grande pra que haja muitos inscritos brasileiros e de todos os países”, prevê.

Trajetória

Francisco Mário de Souza, mais conhecido como Chico Mário (1948-1988), foi um grande compositor e violonista brasileiro, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e era irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho. Desde os cinco anos de idade, Chico mostrava interesse pela música tocando bongô, atabaque e violão. O ambiente também era propício. Seu irmão Betinho reunia os amigos para ouvir Bach, Tchaikowski, Chopin, o que influenciava Chico indiretamente. Portador de hemofilia, doença genético-hereditária que incapacita o organismo de coagular sangue, Chico Mário passava horas e horas deitado, tempo que aproveitava para se dedicar ao violão.

OUÇA AQUI FAIXAS SELECIONADAS DOS LPS DE CHICO MÁRIO 

Um dos pioneiros na produção do disco independente no Brasil ao lado de Antonio Adolfo, talvez tenha sido a primeira pessoa a utilizar a ferramenta crowdfunding no país, em 1980, para produzir seu segundo disco, Revolta dos Palhaços. Morto precocemente aos 39 anos, assim como seus irmãos, Henfil (43) e Betinho (61), vítima do HIV contraído em uma das transfusões de sangue que era obrigado a se submeter periodicamente devido a hemofilia, deixou quase 90 obras, 8 discos e 3 livros em seu pouco tempo de vida.

Para divulgar a importante obra violonística de Chico Mário, fomentar a cultura brasileira, incentivar a criação independente e valorizar o instrumento mais popular do Brasil, o violão, o Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular foi criado pelo Instituto Cultural Chico Mário em parceria com o Instituto Guimarães Rosa e Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Inscrições para o Prêmio Chico Mário de Guitarra Popular vão até 16 de fevereiro - Foto: Antonio Adolfo e Chico Mário - Arquivo Particular: Marcos Souza

(Antonio Adofo e Chico Mário - Arquivo Particular: Marcos Souza)

Histórico do prêmio

Na primeira edição em 2018, o concurso distribuiu R$ 15 mil em prêmios entre os primeiros colocados. Entre os 100 inscritos, o júri escolheu 12. Os músicos que passaram na primeira etapa de edição 2018 do prêmio foram Alexandre Gismonti, André Siqueira (violonista carioca), André Siqueira (homônimo paranaense), Eddy Andrade, Fábio Nin, Gabriel Deodato, Gabriel Maron, Ivan Cruz, João Camarero, Lucas Araújo, Mário da Silva e Micael Chaves.

Na ocasião, Marcos Souza contou para o Acervo que ele, a família do compositor, e o violonista Weber Lopes, que participou da pré-seleção, ficaram muito felizes e surpresos com o alto nível dos inscritos: “Uma releitura da obra do Chico Mário com sua diversidade e com a liberdade que eles tiveram para tocar caiu muito bem. Entre os selecionados, há nomes já conhecidos no meio, talvez nem tanto na mídia, e outras surpresas apareceram. Outro dado importante é que poucos são de Minas Gerais. A maioria é de São Paulo. Então, o prêmio tem realmente um caráter nacional”.

Inscrições para o Prêmio Chico Mário de Guitarra Popular vão até 16 de fevereiro - Foto: Chico Mário e seu filho ainda criança, Marcos Souza - Arquivo Particular: Marcos Souza

(Chico Mário e seu filho Marcos Souza - Arquivo Particular: Marcos Souza)

Dicas para se inscrever

Para participar do Prêmio Chico Mário, basta preencher dados pessoais no formulário de inscrição disponível no site do Instituto Cultural Chico Mário, além de enviar os seguintes itens (também no formulário, nos campos correspondentes):

Vídeo de apresentação pessoal: Faça uma breve descrição sobre você e de como conheceu a obra do compositor Chico Mário. O vídeo deve durar entre 30 segundos e 2 minutos, pode ser feito pelo celular, acessível no YouTube no modo público. Na descrição do vídeo, deve constar o link do site Instituto Cultural Chico Mário.

Vídeo interpretando Chico Mário: Grave a sua interpretação no violão. Pode ter acompanhamento de outros instrumentos e de voz (sem uso de letra na execução), mas não esqueça que o foco é a sua interpretação no violão. O vídeo deve ser publicado no YouTube no modo “público” e o título precisa formado pelo nome “Francisco Mário” e pelo título da canção escolhida. Exemplo: Francisco Mário - Bicho Fantasiado. Lembrando que a escolha da canção é livre, as músicas e partituras de Francisco Mário podem ser consultadas livremente no site do Instituto Cultural Chico Mário, no menu “Sobre Chico Mário”. Na descrição do vídeo de interpretação também deve constar o link do site do Instituto Cultural Chico Mário;

Autorização do uso de imagem e voz preenchida, assinada e escaneada (ou fotografada, desde que legível e em boa qualidade, recomenda-se a resolução de 300dpi): o modelo da autorização pode ser baixado no site do Instituto Cultural Chico Mário, ela deve ser preenchida, assinada e anexada no próprio formulário de inscrição.

Inscrições para o Prêmio Chico Mário de Guitarra Popular vão até 16 de fevereiro - Foto: Chico Mário e Chiquinho do Acordeom compondo em 1978 - Arquivo Particular: Marcos Souza

(Chico Mário e Chiquinho do Acordeom compondo em 1978 - Arquivo Particular: Marcos Souza)

Os vídeos podem ser gravados pelo celular, mas não se esqueça de procurar um lugar silencioso para gravá-los, garantindo assim um áudio nítido e compreensível da sua apresentação pessoal e uma boa captação da sua interpretação no violão. Cada musicista só pode submeter uma inscrição e uma interpretação da obra de Francisco Mário.

Menores de 18 anos devem anexar na inscrição uma autorização expressa de participação assinada pelos pais ou responsáveis legais, devidamente reconhecida no cartório. O modelo da autorização pode ser baixado no site do instituto.

Para mais detalhes e informações, acesse o regulamento do Prêmio

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.