Voltar

Inscrições para o Concurso de Violão Souza Lima encerram em 18 de março

Postado em Concursos em 10/03/2023

(Em pé: Vitor Botelho, João Luiz, Octávio Deluchi, Sidney Molina e Miguel Coelho. Sentados: Plínio Fernandes, Gabriele Leite e Eduardo Gutteres - foto arquivo Sidney Molina, Estados Unidos, 2023)

 

Por Alessandro Soares e Geovany Hércules

Quando pediu seu hambúrguer numa lanchonete em Nova York (Estados Unidos) dias atrás, o violonista e crítico musical Sidney Molina logo se deu conta do peso da tradição do Concurso de Violão Souza Lima. Ele olhou em volta da mesa e relembrou que os cinco violonistas brasileiros a seu redor venceram o Souza Lima: o compositor e integrante do Brasil Guitar Duo João Luiz Rezende (vencedor na categoria de câmara), Plínio Fernandes (categoria infantil, aos 10 anos), Eduardo Gutterres e Octavio Deluchi (ambos na categoria máxima) e Gabriele Leite (que ganhou em todas).

Esse simples e corriqueiro episódio demonstra a presença do Concurso de Violão Souza Lima na história recente do violão brasileiro. Criado em 1990 por Henrique Pinto (1941-2010), juntamente com o diretor do Conservatório e Faculdade Souza Lima, Mário Cunha, o Concurso de Violão Souza Lima é um espelho da evolução do violão brasileiro e está na 33ª edição, com inscrições prorrogadas até a terça (21/03). As provas serão realizadas nos dias 25 e 26 de março de forma totalmente presencial.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ ESTA TERÇA (21/03). CLIQUE E CONFIRA REGULAMENTO

Sidney Molina, que integra o consagrado Quaternaglia Guitar Quartet, está realizando neste momento um curso sobre os 90 anos do violonista britânico, Julian Bream, na Suny University, em Nova York, a convite de João Luiz. De lá, ele deu breve depoimento ao Acervo Violão, relembrando que desde 2010 coordena o concurso Souza Lima. Ele destaca que a atual edição representa, na verdade, é a de 2022, que havia sido adiada.  A versão 2023 será realizada em novembro.

Desde a sua criação em 1990, o objetivo principal do concurso é estimular a prática do violão clássico por crianças e jovens através de uma competição saudável e da troca de experiência entre os participantes e professores. O certame é dividido em quatro turnos para contemplar diversas faixas etárias. O primeiro deles vai até 11 anos. Em seguida, entre 12 a 14 anos. O terceiro turno abrange concorrentes de 15 a 17 anos e, no turno IV, não há limite de idade. O concurso também premia os trabalhos de música de câmera realizados com violão em várias categorias, solo, duos, trios, quartetos e outros grupos.

A categoria solo do turno IV (a partir de 18 anos e sem limite de idade) é famosa por ter recebido alguns dos mais importantes violonistas brasileiros durante essas três décadas, que hoje são concertistas, professores e pesquisadores com carreiras consolidadas. “No turno IV a competição sempre foi muito acirrada, com provas de altíssimo nível técnico e artístico. Assim o Souza Lima tem sido um degrau importantíssimo na carreira dos violonistas brasileiros e latino-americanos”, frisa Molina.

O nome do conservatório e do concurso homenageia o compositor e pianista João de Souza Lima (1898-1982)

Nomes como Moacyr Teixeira Neto, Vicente Paschoal, Tainã Marques de Souza, Octávio Deluchi, Afonso Celso, Gabriele Leite e Eduardo Guterres figuram entre os vencedores da categoria solo do turno IV.

Empatados no segundo lugar vale mencionar João Luiz e Fernando Lima, Guilherme Vincens e Marco Lima. Já no segundo lugar e sem empates, ganharam, por exemplo, Paulo Inda e Chrystian Dozza. Mais nomes podem ser consultados na sessão Concurso de Violão Souza Lima: História e Ganhadores no site do conservatório 

Sidney Molina, que é o coordenador do concurso desde a morte de Henrique Pinto em 2010, salienta que apesar da competição acirrada do turno IV, o Souza Lima não é um concurso só para virtuoses. “A sua principal característica é o caráter pedagógico focado na troca de experiências entre participantes e professores, na formação e relação das crianças com o violão. O concurso com seus diversos turnos é construído para ser uma forma de aprendizado, sempre preocupado em como receber as crianças e criar um clima de solidariedade”.

(Henrique Pinto)

O concurso é formado por duas provas. A primeira, que vai ocorrer no sábado, (24/03) é eliminatória e tem duração de 10 minutos. O repertório é bem aberto: para as crianças o concurso utiliza trechos dos livros de Henrique Pinto, como Iniciação ao Violão e Ciranda das 6 Cordas; para os adolescentes, os Estudos do Leo Brouwer. Mas o professor pode escolher qual o nível. Para o turno III (de 15 a 17 anos), o repertório pode incluir Estudos de Fernando Sor ou uma obra de Villa-Lobos. A segunda prova no domingo (25/03) é a final, também com duração de 10 minutos e repertório de livre escolha.

Somente a prova final do turno IV (sem limite de idade) tem duração maior, entre 15 e 20 minutos, e é obrigatória a execução de uma peça brasileira da escolha do candidato. Não há peça de confronto justamente para não tirar do participante o repertório que ele está acostumado a executar.

Além de Sidney Molina, a banca julgadora da 33ª edição vai ser formada pelos violonistas e pesquisadores, Flávia Prando e Thiago Abdalla. Os primeiros colocados de cada turno (do primeiro ao terceiro) ganharão troféus e certificados do Conservatório Musical Souza Lima e mais um (1) ano de acesso a plataforma ZapMusic. Para o primeiro colocado do turno IV, a ZapMusci ainda dará 3 encordoamentos da Hannabach 500 HT e a participação, tocando em um documentário a ser produzido em 2023, pagando um cachê com a remuneração vigente.

(Sidney Molina no curso sobre Julian Bream e masterclasses, na Suny University, em Nova York)

E para completar, três violões (modelos TS1, TS3 e TS5) da Carvalho Lutheria serão doados aos grandes destaques do concurso. Para mais detalhes e regulamento do concurso consulte o site do Conservatório e Faculdade Souza Lima.

 

Serviço
XXXIII Concurso do Violão Souza Lima
Inscrições pelo site do Conservatório Souza Lima
Valor: R$ 150
Dias 25 e 26 de Março de 2023 (presencial)
Local: Conservatório e Faculdade Souza Lima
Endereço: Rua Maria Figueiredo, 560. Paraíso, São Paulo.

 

 

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.