Voltar

I Mostra de Violão Anabá, em Florianópolis, tem show e oficinas de Marco Pereira e Paulo Bellinati

Postado em Festivais em 02/12/2022

I Mostra de Violão Anabá, em Florianópolis, tem show e oficinas de Marco Pereira e Paulo Bellinati - Foto: Marco Pereira e Paulo Bellinati

(Marco Pereira e Paulo Bellinati)

Da Redação com informações da assessoria do evento

Tá surgindo uma mostra de violão na capital catarinense. O duo formado por Marco Pereira e Paulo Bellinati, dois cânones do violão brasileiro contemporâneo, inaugura a empreitada. O encontro também reúne jovens talentos de Florianópolis, Felipe Coelho e Ângelo Lazzari. A programação terá oficinas de arranjo e composição e masterclasses às 18h desta segunda-feira (05/12), e recitais na noite da terça, às 20h. As atividades vão ocorrer no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na oficina, Bellinati vai dar valiosas dicas sobre a rotina e a estrutura do arranjo e da composição, escrita para violão, notação a quatro vozes, aspectos da forma original (Intro, Tema, Interlúdio, Improvisação e Coda), tonalidades e afinações diferentes e dar exemplos de algumas de suas peças mais representativas. Já Marco Pereira vai estar à disposição para quem desejar tocar uma peça para ele. É possível também ser apenas ouvinte e acompanhar as análises de performance do mestre. Por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo à tarde, essa parte pedagógica foi transferida para o turno da noite. Assim, ambas as atividades vão acontecer simultaneamente das 18h às 20h30. As inscrições para oficina e masterclass são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui no site da Escola Waldorf Anabá até o meio dia desta segunda-feira. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA INGRESSOS

I Mostra de Violão Anabá, em Florianópolis, tem show e oficinas de Marco Pereira e Paulo Bellinati

Além de fomentar um calendário anual ou semestral com o melhor da música instrumental para violão na capital catarinense – que carece de festivais dessa natureza – a Mostra tem como objetivo social a captação de recursos para contribuir com a construção da Sala Multiarte da Escola Anabá, que possibilitará o fortalecimento de ações artísticas e culturais para a comunidade da escola. O Acervo Violão Brasileiro é apoiador desse novo e promissor projeto, promovido pelo Conselho de Famílias da Escola Anabá, com patrocínio da Escola Atená.

Para esta primeira edição, as principais atrações são dois grandes representantes do violão brasileiro nascidos em 1950, que são pioneiros na linguagem do instrumento sem fronteira entre clássico e popular. Tanto Marco Pereira e quanto Paulo Bellinati tiveram formação clássica, estudaram e residiram na Europa, mas retornaram ao Brasil e passaram a compor trabalhando os principais ritmos populares.

OUÇA FAIXAS SELECIONADAS DO DISCO XODÓS CLICANDO AQUI

I Mostra de Violão Anabá, em Florianópolis, tem show e oficinas de Marco Pereira e Paulo Bellinati

Não por acaso, as peças Bate Coxa (de Marco Pereira) e Jongo (de Paulo Bellinati) estão entre as obras brasileiras mais tocadas por violonistas no exterior. Como solistas, ambos misturam a sonoridade impecável do clássico, com o fraseado e o suingue típicos da linguagem jazzística, do choro, do frevo e do forró. “Mas até então eles ainda não haviam se apresentado juntos em Florianópolis. Portanto teremos aqui o lançamento desse maravilhoso disco ‘Xodós’, afirma o professor Marcos Baltar, idealizador e produtor executivo do projeto, que tem apoio do Acervo Violão Brasileiro.

Xodós

Para o concerto da I Mostra de Violão Anabá nesta terça (06), às 20h, Marco Pereira e Paulo Bellinati vão fazer as peças do CD que gravaram juntos, o aclamado Xodós, com releituras do mestre sanfoneiro Dominguinhos na formação para para dois violões, como De volta pro Aconchego, Gostoso Demais, Eu Só Quero um Xodó e Isso Aqui Tá Bom Demais. Também fazem arranjos especiais para temas consagrados de Dilermando Reis, com Uma Valsa e Dois Amores, Magoado e Se Ela Perguntar.

I Mostra de Violão Anabá, em Florianópolis, tem show e oficinas de Marco Pereira e Paulo Bellinati - Foto: Felipe Coelho

(Felipe Coelho)

A dupla ainda vai interpretar três peças de Marco, Amigo Leo, Café Compadre e Santo Amaro, e o famoso Jongo, de Bellinati. Os únicos números de violão solo ficam com Marco fazendo uma suíte de peças de Baden Powell. Já Bellinati fará Gente Humilde, de Garoto. É um espetáculo marcado por vários momentos de improvisação, lirismo e a descontração no palco, que marcam os 50 anos de carreira de ambos.

Participações especiais

Antes de Marco e Bellinati, o concerto será aberto pelo jovem catarinense Ângelo Lazzari, que atualmente reside em São Paulo, onde estuda música na Emesp Tom Jobim. A presença de artistas locais será constante nessa mostra. E nesta terça contará também com Felipe Coelho, que é um dos mais versáteis violonistas de sua geração, abraçando estilos como a MPB, flamenco, jazz, choro e música clássica nas suas composições e arranjos. Ele fará um breve repertório mas que dialoga com sua trajetória de ter participado de mais de 40 festivais de música e turnês em vários países, além de já ter gravado sete discos autorais.

I Mostra de Violão Anabá, em Florianópolis, tem show e oficinas de Marco Pereira e Paulo Bellinati - Foto: Ângelo Lazzari

(Ângelo Lazzari)

Serviço

1º Mostra de Violão Anabá (ingressos clicando aqui)
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC Campus Trindade - Florianópolis

Dia 5/12 – Segunda-feira: Atividades pedagógicas (Inscrições grátis aqui)
18: Palestra sobre Arranjo e Composição – Paulo Bellinati
18h: Masterclass – Marco Pereira

Dia 6/12 – Terça-feira: Atividade artística
20h – Recital
Solistas: Marco Pereira e Paulo Bellinati
Participação: Felipe Coelho e Ângelo Lazzari

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.